Israel Felipe

 

Devocionais

 

 

JOVENS, purifiquem-se em jesus cristo!

 

 

 

“como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento, pois está escrito: Sede santos porque eu sou santo.” 1 PEdro 1.15,16.

 

 

 

Quando Deus nos ordena a ser santo, de forma alguma Ele está dizendo que devemos não ter nenhum pecado aqui na terra, pois é impossível para nós que nascemos com uma natureza voltada para o pecado vivermos aqui na terra e sermos santos como Deus é, ou seja, sem pecado. Mas é possível ser perdoado e purificado por Deus mediante a Jesus Cristo, ‘’ Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.’’(1João 1.9) mas isso é diferente de não pecar. Essa frase dita por Pedro,’’ sede santo porque Eu sou santo’’, não se referia a ele, mas sim, ao próprio Deus "Eu sou o Senhor vosso Deus; portanto vós vos consagrareis, e sereis santos, porque eu sou santo" (Levítico 11:44). Como aqui tenho que economizar as palavras, por ser uma coluna, indicarei esse estudo ao lado para uma compreensão detalhada sobre o que é ser santo e santificado.  https://www.estudosdabiblia.net/200125.htm

Mas de uma maneira simples de entendimento ser santo significa: Ser separado por Deus para viver segundo seus ensinamentos.  Em outras palavras, significa que você deve olhar para Jesus e segui-lo. Por isso Pedro disse: ‘’ em todo vosso procedimento...’’ Portanto meus irmãos olhem para Jesus e parem de olhar para homens, formando para si ídolos e criando dentro de si idolatria.  A Jesus Cristo você pode idolatrar, pois, Ele é o próprio Deus, o único e verdadeiro, digno de ser exaltado e adorado.  Leia e releia o novo testamento e veja como Jesus viveu e como você deve viver, para que você não cai no erro de falsos ensinamentos e venha ter uma compreensão errada sobre as escrituras.  Esse vídeo abaixo mostra alguns absurdos, dentro e fora da igreja de pessoas que acham que são santos. Esse vídeo também mostra alguns pregadores de Deus, que conhecem a verdade, falando sobre assuntos que só se ouve em igrejas sérias. No final do vídeo tem um homem de Deus chorando por esses pecadores profanos.  

https://www.youtube.com/watch?v=vdt_rLlNXgU

Israel Felipe

 

 

JOVENS MORTIFIQUEM A CARNE.

 

Mortificai, pois, os vossos membros que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência e a avareza, que é idolatria. Colossenses 3.5

A realidade desse mundo é um pós-modernismo que esta invadindo, tudo e todos, inclusive jovens. Boas partes dos mesmos estão com seus prazeres voltados para essa realidade. A tecnologia em produtos eletrônicos, roupas e calçados modernos são exemplos dessa modernidade que tantos jovens buscam e competem entre si mesmos. Muitos desses jovens até acreditam em Jesus e em sua palavra, mas não conseguem viver verdadeiramente um relacionamento intimo com Deus, pois estão com seus olhos votados para a carne.  Mas, a Bíblia, a palavra de Deus, nos orienta para um caminho contrário dos prazeres da carne. Para nós cristãos, desejos e vontades vindas da carne, as quais não agradam a Deus, têm que gerar três coisas essências em nossas vidas: arrependimento, luta espiritual e dependência de Deus.  Nós que confessamos Jesus Cristo como único Senhor e Salvador e verdadeiramente procuramos obedecer a sua palavra através da fé, olhamos para as coisas eternas, e os nossos prazeres estão voltados para a palavra de Jesus, em Jesus e para Jesus, procurando todo instante mortificar a carne, a saber, desejos e vontades as quais não agradam a Deus. Com a palavra de Deus diz: “Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito.”

 Romanos 8.5

 

 

Israel Felipe

 

 

 

Mais que uma Canção

 

"Não se esqueçam de fazer o bem e de repartir com os outros o que vocês têm, pois de tais sacrifícios Deus se agrada." (Hebreus 13:16)

À simples menção da palavra "adoração", logo associamos o ato de cantar. Afinal de contas, tem sido colocada grande ênfase na adoração em nossos cultos, não é mesmo? Certamente adoração também inclui canto, mas ela é muito mais que isso. Adorar não é só cantar louvores a Deus. Adorar inclui tudo aquilo que fazemos.
 
Em Hebreus 13:15 temos uma boa dica de como a adoração deve ser: "Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome." Isso inclui a nossa adoração verbal, o louvor e a adoração que oferecemos através da música. No entanto, o versículo 16 continua: "Não se esqueçam de fazer o bem e de repartir com os outros o que vocês têm, pois de tais sacrifícios Deus se agrada." Isso nos diz que a verdadeira adoração não é só o sacrifício de louvor fruto de nossos lábios, mas também é fazer o bem e partilhar o que temos.
 
A verdadeira adoração não consiste apenas em cantar hinos na igreja, pagar dízimos e ofertas, ou elevar nossas mãos a Deus. Ela consiste também em estendermos nossas mãos para outros. A verdadeira adoração inclui todas as coisas que fazemos pelo Senhor. Aqueles que ensinam ou ajudam no ministério infantil, os auxiliares que conduzem as pessoas a encontrar um lugar nos cultos, aqueles que orientam o tráfego no estacionamento, a equipe de louvor que conduz os hinos. Todos estão adorando ao Senhor através dos dons que Deus lhes deu. Todas essas coisas são atos de adoração a Ele.

 

 

Esqueceu de Alguma Coisa?

 

"Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego." (Romanos 1:16)

Uma mulher foi ao médico com as duas orelhas extremamente queimadas. Então o médico disse: "Em todos os meus anos de profissão, nunca vi nada igual. Como isso aconteceu?"
 
"Bem...", ela disse: "Eu estava passando roupa e assistindo TV. De repente, o telefone tocou. Eu 'atendi o ferro' ao invés do telefone, queimando minha orelha."
 
"Que coisa horrível!", disse o médico. "Mas como é que você queimou a outra orelha?"
 
"Dá para acreditar?" ela disse. "O telefone tocou novamente!"
 
Como ela, parece que os cristãos de hoje também estão distraídos. De diferentes maneiras, perdemos o nosso foco e não sabemos quais devem ser as nossas prioridades.
 
Por um lado, acho que não enxergamos mais quem são nossos verdadeiros inimigos. É a TV? É a política? Segundo a Bíblia, os nossos inimigos são o mundo, a carne e o diabo.
 
Acho que também nos esquecemos do nosso verdadeiro propósito e quais são as nossas verdadeiras armas de guerra. São boicotes e protestos? Não. Em primeiro lugar, nossas armas são a oração e a Palavra de Deus.
 
Por último, acho que esquecemos qual é a nossa verdadeira mensagem. É dizer que somos contra o pecado da homossexualidade ou contra o aborto? Não, nossa mensagem principal deve ser o Evangelho, que é a história da vida, morte e ressurreição de Jesus.
 
Meu medo é que as pessoas saibam mais sobre o que nós cristãos somos contra do que sobre aquilo que somos a favor. Será que elas sabem em que acreditamos? Será que elas sabem o que pensamos sobre Jesus Cristo?

 

Adultério Espiritual

 

“Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus” (Tiago 4:4)

Quando o diabo usa este mundo junto com a tendência pecaminosa que existe dentro de nós, todo o inferno pode cair em nossas vidas. Tiago 4 compara este flerte com o mundo a uma infidelidade ou adultério espiritual.
 
Esta analogia da infidelidade é usada muitas vezes nas Escrituras. A Bíblia compara a igreja com a noiva de Cristo. Devemos ser leais a Ele. Devemos ser fiéis a Ele. Ter outro deus seria o mesmo que deixar o cônjuge para outra pessoa.
 
Deus usou essa analogia para descrever as andanças rebeldes de seu próprio povo, os Israelitas. Ele disse: "O meu povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram, a mim, a fonte de água viva; e cavaram as suas próprias cisternas, cisternas rachadas que não retêm água" (Jeremias 2:13).
 
Uma cisterna quebrada era como um poço com buracos. E quando perdemos a nossa paixão por Jesus e vamos atrás de outras coisas, o mesmo pode acontecer conosco.
 
Você se lembra quando entregou seu coração a Jesus Cristo? Lembra como estava animado para ir à igreja ouvir um estudo bíblico e adorar a Deus junto com o Seu povo? Lembra da primeira vez que você orou e Deus respondeu a sua oração? O problema é que com o passar do tempo você pode abandonar o seu primeiro amor. Claro, você ainda vai à igreja, a menos que algo mais interessante apareça. Algo mudou.
 
Quando abandonamos nossa relação de primeiro amor com Jesus Cristo, é apenas uma questão de tempo até que alguém ou algo venha tomar o Seu lugar.

 

 

Seduzidos pelo Desejo

 

"E não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém." (Mateus 6:13)

Algumas pessoas já devem ter visto um adesivo que diz: "Não me leves à tentação. Posso encontrá-la sozinho." Jesus sabe que somos facilmente tentados, por isso nos ensinou a orar: "Não nos deixes cair em tentação, mas livrai-nos do mal [...]" (Mateus 6:13).
 
Agora o que isso realmente significa? Significa que Deus realmente pode nos levar a uma situação em que seríamos tentados? Ou pior ainda: que o próprio Deus iria nos tentar? Certamente não. Deus não nos tenta. Como diz a Bíblia:
 
"Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: 'Estou sendo tentado por Deus'. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido. Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte." (Tiago 1:13-15). 
 
Neste pedido da Oração do Pai Nosso, pedimos a Deus que nos conduza a fazer a Sua vontade para não nos colocarmos no caminho da tentação. Estamos essencialmente orando: "Senhor, não me deixe ser tentado acima da minha capacidade de resistir. Senhor, dá-me o bom senso. Ajuda-me a ver os perigos, ajuda-me a ver as armadilhas, ajuda-me a ver as áreas em que posso ser vulnerável, e ajuda-me Senhor a evitá-los.
 
Quando orarmos assim, Deus será fiel para nos ajudar a escapar das tentações.

 

Pai Nosso

 

“[...] o Senhor é Deus em cima nos céus e embaixo na terra. Não há nenhum outro” (Deuteronômio 4:39)

A oração que chamamos de Pai Nosso começa com a simples frase: “Pai nosso que estás nos Céus.” É difícil  entendermos quão significativa e radical era uma afirmação como esta para a mentalidade de um homem comum nos dias de Jesus.
 
Veja bem: as pessoas religiosas daquele tempo tinham uma reverência e um temor tão grande por Deus que nem prenunciavam o Seu nome. Quando Jesus diz “Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome'” (Mateus 6:9), isso deve ter sido encarado como uma blasfêmia.
 
Mas algo significativo estava acontecendo. Jesus estabelecia uma nova aliança. Ela seria completa por Sua morte na cruz e por Sua ressurreição. Antes da chegada de Cristo, as pessoas de Deus, para chegar e Ele, tinham que passar pelo sumo sacerdote. Ele era seu representante, seu intercessor, quem ia diante de Deus uma vez ao ano no Dia da Expiação (ou Dia do Perdão) e oferecia um sacrifício animal. Lá, ele colocava, simbolicamente, os pecados da nação em um animal, um bode expiatório.
 
Os Israelitas não poderiam simplesmente ir à presença de Deus e ter acesso ilimitado a Ele. Eles não podiam conhecer Ele de uma forma pessoal e íntima, como é possível hoje. Mas depois que Jesus reapareceu e Maria Madalena o reconheceu, Ele disse: "[...] Vá, porém, a meus irmãos e diga-lhes: Estou voltando para meu Pai e Pai de vocês, para meu Deus e Deus de vocês" (João 20:17).
 
Os Israelitas não podiam simplesmente ir à presença de Deus e ter acesso ilimitado a Ele. Eles não sabiam que Jesus abrira uma nova forma de nos aproximarmos de Deus. Agora podemos orar a Deus como o Pai Nosso.

 

 

 

O Efeito Duradouro do Pecado

 

"Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma." (1 Pedro 2:11)

Certa vez li uma estranha história no jornal sobre um encanador que foi chamado em virtude de uma pia entupida. Ele tinha um daqueles aparelhos que parecem uma cobra que desce no encanamento e fica funcionando até que o encanamento fique limpo. Mas desta vez a “cobra” fez uma coisa muito estranha. Ela saiu da casa por um respiradouro e entrou na casa ao lado. Então entrou por outro respiradouro, saiu e agarrou uma garotinha de dez anos que estava brincando no quintal. Felizmente, o irmão mais novo dela começou a gritar e eles pararam. Os bombeiros tiveram que usar cortadores de cabos para soltar a menininha.
 
Depois de ler essa história, pensei que o pecado pode ser assim. A gente nunca sabe aonde ele vai dar. Quando cometemos um pecado, não temos noção da repercussão que aquele ato pode ter, muito menos que outras vidas podem ser impactadas por ele.
 
Billy Graham certa vez disse: “Imoralidade é uma epidemia em nossas igrejas assim como é no mundo secular em geral... Não é a toa que o mundo está em crise.”
 
Deus tem muito a dizer sobre imoralidade, e especialmente adultério, nas escrituras. Ela entrou nos dez mandamentos. Era, em alguns casos, punida com morte. E a vemos abordada também no novo testamento.
 
Deus disse para não cometermos adultério por uma boa razão. Quando você cruza aquela barreira de proteção que Deus colocou ao redor da sua vida e do seu cônjuge, você está por conta própria. E a repercussão desse pecado pode durar meses, anos, e até uma vida inteira.

 

 

O Poder da Oração

 

"[...] A oração de um justo é poderosa e eficaz" (Tiago 5:16)
 
A Bíblia está repleta de exemplos onde orações fervorosas foram atendidas. Por exemplo, Ana não conseguia engravidar, mas o Senhor respondeu a sua oração e ela deu à luz a um menino, Samuel, que se tornou um grande profeta (cf. 1 Samuel 1:9-20).
 
Paulo e Silas estavam na prisão para pregar o evangelho. Mas em vez de reclamar, eles cantavam louvores a Deus. Sua situação foi revertida inteiramente por meio da oração e eles foram libertados da prisão (cf. Atos 16:22-35).
 
Pedro também foi preso por pregar o evangelho. A igreja se reuniu e orou e em poucas horas, suas orações foram respondidas e ele foi libertado (cf. Atos 12:5-10).
 
O profeta Elias orou e a chuva parou. Mais tarde, orou novamente e a chuva voltou a cair. Ele era um homem de oração e Deus respondia às suas orações (cf. 1 Reis 17 e 18).
 
Podemos ouvir histórias como essas e pensar: "Ah, mas essas eram pessoas de fé. Eu sou apenas uma pessoa comum. Certamente Deus não ouve a minha oração como ouvia a delas." Mas isso não é verdade. Elias era um homem de natureza exatamente como a nossa (cf. Tiago 5:17). Era um homem comum, feito de carne e osso.
 
O que claramente se destaca em toda a Bíblia é que a oração pode mudar radicalmente as coisas. E o mais importante: a oração pode mudar você.

 

Dialogando com o Pai

 

"Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará" (Mateus 6:6)

Quem é melhor exemplo de uma pessoa com vida forte e ativa de oração que o próprio Jesus Cristo? Muitas vezes nos evangelhos observamos ele se afastando dos discípulos. Eles iam dormir à noite, mas Jesus passava a noite inteira com seu Pai, orando.
 
Por isso que provavelmente os discípulos aproximaram-se dele um dia e perguntaram: "Senhor, ensina-nos a orar". Em outras palavras, "Temos observado você. Temos analisado sua vida e você obviamente sabe como orar. Senhor, ensina-nos a orar". Observe que eles não vieram a Ele para dizer: "Senhor, ensina-nos uma reza para usar quando estivermos em apuros." Em vez disso, disseram: "Senhor, ensina-nos a orar". Essa é uma boa postura para se ter. Devemos sempre estar abertos aos ensinamentos do Senhor.
 
Sua resposta foi ensinar-lhes o que chamamos de Oração do Senhor, que é breve, cobrindo o básico da oração. Há uma lição aqui. A lição é que as orações de Jesus eram curtas quando oferecidas em público. Mas quando Ele estava a sós com Deus, era diferente. Ele poderia passar a noite inteira em comunhão com o Pai. 
 
O quanto isso é diferente para muitos de nós. Nossas orações em público são longas. No entanto, nossas orações privadas são curtas e às vezes inexistentes. Deve ser exatamente o oposto disso. Quando você está diante do Senhor em oração, fale com Ele com todo o seu coração, mesmo que leve a noite toda!

 

A Oração Eficaz

 

"Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus." (Filipenses 4:6-7)
 
Na sigla em inglês “ACTS” para oração, a última letra equivale a Súplica. Se formos fiéis nas primeiras três letras, a última não irá resultar em uma “lista de compras espiritual”. Na medida em que gastamos o tempo com Adoração, Confissão e Agradecimento (Thanksgiving), nossos pedidos poderão mudar porque estaremos nos alinhando com a vontade de Deus.
 
Conforme vemos Deus, pensamos sobre ele, e começamos a reexaminar as coisas, penso que nossas orações começam a mudar. Inicialmente podemos ter orado assim: "Senhor, para aquelas pessoas que fizeram isso comigo, peço-Lhe que as julgue." Mas depois que passamos algum tempo na presença de Deus, podemos orar assim: "Senhor, perdoe-me pelas coisas erradas que fiz a elas. Mude meu coração."
 
Se você quiser ver suas orações respondidas afirmativamente com mais frequência, aprenda a orar segundo a vontade de Deus. Esse é o objetivo da oração eficaz. Nada é grande demais para se pedir em oração. E nada é tão pequeno a ponto de não ser objeto de oração. Há um lugar para a súplica. Não temos que sentir qualquer vergonha em trazer as nossas necessidades diante do Senhor. A Bíblia diz: "Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês" (1 Pedro 5:7). Tragam as suas preocupações. Tragam seus problemas. Tragam as suas ansiedades.

Deus não promete retirar imediatamente os seus problemas, mas Ele lhe dará a Sua paz diante dos seus problemas.

 

Começando pelo Começo

 

"Saulo perguntou: 'Quem és tu, Senhor?'" (Atos 9:5)

Algumas igrejas de hoje dão ênfase ao que você deve fazer por Deus. As pessoas vão à igreja e, ao invés de ficarem encorajadas, saem sentindo-se desencorajadas e culpadas, porque lhes disseram que elas não têm testemunhado o bastante, que não têm orado o suficiente, e que não têm doado tanto quanto deveriam.
 
Mas a Bíblia não dá ênfase ao que eu devo fazer por Deus, mas sim ao que Deus fez por mim. Isso não quer dizer que a Bíblia não nos diga o que devemos fazer por Ele, porque ela diz isso em muitos, muitos momentos. Mas ela foi construída sobre o que Deus fez por mim. E quanto mais o meu entendimento e a minha apreciação sobre o que Deus fez por mim crescem, mais cresce o meu desejo em ser recíproco. Conhecendo Ele, vou querer torná-Lo conhecido.
 
Após uma conversão a caminho de Damasco, Saulo de Tarso, o qual mais tarde se tornou o apóstolo Paulo, disse, “Senhor o que Tu queres que eu faça?” Mas primeiro, ele perguntou, “Quem és Tu, Senhor?”
 
Temos primeiro que procurar entender quem é Deus e o que Ele fez por nós. Só então podemos procurar o que Ele quer que façamos. Nossa obediência e a prática dessas verdades em nossas vidas é uma resposta a tudo que Deus fez por nós. Como está escrito em 1 João 4:19, “Nós amamos porque ele nos amou primeiro.”

Orar Sem Cessar

 

"Alegrem-se sempre. Orem continuamente. Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus." (1 Tessalonicenses 5:16-18)

Ouvi a história de uma mãe que falava ao telefone com um amigo que havia pedido oração. Sua filhinha entrou na sala e ficou lá por um momento para ouvir. Quando ouviu sua mãe orando no telefone, disse-lhe: "Você está falando com Deus pelo telefone? Eu preciso falar com ele também."
 
Não seria ótimo se pudéssemos simplesmente pegar o telefone e falar com Deus? Bem, de certa forma nós podemos, através da oração. A oração é algo que todos nós precisamos fazer. É uma das práticas mais importantes da vida cristã. Ela é tão essencial para conhecer Deus e crescer espiritualmente como a respiração é para a vida. A Bíblia diz que devemos orar sem cessar, pois esta é a vontade de Deus para nós (cf. 1 Tessalonicenses 5:17-18).
 
A oração é o meio de comunicação pelo qual ouço e falo com o Deus Todo-Poderoso. O apóstolo Paulo disse que deveríamos orar:
 
"Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos. Orem também por mim, para que, quando eu falar, seja-me dada a mensagem a fim de que, destemidamente, torne conhecido o mistério do evangelho" (Efésios 6:18-19).
 
Paulo nos ensina que devemos orar em todas as ocasiões com todos os tipos de oração e pedidos de todos os santos em Cristo. Que é também o que Jesus disse: "[...] orar sempre e nunca desanimar" (Lucas 18:1). A oração não é uma opção na vida cristã. É um privilégio, é uma aventura. E é um mandamento de Cristo para nós.

PENSE Antes de Falar

 

"Os lábios do justo sabem o que é próprio, mas a boca dos ímpios só conhece a perversidade." (Provérbios 10:32)

J. Vernon McGee costumava dizer: "A única prática de alguns cristãos é desdenhar de outros e tirar conclusões precipitadas."
 
Calúnias e fofocas são pecados que, infelizmente, são muito comuns entre cristãos. Quantas vezes já se espalharam boatos baseados em informações que simplesmente não são verdadeiras, pois a pessoa não se dá o trabalho de entender melhor a situação? A Bíblia diz: "Quem responde antes de ouvir, comete insensatez e passa vergonha." (Provérbios 18:13)
 
Fofoca e difamação são muito mais fáceis de evitar antes que aconteçam, não é mesmo? Alguma vez alguém já fofocou a seu respeito? Disse algo sobre você que simplesmente não era verdade?
 
Provérbios 18:8 diz: "As palavras do caluniador são como petiscos deliciosos; descem até o íntimo do homem." A fofoca é assim. "Você tá sabendo?", alguém poderia dizer. Então começamos com aquela repugnante distorção dos fatos. Podemos simplesmente passar isso adiante, mas no final é como uma ferida. Machuca outras pessoas, e pode nos machucar também.
 
Então, quando ouvirmos boatos ou calúnias, o que devemos fazer? Eis aqui uma palavra que precisamos lembrar: PENSAR. É verdade? Se não for, então não passe para frente. Vai ajudar em alguma coisa? É necessário? É gentil? É construtivo?
 
Você pode pensar: "Bem... se eu aplicasse esse princípio o tempo todo, haveria um monte de coisas que eu não diria". Então não as diga. Será melhor assim. E muitos outros poderão agir da mesma forma.

 

Provações que Criamos

 

"Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: 'Estou sendo tentado por Deus'. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta." (Tiago 1:13)
 
Às vezes caminhamos em direção a provações que nós mesmos criamos, porque elas são o resultado direto de nosso próprio egoísmo, orgulho, ganância ou cobiça. E quando isso acontece e colhemos os resultados do nosso pecado, temos raiva de Deus.
 
Mas Tiago diz: "Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: 'Estou sendo tentado por Deus'. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido. Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte." (Tiago 1:13-15). Forjamos os elos de ações pequenas e comprometedoras, e antes de nos darmos conta, uma poderosa cadeia já nos cercou e ficamos impotentes.
 
Eu costumava ser capaz de correr mais que o meu filho mais velho Christopher, que agora é adulto. Mas alguns anos atrás estávamos na praia e eu escolhi um ponto e disse: "Ok, Christopher, vou apostar corrida com você até aquele ponto." Nós arrancamos e para minha surpresa ele me ultrapassou. Eu pensei, "Como isso é possível? Eu segurei esta criança em minhas mãos quando nasceu, eu o vi crescer." Bem, ele cresceu. Foi isso o que aconteceu.
 
O mesmo pode acontecer com o pecado. Pensamos que podemos lidar com ele. Achamos que é tão pequeno, mas Tiago diz que quando o pecado é consumado, gera a morte. Um dia desses o pecado vai crescer e vai correr mais que você. Ela vai dominá-lo. É isso que acontece.

 

As Pessoas Mais Difíceis de Alcançar

 

"Pois nem os seus irmãos criam nele." (João 7:5)

É interessante notar que nem Tiago nem qualquer outro irmão de Jesus acreditavam nEle antes de Sua ressurreição. Em certo ponto, a Bíblia nos diz, eles tentaram levá-Lo para casa, pensando que Ele estava louco. Sua própria família não havia aceitado o fato de que Jesus era o Messias.
 
Imagine se você fosse Maria e José. Quão tentador seria falar para as crianças: “Por que vocês não podem ser como seu irmão Jesus? Ele nunca faz nada errado.”
 
“Mas mãe, ele é perfeito. Eu não sei o que há de errado com ele.”
 
Na defesa de Tiago, entretanto, podemos ver como era difícil para ele aceitar que alguém com seu sangue fosse o próprio Messias de Israel. Foi apenas quando seus olhos se abriram espiritualmente que ele pôde ver que seu irmão era mesmo o Senhor. Foi a ressurreição que mudou a cabeça de Tiago, pois 1 Coríntios 15 diz “foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, e apareceu a Pedro e depois aos Doze [...] Depois apareceu a Tiago e, então, a todos os apóstolos” (versos 4-7).
 
Isso nos mostra que viver uma vida perfeita e sem falhas não é suficiente para convencer alguém da verdade do evangelho. Afinal de contas, quem viveu uma vida mais perfeita que Jesus? Ele nunca pecou, em nenhum aspecto. Mas como o próprio Jesus falou, “Só em sua própria terra e em sua própria casa é que um profeta não tem honra" (Mateus 13:57). Esse é só um lembrete de que as pessoas mais difíceis são aquelas que são mais próximas, especialmente nossos familiares.

Alegria em Momentos Difíceis

 

"Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados." (Hebreus 12:11)

Você já esteve no "fundo do poço"? De repente - e sem aviso - problema após problema surge em sua vida. E quando parece não haver mais esperança, como se não houvesse saída, as coisas melhoram.
 
Por que Deus permite que aconteçam tais calamidades em nossas vidas como cristãos? Por que Deus permite a tragédia na vida cristã? Por que existem provações? O livro de Tiago aborda tais questões em seu primeiro capítulo. A primeira coisa que nos diz é: "Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações" (v. 2)
 
Que tipo de coisa dá para dizer a alguém que está sofrendo? É como dizer para alguém com dificuldades: "Não se preocupe, seja feliz! (don't worry, be happy!)". É isso que Tiago nos diz? Sim e não. Ele nos encoraja a nos alegrarmos. Há uma razão para isso.
 
Tiago não sugere que devemos necessariamente estar transbordando alegria e felicidade em nossos momentos de dificuldade. Nem exige que necessariamente desfrutemos das provações em nossas vidas. Ele não diz que provações em si são motivos de felicidade, pois normalmente não são. Mas Tiago diz: "considerem motivo de grande alegria..." Ele diz: "Tome, deliberadamente, a decisão de experimentar a alegria em seus problemas e provações." Não é fácil, mas é possível.
 
Como você pode notar, há lições a serem aprendidas durante os tempos de provação. E há lições que só podem ser aprendidas em tais momentos. Apenas lembre-se que esses momentos não vão durar para sempre.

 

O Pecado Subestimado

 

"Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria." (Colossenses 3:5)

Um padre católico romano que tinha ouvido as confissões de 2.000 pessoas disse ter ouvido as pessoas confessarem toda sorte de iniquidades, incluindo o adultério e até mesmo assassinato, mas ele nunca tinha ouvido alguém confessar o pecado da cobiça.
 
Cobiça é um pecado muito sutil que pode levar a coisas muito piores. Cobiçar significa ansiosamente desejar o que pertence a outro, colocar o coração em alguma coisa. A tradução literal da palavra significa "desejar algo ardentemente", quase sugerindo a ideia de algo animal.
 
A cobiça não é apenas admirar o carro do seu vizinho. É querer do seu vizinho não ter um carro, como ele, mas ter o seu carro. E a cobiça geralmente conduz à ação. Cobiça é um pecado poderoso e subestimado que nos pode aleijar espiritualmente e, finalmente, destruir-nos. Ela não deve ser subestimada ou deixada sem atenção.
 
Pense nas pessoas na Bíblia que tragicamente cederam ao pecado da cobiça. Considere Eva e como o pecado entrou na raça humana. Gênesis nos diz: "Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o [...]" (Gênesis 3:6). Ela viu. Ela ficou encantada. Ela desejou. Ela pegou. Ela deu.
 
Então a cobiça funciona assim: Os olhos admiraram um objeto. A mente considera. A vontade vai sobre ele. O corpo move-se para a posse. Isso é cobiça. Esse é um pecado que podemos cometer muito facilmente.

Marcas de Nascença Espirituais

 

"Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins." (Mateus 7:17)

Assim como algumas pessoas têm marcas de nascença, quando alguém nasce de novo, há alguns sinais que mostram isso, para indicar que sua conversão foi realmente genuína. A bíblia nos mostra o que podemos esperar na vida de alguém que diz ter nascido de novo:
 
1. Confessar que Jesus Cristo é Senhor: “Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.” (1 João 4:15).
 
2. Obediência aos mandamentos de Cristo: “Porque nisto consiste o amor a Deus: obedecer aos seus mandamentos” (1 João 5:3).
 
3. Amor e obediência à Palavra de Deus: "Mas, se alguém obedece à Sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos Nele” (1 João 2:5).
 
4. Sentir-se triste ao pecar: "Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus” (1 João 3:9).
 
5. Manter-se fora do caminho da tentação: "Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno não o atinge” (1 João 5:18).
 
6. Amor aos outros Cristãos: "Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus, e todo aquele que ama o Pai ama também ao que dele foi gerado” (1 João 5:1).
 
Quando você ver essas marcas de nascença espirituais em alguém, então você sabe que está lidando com um Cristão nascido de novo. As pessoas podem ver isso também na sua vida?

 

Mergulhe de Cabeça!

 

"Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente!" (Apocalipse 3:15)

Pouco depois de eu me tornar um cristão, tentei viver em dois mundos ao mesmo tempo - e rapidamente notei a futilidade disso. Eu me sentia um pouco desconfortável com os cristãos, que pareciam fanáticos demais para mim, mas quando tentei andar com meus velhos amigos de novo, já não estava feliz com eles. Logo me senti deslocado e perdido. Felizmente, outro cristão acolheu-me sob suas asas, convidando-me para estudar a Bíblia e ir à Igreja. Então realmente conheci o valor de um compromisso total com Jesus Cristo.
 
No entanto, muitas pessoas tentarão fazer o que eu tentei. Querem saber que ao morrer irão para o céu, mas ao mesmo tempo querem viver da maneira que lhes convém.
 
É mais ou menos como tomar banho de mar. Descobri que a melhor maneira é simplesmente mergulhar de cabeça. Costumava entrar com a água até os tornozelos. Depois um pouco mais, até os joelhos... Então pensei: "Isso é ridículo! Tenho que tomar uma decisão." Finalmente mergulhei. E depois disso, vi que estava bem.
 
Da mesma maneira, quando tentamos viver espiritualmente "em cima do muro", simplesmente não dá certo. É por isso que Jesus disse que preferia que estivéssemos quentes ou frios, ao invés de mornos (veja em Apocalipse 3:15-16). Você deve tomar essa decisão. Se pretende ser um cristão, então seja um. E dê tudo de si.

 

 

Mais do que Podemos Imaginar

 

"E ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé" (Filipenses 3:9)

Imagine-se estando com uma dívida de 10 bilhões de dólares e não ter como pagá-la. Então, chega um estranho até você e diz: "Eu te amo tanto que vou pagar sua dívida." E ele paga a sua dívida. Mas não somente isso, ele ainda deposita 20 milhões em sua conta. É uma generosidade muito maior do que podemos imaginar.
 
Nossa salvação é mais do que isso, e nossa justificação também. Deus não somente nos perdoou pelo que temos feito, mas também colocou em nossa conta a justiça de Jesus Cristo.
 
A palavra justificação pode ser traduzida como "depositar na nossa conta". Justificação não fala só das coisas que Deus removeu, mas também daquilo que Ele colocou no lugar delas. E quando o Senhor tira algo de sua vida, você pode ter certeza que ele sempre colocará algo muito melhor no lugar. Quando Deus justifica alguém, a essa pessoa Deus credita a justiça de Jesus. E isso equilibra o nosso saldo moral e espiritual.
 
Não se trata de algo que acontece somente após um longo período de tempo. Ao contrário, é algo que é dado instantaneamente a todos que passam a ter fé em Cristo. É imediato. Se a justificação, em resumo, fosse simplesmente o fato de que fomos perdoados de nosso passado pecaminoso, isso já seria mais que suficiente. Mas Deus tem nos dado muito mais, e Ele nos ajuda a descobrir o "mais" à medida que caminhamos diariamente com Ele.

 

Além da Primeira Marcha

 

"Amados, mesmo falando dessa forma, estamos convictos de coisas melhores em relação a vocês, coisas próprias da salvação." (Hebreus 6:9)

Quando se trata de nossa salvação, muitos são como alguém que dirige uma Ferrari (o melhor carro esportivo do mundo), sem passar da primeira marcha: "Esse carro é uma tartaruga. Não passa de 20 por hora"
 
Muitos cristãos vivem atualmente uma vida cristã apenas na primeira marcha. Muitos, ainda que cristãos, só vivem falando dos problemas que têm. Dizem: "A salvação é legal, mas eu não sei não... Eu sou cristão e ainda tenho um monte de problemas." Pergunto-me se eles realmente entenderam o que a salvação significa.
 
Tais pessoas precisam aproveitar toda a potência escondida “debaixo do capô do carro”. Deus nos deu o grande dom da salvação, mas temos que nos apropriar dos recursos que Ele colocou em nossas vidas e nos beneficiarmos deles. Temos que começar a utilizá-los na nossa vida de fé. Então, à medida em que deixarmos essas verdades afetarem nossas vidas, descobriremos que a salvação é mais que suficiente. Perceberemos que não precisamos de mais nada.
 
Porque você é um cristão, porque você colocou a sua fé em Jesus Cristo, Deus lhe perdoou de tudo de errado que você já fez. Ele depositou a justiça de Cristo na sua conta bancária celestial. Ele adotou você como Seu filho, com abertura para se aproximar dele a qualquer momento que você quiser. Isso é motivo de sobra para viver de forma agradecida, você não acha?

Perdoado e Esquecido

 

"Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus." (Romanos 3:23-24)

Justificado - essa não é uma palavra que deveríamos ler na Bíblia e esquecer. É uma palavra que é usada muitas vezes no Novo Testamento para descrever um aspecto importante do que a salvação significa. O apóstolo Paulo escreveu aos crentes em Roma:

"Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus" (Romanos 5:1-2).

Este ensinamento da justificação pela fé é de extrema importância. Toda a Reforma Protestante ocorreu como resultado da crença de que somos justificados pela fé, e não por obras ou atividades religiosas. Ser justificado significa ser perdoado de todos os nossos pecados. Se você se arrependeu dos seus pecados, se você os deixou, então Deus lhe perdoou. Deus lhe liberou da culpa e da pena de todos os pecados que você já cometeu, como se nunca tivessem acontecido.

No Antigo Testamento, o profeta Miquéias compreendeu esta verdade quando escreveu: "De novo terás compaixão de nós; pisarás as nossas maldades e atirarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar" (Miquéias 7:19). Pense sobre isso. Deixe se afundar. É incrível, mas é verdade. Deus tomou nosso pecado, jogou no mar do esquecimento, e publicou uma placa que diz: "Proibido pescar." Ele pagou por isso. Está perdoado. Está esquecido. Aceite esse presente de Deus. Deus não quer que nos lembremos o que Ele está disposto a esquecer.

 

Amor Incondicional

 

"Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus." (1 Timóteo 2:5)

Muitas pessoas têm ido à igreja a sua vida inteira e, por isso, acham-se cristãos. Mas o conceito que têm de Deus é o de alguém que precisa ser agradado o tempo todo. Elas acreditam que quanto mais boas obras fizerem, mais irão agradar a Deus, mas não são capazes de dizer com total confiança: "Sei que se eu morresse hoje, iria para o céu." Querem ir para lá e até acham que têm uma chance muito boa de conseguir isto, mas não têm certeza disso. Deus quer que tenhamos certeza de nossa salvação.

Eis o “resumo da ópera”: Não importa o quanto eu tenha sido bom, não importa quantas leis eu tenha cumprido e quantos rituais eu tenha observado. Eu NUNCA satisfarei as exigências de Deus por esforço próprio.
 
Mas, se aceitarmos o fato de que Jesus Cristo morreu na cruz em nosso lugar e que Ele - e só Ele - satisfez as exigências de justiça de Deus; e, se colocarmos a nossa fé integralmente n’Ele, então podemos ficar tranquilos. Não entrarei no céu no dia do juízo porque fui pastor um dia. Entrarei por causa do sangue derramado por Cristo. Entrarei porque admiti que sou um pecador, porque me arrependi do meu pecado e coloquei a minha fé em Jesus.
 
E essa é a única maneira de todos nós entrarmos: pelo sangue de Jesus. Talvez você venha tentando agradar a Deus todos esses anos sem saber que Ele ama você. Você não tem que conquistar o Seu amor. Você já conta com esse amor. Deus te ama incondicionalmente.

 

Seguindo a Verdade

 

"Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo." (Efésios 4:15)

Em 1991 foi publicado um livro interessante, chamado "O Dia em que a América Falou a Verdade" ("The Day America Told the Truth", no original). Os autores entrevistaram norte-americanos de maneira sigilosa. Eles pediram apenas que suas perguntas fossem respondidas com sinceridade. E receberam algumas respostas muito surpreendentes.
 
Foi chocante descobrir a quantidade de pessoas que regularmente mentem, roubam e são imorais. Os autores concluíram que quando se trata do que é certo e errado, os americanos ditam suas próprias leis. Dos entrevistados para o livro, 93% declararam que somente eles - e ninguém mais - determinam o que é e o que não é moralmente correto em suas vidas.
 
Parece que temos desenvolvido uma abordagem "do nosso jeito" para a fé em Deus. Queremos que Deus esteja de acordo com nossos desejos. É a fé à la carte, onde escolhemos somente o que nos agrada.
 
Em algumas igrejas de hoje, os pastores pregam sermões mais curtos. Dizem que suas congregações não têm atenção suficiente para ouvir por mais tempo. O problema é que esses sermões produzem "tietes Cristãos". Atrevo-me a dizer que muitas pessoas na igreja conhecem mais de autoestima do que de auto-negação. Sabem mais sobre cura interior do que sobre obediência. Vivemos em um tempo em que muitos cristãos colocam a psicologia no mesmo nível da Bíblia, ou ainda acima dela.
 
Este é um momento perigoso. Devemos prestar atenção à advertência de C. S. Lewis, o qual, há muitos anos atrás, disse: "Se você não ouvir a teologia, isso não significa que você não tem ideias a respeito de Deus. Significa que você tem um monte de ideias erradas."

 

 

Ídolos Inesperados

 

"Jesus disse isso para indicar o tipo de morte com a qual Pedro iria glorificar a Deus. E então lhe disse: 'Siga-me!'" (João 21:19)

Pode ter havido alguém que Deus usou em sua vida, talvez um pastor, um professor, um parente ou amigo, que tenha tido uma influência dramática sobre você. Então um dia você descobre que esta pessoa é humana e, como tal, também comete erros. Você fica arrasado. Talvez pense: "Se uma pessoa assim cometeu um erro, então eu não serei um cristão."
 
Mas deixe-me perguntar: quem você está seguindo? Se você está pronto para abandonar a sua fé porque alguém que você admira pisou na bola, isso me leva a crer que você não está adorando ao Senhor, mas transformou uma pessoa em seu deus. Outras pessoas podem exercer influência sobre nós, mas elas vão falhar agora e depois, porque todos falharemos num momento ou em outro.
 
Podemos também criar um deus por tradição. Quando os israelitas estavam se rebelando contra Deus, Ele os julgou enviando serpentes venenosas para o seu meio. Então Ele instruiu Moisés para fazer uma serpente de bronze e colocá-la em um poste. Aqueles que fossem mordidos pelas serpentes olhavam para a serpente de bronze e eram curados. Mas anos depois, eles acabaram adorando a imagem da serpente enrolada em torno do poste, e o rei Ezequias teve que destruí-la (veja 2 Reis 18:4). Algo que tinha sido legitimamente usado por Deus tornou-se um ídolo.
 
Às vezes, pensamos que somente coisas ruins podem tornar-se ídolos, mas ídolos podem ser coisas boas que colocamos em um lugar impróprio em nossas vidas. Você pode fazer uma coisa boa para um ídolo que pode, eventualmente, ficar no caminho do Senhor. Por isso que precisamos ter cuidado.

 

Vida Plena

 

"O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente." (João 10:10)

Um missionário foi para a África levar o evangelho a uma tribo de canibais. Os homens desta tribo eram muito cruéis. Eles afiam seus dentes com pontas em preparação para seus ataques. O missionário pensou: "Se eu pudesse chegar ao chefe dessa tribo, e se ele colocasse sua fé em Cristo, então os outros logo o seguiriam."

O problema era que este missionário tendia a enfatizar os aspectos negativos da Escritura. Então, ao invés de compartilhar com o chefe a maravilhosa liberdade que pode ser encontrada em Cristo, este missionário enfatizava a importância de manter certas regras.

Depois de ouvir o missionário por algum tempo, o chefe disse: "Então você está me dizendo que eu não posso tomar a mulher do meu vizinho?"

"Corretamente", disse o missionário.

"E também o seu gado ou seu marfim?"

"Isso mesmo", disse o missionário.

"E não devo dançar a dança de guerra e depois sair e emboscar meus inimigos no caminho e matá-los?"

"Isso", disse o missionário.

"Se eu não posso fazer qualquer uma dessas coisas, estou muito velho", disse o chefe. Parece-me que ser velho e ser cristão são a mesma coisa."

É assim que um monte de gente vê a vida cristã. Eles vêem os cristãos segundo certos padrões. Incomoda-lhes o fato de os cristão terem a "audácia" de tentar empurrar seus pontos de vista supostamente antiquados sobre eles.

Se eles apenas pudessem ver que os mandamentos de Deus foram dados não para deixar a nossa vida ruim, mas para deixá-la plena. Os Seus mandamentos são barreiras criadas em torno das nossas vidas para nos proteger, para que possamos viver nossa vida plenamente.

Um Motivo Maior

 

"Pois vocês sabem que tratamos cada um como um pai trata seus filhos, exortando, consolando e dando testemunho, para que vocês vivam de maneira digna de Deus, que os chamou para o seu Reino e glória." (1 Tessalonicenses 2:11-12)

O grande pregador britânico C. H. Spurgeon disse uma vez: "Qual o valor de uma graça que afirmamos ter recebido, se permanecemos exatamente as mesmas pessoas que éramos antes de recebe-la? Uma vida profana é uma evidência de um coração inalterado, e um coração inalterado evidencia uma alma não salva."
 
Algumas pessoas têm uma imagem de Deus e Suas leis que acreditam que, se falharem, Deus irá castigá-las. Mesmo que existam repercussões pela desobediência a Deus, não devemos apenas obedecer a Ele por medo do que irá acontecer conosco se não o fizermos. O melhor e mais puro motivo para obedecer a Deus é por amor a Ele. Em reconhecimento por tudo o que Deus fez e tem feito por nós, devemos retribuir e mostrar a Ele nossa gratidão lhe obedecendo.
 
Jesus disse: "Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos" (João 14:15). Por quê? Como Tiago nos diz, a fé sem obras é morta (Tiago 2:17). Se alguém diz que tem sua vida verdadeiramente comprometida com Cristo, se alguém diz que realmente ama a Deus e ainda vive em pecado deliberado, então seu amor por Ele parece bastante improvável.
 
Não estou sugerindo que um Cristão não irá violar os mandamentos de Deus. O que estou dizendo é que se somos realmente filhos de Deus, devemos procurar levar uma vida agradável a Ele.

 

Peça Reforços!

 

"Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder." (Efésios 6:10)

 

Aqueles que acreditam que a humanidade é fundamentalmente boa têm mais fé do que eu. Porque, quando você olha para a nossa cultura, você nota que vivemos em um mundo violento e perverso, e que fica cada vez pior.

 

Qual é o poder por trás de tudo isso? É o diabo. Ele está vivo e ativo, e não devemos subestimá-lo. Ele é um inimigo hábil e astuto, e tem muitos anos de experiência com a humanidade.

 

A Bíblia nos diz que o diabo foi um ser de alta patente entre os anjos. Ele ainda é um ser angelical, mas é um anjo caído, com considerável poder.

 

Referindo-se a isso em seu hino clássico, "Castelo Forte", Martinho Lutero escreveu: "Com fúria pertinaz / Persegue Satanás, / Com artimanhas tais / E astúcias tão cruéis, / Que iguais não há na terra." E isso é muito verdadeiro.

 

Depois que me tornei Cristão, um monte de coisas começou a fazer sentido, porque eu não só descobri que havia um Deus que me amava e tinha um plano para mim. Também percebi que havia um demônio que era responsável por todo o mal e pecado no mundo de hoje.

 

O apóstolo Paulo, em sua carta aos Efésios, explicou como lutar essa batalha espiritual: "Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder." (Efésios 6:10). Quando os soldados estão sobrecarregados na batalha, eles pedem reforços. Da mesma forma, precisamos da ajuda de Deus. Não podemos entrar na guerra sozinhos,  mas podemos ser fortes no Senhor.

 

Um Tipo Diferente de Messias

 

"Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam." (João 1:11)

 

Quando o rei Herodes ouviu falar que o rei dos judeus havia nascido ele convocou os principais sacerdotes e escribas para saber qual o local do nascimento de Cristo (Mateus 2:4). Disseram-lhe: "Em Belém da Judeia, pois assim escreveu o profeta"(Mateus 2:5).

 

Esses líderes religiosos não só sabiam a resposta, mas disseram imediatamente. "O Messias? Belém é o lugar onde Ele vai nascer." Então por que não foram procurá-lo? Não parece um pouco incomum que estrangeiros tenham vindo do Oriente, dizendo que foram guiados por estrelas, à procura de alguém que é chamado de o Rei dos Judeus? Certamente isso deve ter despertado a curiosidade deles. Porém esses especialistas em teologia sequer se preocuparam em andar alguns quilômetros até Belém para verificar se o Messias havia de fato nascido.

 

Eles conheciam a Palavra de Deus, mas não fizeram nada por ela. Eles estavam muito ocupados consigo mesmos para se preocupar com Jesus. Na verdade, quando Cristo começou o Seu ministério, eles foram Seus principais adversários.

 

Eles estavam procurando um tipo diferente de Messias. Estavam procurando por alguém que iria apoiar seu sistema religioso e o modo de vida que escolheram ter. Alguém que iria atender a seus caprichos e agir de acordo com os seus desejos.

 

Um monte de pessoas hoje querem Jesus, mas O querem em sua própria maneira. Querem um tipo de Jesus que não vai desafiá-las. Esses líderes religiosos eram assim. Conheciam a Escritura. Poderiam citá-la exatamente como estava escrito. No entanto, não fizeram nada para encontrar o Salvador.

 

 

A Preocupação com Herodes

 

"Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado, e com ele toda a Jerusalém." (Mateus 2:3)

 

Os sábios que vieram do Oriente eram homens de grande importância, VIPs. Se eles viessem para o nosso país hoje em dia, chegariam em uma comitiva com alto nível de segurança. Eram pessoas importantes que vieram a Jerusalém anunciar a revelação que tiveram de que o rei o dos judeus havia nascido.

 

Esta foi a coisa errada a dizer para um cara como o Rei Herodes. A história nos diz, assim como as Escrituras, que Herodes era um tirano paranóico. Ele sempre estava preocupado com que alguém pudesse assumir seu trono. Na verdade, ele gostava de se referir a si mesmo como o rei dos judeus. Ouvir outra descrição deste gênero por dignitários estrangeiros era preocupante.

 

A palavra "perturbado" usada em Mateus 2:3 significa, "agitado, abalado." Herodes ficou abalado. Sempre que Herodes ficava estressado, todo mundo ficava em pânico, porque quando ele sentia que havia um rival para o seu trono, ele começava a matar pessoas. Por amarga experiência, as pessoas sabiam que se Herodes suspeitasse de uma ameaça ao seu poder, cabeças iriam rolar, literalmente. Herodes viu o anúncio dos dignitários como uma ameaça ao seu reino. Então ele mandou um recado para ter este, então chamado Rei dos judeus, morto.

 

Há um monte de gente como Herodes hoje em dia. Gente que não vai permitir que alguém ou alguma coisa intervenha em sua carreira, seu estilo de vida, ou nos seus planos. Gente que vê Jesus como uma ameaça para tudo isso. Gente que não se importa em celebrar o nascimento de Jesus, enquanto Ele permanece na manjedoura como um bebê. Pessoas que estão Ok com Deus, enquanto Ele estiver de fora suas vidas. Mas como Herodes, elas sempre perdem o que têm procurado.

 

 

Lembre-se do Presenteador

 

"Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso, Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.” (Isaías 9:6)

 

Quando as pessoas dão presentes de Natal umas às outras, costumam antes pensar muito sobre isso. Um presente nos diz um pouco sobre o presenteador, não é mesmo? De certa forma, é possível avaliar o que as pessoas pensam sobre você a partir dos presentes que elas lhe dão. Por outro lado, todos nós provavelmente lembramos de natais em nossa infância onde não nos agradamos plenamente de algum presente recebido.

 

Parece que o ato de distribuir presentes é uma coisa muito agradável entre os seres humanos. Fazendo isso, porém, a humanidade está inconscientemente ajudando a subvalorizar a maior e mais importante coisa que devemos lembrar sobre este dia.

 

No Natal, não devemos nos esquecer nunca que Deus Pai é o presenteador. É claro que é legal pensar também sobre a criança em Belém, nosso abençoado Senhor, deitado como um bebê indefeso numa manjedoura. Mas o mais importante é nos lembrarmos que “Deus é o presenteador”. Foi o Pai que enviou o Seu Filho ao mundo. Este era um propósito dele. “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16). É Deus quem "[...] enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei, a fim de redimir os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a adoção de filhos (Gálatas 4:4-5).

 

Não há maior ofensa para um presenteador do que quando alguém está mais interessado no presente no que no presenteador. Por isso, não devemos nos esquecer que o Filho de Deus foi enviado pelo Pai e que Ele foi enviado para nos levar ao Pai, o Grande e eterno presenteador.

 

O Povo de Deus Escolhe

Posted: 19 Dec 2011 03:06 AM PST

"Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração". (1 Samuel 16:7)

 

Hoje temos pessoas que se consideram especialistas quando o assunto é o crescimento da igreja. Honestamente, todavia, acredito que alguns desses "especialistas" se desviaram dos princípios que constam nas Escrituras. Eles usarão técnicas modernas e métodos supostamente comprovados que resultarão em uma grande igreja.

 

Eu me pergunto como os discípulos teriam se saído se tivessem sido submetidos ao exame de muitos dos nossos atuais especialistas em crescimento da igreja? Pergunto-me quantos deles teriam aprovado as pessoas que Jesus selecionou para mudar o mundo. E se Jesus tivesse apresentado o currículo deste bando "ralé" escolhido por Ele para um grupo de gestão moderna? A resposta poderia ter sido algo como:

"Caro Jesus, obrigado por nos enviar os currículos dos 12 candidatos a cargos de gerência na sua nova organização. Em nossa opinião, faltam na maioria de seus candidatos a educação e a aptidão profissional necessárias para o seu tipo de empreendimento. Eles não têm conceitos de equipe. Recomendamos que você continue em sua busca por pessoas experientes em gestão e com capacidade comprovada..."

Veja as pessoas que Deus escolheu. Contudo, veja os Seus resultados. Deus fez coisas extraordinárias através de pessoas normais, medianas, pessoas como você e eu. Elas não eram pessoas com habilidades sobrenaturais, mas Deus as tocou de forma sobrenatural. Foi o trabalho do Espírito Santo por meio deles que lhes permitiu mudar o mundo. Então, somos todos encorajados a perceber que Deus pode nos usar para causar impacto sobre a nossa cultura e o nosso mundo.

É Preciso Ser Um Para Fazer Um

 

"Os discípulos fizeram como Jesus os havia instruído e prepararam a Páscoa." (Mateus 26:19)

 

Acredito que cada discípulo é um cristão, mas nem todo cristão necessariamente é um discípulo. A própria palavra "discípulo" significa "aprendiz". Um discípulo é um aluno, alguém que é ensinado. Mas um discípulo não é apenas um ouvinte passivamente interessado. A idéia de um discípulo é a de alguém que escuta outra pessoa que possui pleno conhecimento. Ele absorve cada palavra e marca cada inflexão de voz, com um intenso desejo de aplicar o que foi ensinado. Um discípulo realmente quer aprender.

 

Eu ficava distraído durante boa parte das aulas que tinha quando criaça. Mas descobri que eu ouço quando algo é importante para mim. Descobri também que ouço se acho que minha vida pode depender disso. Devo admitir que quando pego um avião não escuto atentamente aos procedimentos de segurança que as comissárias de bordo falam no início do voo. Observo onde estão as saídas de emergência e continuo a fazer qualquer coisa que eu esteja fazendo. No entanto, se o avião estivesse caindo e eu soubesse que tinha 20 minutos antes do impacto, você pode ter certeza que eu iria ouvir atentamente as instruções se elas fossem dadas outra vez. Por quê? Porque a minha vida dependeria delas.

 

Discípulo é aquele que ouve atentamente e presta atenção, porque a coisa mais importante é saber o que Deus exige, o que Deus deseja, e o que Deus quer. Será que isso descreve você? Você é um discípulo dEle? Para obedecer suas ordens de ir a todo o mundo e fazer discípulos, precisamos saber o que um discípulo realmente é. Afinal, é preciso ser um para fazer um.

Link para o texto original

Receber os Devocionais Diários por email

Receber feeds do Harvest Devocionais Diários por email

O Povo de Deus Escolhe

Posted: 19 Dec 2011 03:06 AM PST

"Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração". (1 Samuel 16:7)

 

Hoje temos pessoas que se consideram especialistas quando o assunto é o crescimento da igreja. Honestamente, todavia, acredito que alguns desses "especialistas" se desviaram dos princípios que constam nas Escrituras. Eles usarão técnicas modernas e métodos supostamente comprovados que resultarão em uma grande igreja.

 

Eu me pergunto como os discípulos teriam se saído se tivessem sido submetidos ao exame de muitos dos nossos atuais especialistas em crescimento da igreja? Pergunto-me quantos deles teriam aprovado as pessoas que Jesus selecionou para mudar o mundo. E se Jesus tivesse apresentado o currículo deste bando "ralé" escolhido por Ele para um grupo de gestão moderna? A resposta poderia ter sido algo como:

"Caro Jesus, obrigado por nos enviar os currículos dos 12 candidatos a cargos de gerência na sua nova organização. Em nossa opinião, faltam na maioria de seus candidatos a educação e a aptidão profissional necessárias para o seu tipo de empreendimento. Eles não têm conceitos de equipe. Recomendamos que você continue em sua busca por pessoas experientes em gestão e com capacidade comprovada..."

Veja as pessoas que Deus escolheu. Contudo, veja os Seus resultados. Deus fez coisas extraordinárias através de pessoas normais, medianas, pessoas como você e eu. Elas não eram pessoas com habilidades sobrenaturais, mas Deus as tocou de forma sobrenatural. Foi o trabalho do Espírito Santo por meio deles que lhes permitiu mudar o mundo. Então, somos todos encorajados a perceber que Deus pode nos usar para causar impacto sobre a nossa cultura e o nosso mundo.

 

Pagando o Preço

 

"Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2)

 

Qual é o custo de andarmos com Deus? Que preço pagamos para sermos verdadeiros discípulos?

 

Primeiro, precisamos pagar o preço dos pecados que cometemos hoje. Devemos desistir de cada um deles. Não podemos, como discípulos de Jesus, ficar presos a qualquer pecado e fingir que ainda estamos andando com Ele. Em vez disso, devemos caminhar em amizade e comunhão com Deus. Não há espaço para uma vida dupla.

 

Segundo, devemos pagar o preço da amizade deste mundo. Tiago nos diz: "Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus." (Tiago 4:4). Não devemos permitir que a filosofia secular do mundo molde a nossa maneira de pensar e de viver. Se vamos ser discípulos de Jesus, então devemos pagar o preço da amizade deste mundo. Então, ao invés de termos a amizade do mundo, teremos a amizade de Deus.

 

Terceiro, precisamos pagar o preço dos planos que fazemos para nossas próprias vidas. Podemos ter ideias do que queremos fazer, e não há nada de errado ou de mal nisso, mas devemos estar dispostos a desistir de nossos planos quando solicitados pelo Senhor, porque como Jesus disse: "Aquele que ama a sua vida, a perderá." (João 12:25).

 

Será que realmente seremos discípulos? Iremos viver a vida cristã da maneira que ela deve ser vivida? Se vamos viver como verdadeiros discípulos, então causaremos impacto neste mundo.

 

Diga Isso!

 

Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? (Lucas 14:28)

 

Você já fez uma compra por impulso? Você já comprou algo que não precisava? Eu já. Minha esposa me pediu para ir ao supermercado para comprar alguns ovos e eu vim para casa com muitas sacolas, cheias de outras coisas. Por que? Porque eu estava com fome quando fui à loja e, como resultado, comprei algumas coisas por impulso.

Muitos de nós têm agido impulsivamente na vida. No entanto, Jesus não quer que o seguimos por impulso. Ele quer que façamos isso com comprometimento de corpo e alma.

Encontramos isso ilustrado em Lucas 9, quando alguém se aproximou de Jesus e disse: "Eu te seguirei por onde quer que fores" (v. 57). Imaginamos que, em resposta a tal declaração, Jesus se voltaria para os discípulos e diria: "Vocês ouviram isso? Este é o tipo de atitude que eu procuro." Mas Jesus não disse isso. Jesus nem mesmo disse, "Venha! Quanto mais, melhor!" Em vez disso, Jesus respondeu: "As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça" (v. 58).

O que Jesus estava dizendo? Em essência, foi: "Eu aprecio o sentimento, mas eu quero que você pense sobre isso. Você quer me seguir onde quer que eu vá, mas você sabe para onde eu vou? Agora estou indo para Jerusalém. Vou morrer numa cruz. Você está pronto para me seguir? Você está pronto para pagar o preço? Pense nisso

 

 

 

O que Significa Negar-se a si Mesmo

 

"Jesus dizia a todos: 'Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me [...]'" (Lucas 9:23)

 

O que Jesus quis dizer quando disse: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo..."? A expressão "negar" usada em Lucas 9:23 poderia ser traduzida como "repudiar", "renegar", "perder" ou "ignorar totalmente."

 

Como C. S. Lewis escreveu em Cristianismo Puro e Simples: "A verdadeira prova de que estamos na presença de Deus é que nos esquecemos completamente de nós mesmos ou então nos vemos como objetos pequenos e sujos. O melhor é esquecer-nos de nós mesmos."

 

A Bíblia não está ensinando a se auto-odiar. Não está ensinando que devemos ser miseráveis, com aversão às pessoas. Ao contrário, ela nos ensina a nos ver como somos. Você já ama a si mesmo. Então, ao invés de amar a si mesmo, negue a si mesmo e ame a Deus mais do que você ama sua própria vida. Se você der a sua vida a Ele, então Ele dará a Sua vida em troca. Se você perder sua vida, então a encontrará.

 

Assim, quando ouvimos as pessoas dizerem que tentam se encontrar, o que elas realmente precisam fazer é se perder. Precisamos dizer: "Senhor, aqui está minha vida." Isso não é uma coisa miserável a se fazer, é a melhor coisa que se pode fazer. O que Deus lhe dará em troca é infinitamente melhor. Se aprendi alguma coisa a respeito de Deus em meus anos como cristão é que os planos de Deus são melhores que os meus. Portanto, não tenha medo de entregar um futuro desconhecido a um Deus conhecido.

 

 

 

Sem Problemas não há Crescimento Espiritual

 

"Mas ele me disse: 'Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza'. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim." (2 Coríntios 12:9)

Imagine estar entre alguns amigos cristãos e, dentre eles, estar o apóstolo Paulo em pessoa. Desejando compartilhar suas experiências espirituais, talvez alguém dissesse: "Lembro-me que em uma ocasião sentí a presença de Deus. Era muito real para mim." A próxima pessoa talvez dissesse: "Eu lembro de uma vez em que Deus me curou. Ele fez um milagre na minha vida."
 
- E quanto a você, Paulo? Talvez alguém fosse perguntar.
- Bem, eu lembro daquela vez em que fui arrebatado ao céu e vi Deus.
 
Você pode imaginar uma experiência dessas? Quando escreveu aos crentes de Corinto, Paulo falou sobre ter sido arrebatado ao terceiro céu na presença de Deus (veja 2 Coríntios 12:1-4). Mas Paul não estava se exibindo. Ele falava do "espinho na carne", e do "mensageiro de Satanás" que lhe foram dados.
 
Podemos nos perguntar por que o Senhor simplesmente não tira esses problemas de nossa vida? A resposta de Paulo foi: "para que o poder de Cristo repouse em mim" (2 Coríntios 12:9). Quando o inimigo ataca, podem acontecer duas coisas: ou desmoronamos ou nos apegamos com o Senhor ainda mais firmemente. Paulo compreendeu que o espinho na carne tinha a função de mantê-lo dependente de Deus e humilde diante do Senhor.
 
Isso é algo que precisamos sempre lembrar quando olhamos para aqueles que são usados por Deus. Eles podem estar sob um ataque que não podemos ver. Assim, ao invés de invejá-los ou criticá-los, deveríamos orar por eles. Liderança espiritual tem os seus custos. E Paulo sabia disso por experiência própria.

 

Abrindo Espaço para Jesus

 

"E ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria". (Lucas 2:7)

Imagine que é seu aniversário e seus amigos e familiares decidiram preparar-lhe uma grande festa. Não apenas uma simples festa, mas uma mega festa. Todo mundo sabe que a festa é pra você. Há presentes em abundância e o maior bolo do mundo. Seu nome aparece em letreiros luminosos na frente da casa. Suas fotos estão em exposição por toda parte. Canções com o seu nome inundam o ambiente.
 
Só há um pequeno problema: na sua mega festa de aniversário, simplesmente esqueceram de convidá-lo. A princípio, você acha que houve algum engano. Você sabe todos querem que você esteja lá, mas quando se aproxima da festa, a música é tão alta e todo mundo está tão ocupado que ninguém lhe abre a porta, mesmo você insistindo em bater muito. De repente, você percebe que algumas pessoas notaram sua presença e passaram a murmurar entre si, mas logo voltaram às suas conversas, sem parar para permitir que você entre. Elas decidiram simplesmente ignorá-lo, esperando apenas que você se canse de bater e vá embora.
 
O Natal tornou-se assim para a maioria das pessoas hoje em dia. Elas instalam suas luzes, decoram seus pinheiros, escutam suas músicas natalinas, andam de um lado para o outro comprando presentes para amigos e familiares, mas quantas têm realmente tempo para Jesus? Muitas vezes esquecemos de dar o devido espaço para Ele em nossas programações.
 
Neste Natal, você vai dar espaço para as coisas de Deus? Mesmo os cristãos podem se tornar tão ocupados que se esquecem de Jesus. Há espaço em sua vida para Ele?

 

Os Sinais dos Tempos

 

"Quando começarem a acontecer estas coisas, levantem-se e ergam a cabeça, porque estará próxima a redenção de vocês." (Lucas 21:28)

Furacões, tsunamis, terremotos e terrorismo global! Este surto épico de vários desastres naturais nos últimos anos não nos deixa parar de pensar: o que está acontecendo com a Terra?
 
Certamente, sempre houve tragédia e eventos cataclísmicos em nosso mundo, mas atualmente parece que novas crises aparecem logo que outras diminuem.

A Ásia enfrentou os efeitos das inundações do trágico tsunami que dizimou centenas de milhares de vidas. Enquanto nos preparávamos para atender às necessidades das vítimas do tsunami, alguns de nós perguntavam: será que todas estas coisas acontecendo em nosso mundo não são, na verdade, sinais dos tempos? Sinais lembrando-nos que o retorno de Jesus Cristo está próximo?
 
Quando Jesus foi questionado sobre quais seriam os sinais da Sua volta, Ele respondeu: "Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em vários lugares, e acontecimentos terríveis e grandes sinais provenientes do céu." (Lucas 21:11). Jesus indica que os desastres naturais começarão a aumentar em frequência e em intensidade pouco tempo antes do Seu retorno. E é quando essas "dores de parto" começarem a tomar lugar que os cristãos devem saber que sua libertação está próxima (veja Lucas 21:28). 
 
Então o que devemos fazer? Certamente, gostaríamos de ter feito tudo que estivesse ao nosso alcance para salvar as vítimas dessa tragédia nos países asiáticos. Outra coisa que devemos considerar quando vemos estes sinais dos tempos é que precisamos estar preparados espiritualmente.
 
A Bíblia ensina que há uma geração de pessoas que não verá a morte, mas se encontrará com Senhor no que é muitas vezes referido como o arrebatamento da igreja. Poderíamos ser essa geração? O tempo dirá. Mas se eu fosse você, prestaria muita atenção a tudo o que acontece. Você não se arrependerá disso.

 

Não Mais por nós Mesmos

 

"Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês." (1 Coríntios 6:19-20)

Samuel Rutherford disse: "A cruz de Cristo é o fardo mais doce que eu já carreguei. É um fardo tão indispensável para mim como as asas são para um pássaro ou as velas são para um barco que me transporta até o meu porto."
 
Rutherford descobriu aquilo que todos nós deveríamos ter bem claro: Quando você realmente morre para si mesmo, você se encontra. Quando você deixa de lado os seus objetivos pessoais, desejos e ambições, é aí que Deus irá revelar os desejos, ambições e metas dEle para você.
 
Até que estejamos dispostos a dizer "não a minha vontade, mas a tua", não somos verdadeiramente seus discípulos. Até que reconheçamos que tudo o que temos pertence a Jesus, não somos seus discípulos. E não estamos vivendo ainda a vida cristã como ela foi concebida para ser vivida. Temos que decidir quem vai ocupar o trono de nossas vidas.
 
Se somos Seus discípulos, temos que entender que tudo o que temos é propriedade de Jesus, porque nós mesmos somos posse de Jesus. Precisamos ser capazes de dizer: "Senhor, tudo o que tenho é teu. Se quiseres fazer qualquer alteração em minha vida, eu aceito. Se quiseres redirecionar-me, serei obediente, porque quero ser teu discípulo."
 
Jesus quer sentar no trono de nossas vidas, mas não vai competir com ninguém, nem com coisa alguma. Vamos ser verdadeiramente Seus discípulos? Que Deus nos ajude a fazer isso.

 

O que Jesus Pede

 

"Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios..." (2 Timóteo 3:1-2)
 
Quando Jesus disse aos discípulos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me" (Lucas 9:23), Ele estava dizendo a eles (e a nós) que se tentarmos salvar nossas vidas, vamos perdê-las, mas se perdermos nossas vidas pela Sua causa, então a encontraremos. Isso significa que devemos negar a nós mesmos.
 
Claro que isso vai contra a filosofia que permeia os dias de hoje. Afinal, precisamos de amor próprio. Precisamos saber do nosso próprio valor. Precisamos de uma auto-imagem melhor e de mais auto-estima. 
 
Em resumo, somos uma cultura obcecada em si mesma. De acordo com a Bíblia, nosso problema não é a baixa auto-estima ou uma auto-imagem pobre. O problema é que estamos muito preocupados com nós mesmos. A Bíblia não nos ensina que devíamos amar a nós mesmos. Ao contrário, ela ensina que nós amamos a nós mesmos. 
 
Na verdade, a Bíblia diz que esta será uma das características dos últimos dias: "Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus..." (2 Timóteo 3:2-4). Essas coisas são a consequência de amar a nós mesmos ao invés de amar a Deus.
 
Jesus não disse que precisamos amar a nós mesmos. Nós já fazemos isso muito bem. Ele dizia: "Quero que você me ame mais do que a si mesmo. Quero que você me ame mais do que a qualquer um e nada mais." Isto é o que Jesus pediu aos Seus discípulos. E é isso que Ele nos pede.

O que Jesus Pede

 

"Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios..." (2 Timóteo 3:1-2)
 
Quando Jesus disse aos discípulos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me" (Lucas 9:23), Ele estava dizendo a eles (e a nós) que se tentarmos salvar nossas vidas, vamos perdê-las, mas se perdermos nossas vidas pela Sua causa, então a encontraremos. Isso significa que devemos negar a nós mesmos.
 
Claro que isso vai contra a filosofia que permeia os dias de hoje. Afinal, precisamos de amor próprio. Precisamos saber do nosso próprio valor. Precisamos de uma auto-imagem melhor e de mais auto-estima. 
 
Em resumo, somos uma cultura obcecada em si mesma. De acordo com a Bíblia, nosso problema não é a baixa auto-estima ou uma auto-imagem pobre. O problema é que estamos muito preocupados com nós mesmos. A Bíblia não nos ensina que devíamos amar a nós mesmos. Ao contrário, ela ensina que nós amamos a nós mesmos. 
 
Na verdade, a Bíblia diz que esta será uma das características dos últimos dias: "Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus..." (2 Timóteo 3:2-4). Essas coisas são a consequência de amar a nós mesmos ao invés de amar a Deus.
 
Jesus não disse que precisamos amar a nós mesmos. Nós já fazemos isso muito bem. Ele dizia: "Quero que você me ame mais do que a si mesmo. Quero que você me ame mais do que a qualquer um e nada mais." Isto é o que Jesus pediu aos Seus discípulos. E é isso que Ele nos pede.

 

Não Mais por nós Mesmos

 

"Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês." (1 Coríntios 6:19-20)

Samuel Rutherford disse: "A cruz de Cristo é o fardo mais doce que eu já carreguei. É um fardo tão indispensável para mim como as asas são para um pássaro ou as velas são para um barco que me transporta até o meu porto."
 
Rutherford descobriu aquilo que todos nós deveríamos ter bem claro: Quando você realmente morre para si mesmo, você se encontra. Quando você deixa de lado os seus objetivos pessoais, desejos e ambições, é aí que Deus irá revelar os desejos, ambições e metas dEle para você.
 
Até que estejamos dispostos a dizer "não a minha vontade, mas a tua", não somos verdadeiramente seus discípulos. Até que reconheçamos que tudo o que temos pertence a Jesus, não somos seus discípulos. E não estamos vivendo ainda a vida cristã como ela foi concebida para ser vivida. Temos que decidir quem vai ocupar o trono de nossas vidas.
 
Se somos Seus discípulos, temos que entender que tudo o que temos é propriedade de Jesus, porque nós mesmos somos posse de Jesus. Precisamos ser capazes de dizer: "Senhor, tudo o que tenho é teu. Se quiseres fazer qualquer alteração em minha vida, eu aceito. Se quiseres redirecionar-me, serei obediente, porque quero ser teu discípulo."
 
Jesus quer sentar no trono de nossas vidas, mas não vai competir com ninguém, nem com coisa alguma. Vamos ser verdadeiramente Seus discípulos? Que Deus nos ajude a fazer isso.

 

Por que?

 

"Disse Jesus: 'Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele.'" (João 9:3)
 
O furacão que devastou comunidades da costa do golfo dos Estados Unidos foi um dos desastres naturais mais terríveis na história daquele país. Quando esse tipo de coisa acontece, a pergunta que muitas vezes se faz é: "Por que?" Mais especificamente: "Por que Deus permitiu que isto acontecesse?"
 
Os discípulos fizeram a Jesus uma pergunta semelhante em João 9. Depois de ver um homem que tinha nascido cego, os discípulos fizeram uma das grandes perguntas da vida: "Por que?" Eles perguntaram: "Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego?" (v. 2).
 
Mas Jesus rejeitou tal ideia, dizendo: "Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele." (v. 3).
 
Então, por que isso aconteceu com esse homem? Porque há sofrimento e desastres naturais, como o furacão Katrina, que tomou a vida de tantas pessoas? Mais ainda: por que temos guerra, terrorismo, tragédias?
 
Em primeiro lugar, a cegueira desse homem não foi resultado de pecado pessoal dele. Sua cegueira foi o resultado do pecado em geral. Sendo assim, desastres naturais, doenças e sofrimento são o resultado do pecado em geral. Deus disse aos nossos primeiros pais, Adão e Eva, que se comessem do fruto proibido no Jardim do Éden certamente morreriam (Gênesis 2:17). Apesar das advertências de Deus, eles comeram do fruto. Desde então, a morte se espalhou pela raça humana como um incêndio. Mas Deus tem oferecido uma solução para a morte através do Seu Filho Jesus Cristo. Deus nos ama tanto que Ele estendeu Sua mão para nós, enviando Seu próprio filho, Jesus Cristo, para morrer pelos nossos pecados.

 

Os Sinais dos Tempos

 

"Quando começarem a acontecer estas coisas, levantem-se e ergam a cabeça, porque estará próxima a redenção de vocês." (Lucas 21:28)

Furacões, tsunamis, terremotos e terrorismo global! Este surto épico de vários desastres naturais nos últimos anos não nos deixa parar de pensar: o que está acontecendo com a Terra?
 
Certamente, sempre houve tragédia e eventos cataclísmicos em nosso mundo, mas atualmente parece que novas crises aparecem logo que outras diminuem.

A Ásia enfrentou os efeitos das inundações do trágico tsunami que dizimou centenas de milhares de vidas. Enquanto nos preparávamos para atender às necessidades das vítimas do tsunami, alguns de nós perguntavam: será que todas estas coisas acontecendo em nosso mundo não são, na verdade, sinais dos tempos? Sinais lembrando-nos que o retorno de Jesus Cristo está próximo?
 
Quando Jesus foi questionado sobre quais seriam os sinais da Sua volta, Ele respondeu: "Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em vários lugares, e acontecimentos terríveis e grandes sinais provenientes do céu." (Lucas 21:11). Jesus indica que os desastres naturais começarão a aumentar em frequência e em intensidade pouco tempo antes do Seu retorno. E é quando essas "dores de parto" começarem a tomar lugar que os cristãos devem saber que sua libertação está próxima (veja Lucas 21:28). 
 
Então o que devemos fazer? Certamente, gostaríamos de ter feito tudo que estivesse ao nosso alcance para salvar as vítimas dessa tragédia nos países asiáticos. Outra coisa que devemos considerar quando vemos estes sinais dos tempos é que precisamos estar preparados espiritualmente.
 
A Bíblia ensina que há uma geração de pessoas que não verá a morte, mas se encontrará com Senhor no que é muitas vezes referido como o arrebatamento da igreja. Poderíamos ser essa geração? O tempo dirá. Mas se eu fosse você, prestaria muita atenção a tudo o que acontece. Você não se arrependerá disso.

Ordens de Ação

 

"Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". (Mateus 28:19-20)
 
Antes de podermos efetivamente obedecer a ordem de Jesus de "fazer discípulos de todas as nações", é preciso primeiro nos tornarmos seus discípulos. Somente após termos cumprido este pré-requisito estaremos aptos a fazer outros discípulos.
 
No entanto, existem duas coisas importantes a serem observadas. Em primeiro lugar, no idioma original, esta passagem de Mateus 28 não é uma sugestão. É uma ordem dada a cada cristão. É por isso que nós a chamamos de "A Grande Comissão" (grande incumbência), e não de "A Grande Sugestão". É algo que o nosso Comandante Supremo ordenou que fizéssemos. E essas palavras não eram apenas dirigidas aos doze apóstolos, tampouco àqueles que poderíamos classificar hoje como profissionais da fé, ou membros do clero. Essas palavras são dirigidas a todos os seguidores de Jesus. Todos nós temos que cumpri-las.
 
Se eu sou um discípulo de Jesus, então eu tenho que fazer discípulos. E se eu não estou fazendo discípulos, então eu mesmo não tenho sido o discípulo que Ele espera que eu fosse. Deixe-me enfatizar uma coisa: Deus nunca nos pede para fazer algo que Ele próprio não nos capacite a fazer. O chamado de Deus é a mesma coisa que a “habilitação de Deus”. Se Jesus nos ordenou para fazermos discípulos, então podemos ter certeza que Ele nos capacitará para essa tarefa.

 

Sem Culpa

 

"Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus." (Romanos 3:23-24)
 
Alguma vez você já desejou poder mudar o passado e desfazer as coisas que fez? Deus pode fazer isso por você. Ele pode lhe justificar, declará-lo justo, e apagar as marcas, por assim dizer, como se você jamais tivesse feito algo errado.
 
Eu amo o modo como a Bíblia aponta que não temos esperança, que somos impotentes, e que não há nenhuma maneira através da qual possamos ser justos. E então, quando choramos em absoluto desânimo  dizemos "não há um caminho", Jesus diz: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim" (João 14:6). E em vez de apenas nos perdoar, o que seria suficiente, Ele ainda diz: "Afirmo que é como se você nunca tivesse pecado. Colocarei agora em você uma nova natureza. Far-lhe-ei uma pessoa diferente."
 
Somos justificados e redimidos pelo sangue de Cristo (Romanos 3:24-25). A palavra "justificado" significa que algo foi proclamado justo e é como se nunca tivesse acontecido. A palavra "redenção" carrega a idéia de libertação, especialmente no caso em que é pago um preço.
 
Deus pagou um preço por você. Deus fez propiciação. O que isso significa? É uma palavra que carrega a ideia de apaziguamento ou satisfação. Deus está satisfeito com o que Jesus fez no Calvário. Não com o que nós fizemos, em nossas próprias tentativas de agradá-Lo, mas com o que Jesus fez.
 
Quando perguntaram a Mark Twain quais eram, na sua opinião, as duas melhores palavras do dicionário, ele respondeu: "Sem Culpa". E se tomarmos a provisão de Deus, sobre as nossas vidas Ele irá pronunciar: "Sem Culpa!"

 

Nenhum Outro Nome

 

"Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos" (Atos 4:12)
 
Nos tempos conturbados em que vivemos, é tão tentador menosprezar a questão da crença e dizer algo como: "Todos adoramos ao mesmo Deus. Você pode escolher o seu caminho. Eu escolhi o meu. O meu é Cristo, mas se você quer adorar de alguma outra forma, tudo bem." Mas não está tudo bem. E você não pode dizer isso se for um verdadeiro cristão.
 
Você e eu temos que acreditar que Jesus é o único caminho para Deus. Porque dentre todos os gurus, profetas e líderes religiosos que já existiram, nenhum deles era Deus. Portanto, nenhum deles poderia nos colocar em contato com Deus. Mesmo que eles tivessem sido crucificados em uma cruz, isso não teria importância. Jesus, que era Deus, era o único que poderia preencher a lacuna e ele ainda derramou Seu sangue em nosso lugar. O próprio Jesus disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim" (João 14:6). Portanto, para apresentar adequadamente a Sua mensagem, não podemos deixar isso de lado.
 
O apóstolo Pedro transmitiu esta ideia quando disse: "Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos" (Atos 4:12). O apóstolo Paulo disse a mesma coisa: "Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus" (1 Timóteo 2:5).
 
Se eu disser isso às pessoas, talvez elas se ofendam. Mas talvez acreditem. Quem sou eu para editar o evangelho? Quem sou eu para dizer: "Senhor, precisamos atualizar essa coisa toda para o século XXI." Precisamos transmitir a mensagem do evangelho e não mudá-la, nem sequer uma vírgula.

 

Sem Ter Vergonha

 

"Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus." (1Coríntios 1:18)
 
Você tem vergonha do evangelho de Cristo? Eu amo estas palavras do apóstolo Paulo: "Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê..." (Romanos 1:16)
 
Há pessoas hoje que se dedicam às mais perversas causas, arriscando suas vidas por algo em que acreditam. Você está disposto a arriscar sua vida pelo evangelho? Você está mesmo disposto a arriscar "passar vergonha" pelo evangelho? O evangelho é o poder de Deus para a salvação. Há um poder simples e explosivo na mensagem do evangelho.
 
As pessoas me perguntam: "Greg, o que você vai pregar neste ano?" A mesma coisa que preguei no ano anterior. Vou pregar o evangelho. O texto e as ilustrações podem ser diferentes, mas será a mesma mensagem. Eu vou pregar o evangelho. O evangelho é o mesmo para todos, independente de sua idade ou do seu passado. Podemos relatar o evangelho às pessoas de diferentes modos, mas o básico, o essencial, nunca muda: Cristo morreu pelos nossos pecados.
 
Tire tempo para explicar o evangelho de forma adequada e com cuidado. Se isso desanimar alguém, então não há nada que possamos fazer por nós mesmos. Vamos tentar apresentar o evangelho da forma mais amorosa possível. Mas temos que ser honestos. Temos que ser claros. Devemos ser fiéis à mensagem e deixar Deus fazer a Sua vontade. E não devemos ter vergonha disso.

 

 

Falsos Envagelhos

 

 
"Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois, fazendo isso, você salvará tanto a si mesmo quanto aos que o ouvem." (1 Timóteo 4:16)

Não se enganem: o diabo é um mestre manipulador e imitador. Uma de suas táticas mais eficazes é imitar, oferecendo uma versão falsificada suficientemente próxima para ser crível, mas suficientemente longe de ser prejudicial. E ele fez isso com o evangelho. Acredito que muito do que ouvimos hoje, que é oferecido como pregação do evangelho, na verdade é um falso evangelho.
 
É por isso que a Escritura diz que os crentes devem "manejar corretamente a palavra da verdade" (2 Timóteo 2:15). O apóstolo Paulo advertiu contra o afastamento do evangelho, quando escreveu:
 
Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo. Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado! (Gálatas 1:6-8).
 
Um falso evangelho iria lhe dizer que tudo o que você tem a fazer é acreditar, mas não diria que você precisa se arrepender. Um falso evangelho iria lhe dizer: há um céu, mas não lhe avisaria que existe um inferno. Esse não é o verdadeiro evangelho. Pense em arrependimento e fé como duas asas de um avião: você precisa de ambas. Ou pense em arrependimento e fé como duas faces de uma moeda: elas estão conectadas. Acreditar é agarrar-se em alguma coisa. Arrependimento é deixar alguma coisa.
 
Paulo escreveu ao jovem pastor Timóteo e advertiu: "Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois, fazendo isso, você salvará tanto a si mesmo quanto aos que o ouvem" (1 Timóteo 4:16). Precisamos manter tanto a nossa compreensão como a nossa apresentação do evangelho fiéis à Palavra de Deus.

 

O Evangelho em Poucas Palavras

 

"Cristo morreu pelos nossos pecados" (1 Corínthios 15:3)

Qual é a mensagem do evangelho? Afinal, como o evangelho pode ser resumido em poucas palavras? O apóstolo Paulo, que pregou o evangelho por todo o mundo de sua época, escreveu o seguinte:
 
Irmãos, quero lembrar-lhes o evangelho que lhes preguei, o qual vocês receberam e no qual estão firmes. Por meio deste evangelho vocês são salvos, desde que se apeguem firmemente à palavra que lhes preguei; caso contrário, vocês têm crido em vão. Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. (1 Coríntios 15:1-4)
 
É isso aí. Fixe profundamente esse pensamento na sua mente e no seu coração. Em poucas palavras é isso que é o evangelho: Cristo morreu pelos nossos pecados, foi sepultado, e ressuscitou no terceiro dia. Essa é a pedra angular, o fundamento da nossa fé.
 
Alguém certa vez perguntou ao grande pregador britânico C. H. Spurgeon se ele poderia dizer em poucas palavras em que se baseava a sua fé cristã. Spurgeon disse: "Vou dizer em apenas 4 palavras: Cristo morreu por mim."
 
É simples assim: Cristo morreu por mim. Essa é a essência da mensagem do evangelho. Nunca me canso de ouvir o evangelho. Você pode até pensar: "Mas você é um pregador." Eu sei, mas eu ainda amo ouvir o evangelho. Gosto de ouvi-lo, porque há poder em sua mensagem. Ela é explosiva.
 
Apenas proclame-a. Depois ponha-se atrás da mensagem e observe o que Deus fará.

A Grande Boa Notícia

 

"Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores." (Romanos 5:8)

O que é o evangelho? Você consegue definir essa palavra? Que elementos devem estar presentes numa mensagem para que ela seja considerada como evangelho? Você pode dizer: "Vou deixar os detalhes para os pregadores e teólogos. Tudo o que sei é que estou salvo e vou para o céu. E esta é toda a religiosidade que preciso."
 
Precisamos saber o que o evangelho é por duas razões muito importantes. Em primeiro lugar, queremos estar certos de ter ouvido e respondido ao verdadeiro evangelho, para não construirmos nossa fé sobre uma base falsa. Em segundo lugar, Jesus ordenou a cada um de Seus filhos - a cada um de nós - para ir para o mundo todo e pregar o evangelho. Se vamos anunciar o evangelho, é melhor saber o que ele é.
 
A palavra "evangelho" significa "boa notícia". Nós já sabemos a má notícia: estamos separados de um Deus santo pelos nossos pecados. Não há nada que nós possamos fazer por nós mesmos para alcançar o Seu justo padrão de perfeição.
 
Acredito que uma das razões pela qual este cenário nos é dado nas Escrituras equivale a quando um joalheiro exibe um belo diamante contra um veludo escuro. Podemos apreciar melhor a beleza das jóias contra um fundo escuro.
 
Portanto, Deus nos mostra o fundo escuro do nosso pecado e nos dá a má notícia. E depois, no meio desta má notícia, Ele nos dá a boa notícia. O apóstolo Paulo escreveu: "Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores" (Romanos 5:8).
 
Deus, em Seu grande amor, enviou Seu próprio Filho para descer do céu e morrer na cruz em nosso lugar. Isso é o evangelho. Essa é a grande boa notícia!

 

Nosso Dever em Discipular

 

"Então, Jesus aproximou-se deles e disse: 'Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo [...]'" (Mateus 28:18-19)

Quando me tornei cristão, não estava realmente certo do que fazer a partir daquele momento. Tinha 17 anos e estava no ensino médio. Ninguém me disse que eu precisava ler a Bíblia, que deveria orar ou ir à igreja. Ninguém me deu nada para ler, nem mesmo uma Bíblia.
 
Então, durante alguns dias, eu estava em uma espécie de "terra de ninguém" espiritual. Realmente não me sentia confortável com meus velhos amigos, com os quais costumava sair, mas também não me sentia confortável com os cristãos. Um dos motivos foi que eu mal podia entender do que eles estavam falando, sobretudo quando falavam entre si de maneira enigmática, num tipo de idioma “cristianês”.
 
Felizmente, um jovem chamado Mark colocou-me debaixo de suas asas. Convidou-me para ir à igreja com ele e começou a me ajudar a crescer espiritualmente. Ele me ensinou como ler a Bíblia e orava comigo. Foi o primeiro cristão que conheci de fato. Ele serviu de modelo para mim, pra que eu fosse um seguidor de Jesus como deveria ser. Ele não era um estudioso da Bíblia, mas era um verdadeiro crente. Ele teve influência na minha vida e me colocou no caminho do crescimento espiritual. Em resumo, o que Mark fez foi me discipular.
 
O que ele fez para mim é o que precisamos fazer para os outros. Não apenas procurar conquistar homens e mulheres para Jesus Cristo, mas também discipulá-los. Qualquer coisa menos do que isso está aquém da Grande Comissão (Mt. 28:19-20).

 

A Solução para o Pecado

 

"Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos." (Romanos 5:19)
 
Você alguma vez já se perguntou de onde veio o pecado? Será que o próprio Deus o criou, ou Ele simplesmente o permitiu? De um jeito ou de outro, por que?
 
Primeiro, vamos reconhecer que o próprio Deus não pecou, nem pode ser responsabilizado pelo pecado. A Bíblia nos diz que Deus não pode ser tentado pelo mal. Culpar a Deus e ficar com raiva dEle por causa da entrada do pecado no mundo é atacar Seu caráter. O que aconteceu então? Deus, em Sua justiça, sabedoria, bondade e amor, permitiu que o pecado entrasse na raça humana. Não tenho conhecimento completo do porquê, mas sei que Ele permitiu isso. Nós trouxemos o pecado. A Bíblia ensina que o homem foi quem originalmente pecou, assim como os anjos, deliberada e voluntariamente.
 
Adão trouxe o pecado ao mundo. Através de um homem o pecado entrou no mundo (Romanos 5:12). Mas não vamos nos precipitar e culpar Adão por isso. Vamos reconhecer que, independentemente do pecado de Adão, também pecamos voluntariamente. Suponha que Adão nunca tenha pecado e que você tenha nascido sem pecado, com a capacidade de escolher. Agora a minha pergunta para você é: Você já pecou? Sim. Você pecou voluntariamente, assim como eu. Temos feito essa escolha muitas e muitas vezes. Cada um de nós tem, propositadamente, escolhido o pecado.
 
Deus não iniciou o pecado. Deus não enviou o pecado. Mas Ele nos deu a capacidade para escolher com liberdade. Então Deus permitiu o pecado, mas também tomou uma providência contra ele. Nós trouxemos o problema. Ele providenciou uma maneira de removê-lo e erradicá-lo.
 
O apóstolo Paulo escreveu: "por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos." (Romanos 5:19). Paulo está falando, é claro, de Jesus. Jesus Cristo é a solução de Deus para o nosso pecado.
 
Nós criamos o problema. Deus ofereceu a solução.

 

Encontrando o Perdão

Posted: 23 Nov 2011 06:01 PM PST

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça." (1 João 1:9)

Soube de um homem que não era bom nadador. Ele foi até um estaleiro e perguntou a um pescador: "Por favor, amigo. Se eu cair nessa água, irei me afogar?" O pescador disse: "Não. Cair na água não afoga ninguém. Ficar sob ela é que irá afogá-lo."

Você pode tropeçar e cair espiritualmente, mas você não tem que ficar sob a água. Você não tem que ficar sob o controle do pecado. Você pode ficar livre dele, ser perdoado.

Como você encontra o perdão? Lembre-se das palavras de 1 João 1:9: "Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda injustiça." Essa é uma promessa maravilhosa.

O que a palavra "confessar" significa? Uma tradução mais literal da palavra seria "concordar com Deus." Se você concordar com Deus sobre seu pecado, Ele é fiel e justo para perdoá-lo. Como Deus olha para o pecado? É abominável e ofensivo a ele. É assim que olhamos para o nosso pecado quando o confessamos?

Muitos irão simplesmente reconhecer seu pecado, acreditando que assim ele é confessado. Mas a confissão é ver o pecado como Deus o vê, e por ele sentir tristeza. Tristeza suficiente para mudar. A Bíblia diz: "A tristeza segundo Deus produz arrependimento" (2 Coríntios 7:9). Portanto, isso significa que podemos dizer: "Senhor, eu percebo o que é isso. Eu sinto muito. Ajuda-me." Agora chegamos a algum lugar. Se você confessar o seu pecado, vê-lo como Deus o vê, arrepender-se por ele, e desviar-se dele, então Ele é fiel e justo para perdoar os seus pecados e purifica-lo de toda injustiça. Não fique sob esse oceano de pecado! Agarre a salvação pelo perdão de Jesus Cristo.

 

Uma Consciência Culpada

 

"Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados" (Atos 3:19)

Muitas pessoas hoje em dia sentem-se culpadas por uma simples razão: elas são culpadas. A Bíblia diz que somos todos culpados diante de um Deus santo. E todo o aconselhamento psicológico do mundo não pode aliviar uma consciência culpada. Podemos fingir que não estamos nem aí ou até encontrarmos alguém para colocar a culpa pelos nossos problemas, mas a única maneira efetiva de remover a culpa é chegar-se à raiz do problema, que claramente é o pecado.
 
Há um monte de pessoas hoje em dia com a consciência culpada. Arthur Conan Doyle (autor das histórias de Sherlock Holmes) descobriu isso de uma maneira bem peculiar. Um dia ele decidiu fazer uma brincadeira com 12 de seus amigos. Enviou-lhes uma mensagem que dizia: "Fuja depressa. Foi tudo descoberto." Dentro de 24 horas, todos os seus 12 amigos haviam deixado o país. Isto é que é ter uma consciência culpada. Foi apenas uma brincadeira. Nada fora realmente descoberto, mas essas pessoas se sentiam tão culpadas de algo que saíram do país o mais rápido que puderam.
 
A culpa, no entanto, pode atuar como um sistema de alerta de Deus para nos previnir contra algum problema. Quando estou prestes a fazer algo errado, a culpa me cutuca e diz: "Pare! Sinal vermelho! Não prossiga! Isso é ruim." A culpa está lá para nos lembrar que estamos passando dos limites e que não devemos ir adiante.
 
- Você tem uma consciência culpada? Talvez Deus esteja tentando lhe dizer algo. Talvez você deva prestar mais atenção à sua consciência. E então você poderá ser tranquilizado pela presença do Senhor.

 

Perfeição Absoluta

 

"Nós o proclamamos, advertindo e ensinando a cada um com toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo." (Colossenses 1:28)

Deus está procurando a perfeição! Sim, a perfeição absoluta e sem defeitos. Jesus disse: "Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês" (Mateus 5:48). Mas quem entre nós pode pretender ser perfeito? Ninguém.
 
O apóstolo Paulo nos lembrou que não há ninguém que seja justo, nem que faça o bem (Romanos 3:10-12). Somos todos julgados por um Deus santo, não importa o quanto sejamos bons. Algumas pessoas lutam contra isso. O que isso significa? O que a bíblia está dizendo?
 
Vamos entender o contexto do que diz Paulo. Ele não está dizendo que não há gente boa por aí, gente que faça coisas boas. Ele está falando sobre nossa bondade diante de Deus. Eu acho que existem pessoas boas neste mundo. Acho que existem pessoas boas que não são crentes. Mas a questão é: existem pessoas boas o suficiente para agradar a Deus com a sua bondade? Boas o suficiente para atender aos padrões de Deus? A resposta é não, definitivamente.
 
Esta é a má notícia: seu coração é mau. Você está separado de Deus. Todos pecamos por ignorância, mas também intencionalmente e deliberadamente. A boa notícia é que quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós (Romanos 5:8). Ele foi para o Calvário, levou consigo todo o peso dos nossos pecados, e pagou esse preço. O Cordeiro de Deus, perfeito e sem defeito algum, pagou nosso preço e através dEle podemos ser apresentados a Deus também perfeitos.

 

Não Podemos Resistir a nós Mesmos

 

"[...] não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer." (Romanos 3:12)
 
Alguns anos atrás, ouvi ruídos familiares vindos do quarto do meu filho. Vi uma luz azul também familiar - ele jogava vídeo game, quando deveria ir dormir. Ele olhou para mim com uma expressão de culpa e deixou escapar: "Mas pai, eu não pude resistir!" Eu pensei: "Isso se parece com a teologia".
 
Afinal, esse é o problema de todos nós: não podemos resistir a nós mesmos. Está em nossa natureza fazer a coisa errada. Esse é o problema da humanidade, e esse problema se chama pecado.
 
O que a Bíblia diz sobre o pecado:
"Como está escrito: Não há nenhum justo, nem um sequer;não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer" (Romanos 3:10-12).
 
Veja: nós herdamos essa natureza pecaminosa de Adão. Meus pecados não me fazem um pecador. Eles são apenas a evidência de que eu já sou um. Eu não sou pecador porque peco. Eu peco porque sou pecador.
 
Oswald Chambers disse: "O pecado não é uma fraqueza. Não é uma doença. É uma rebelião contra Deus. E a magnitude dessa rebelião é expressa pelo Calvário." Se você quiser ver como seus pecados são horrendos e maus, olhe para o que Deus teve que fazer com Jesus para resgatar você. O sofrimento de Jesus na cruz foi a punição pelos nossos pecados.
 
Dê hoje Graças a Deus que por causa do Seu grande amor por nós e do Seu grande sacrifício, mesmo com nossa natureza pecaminosa podemos cumprir o Seu plano para nós e trazer-Lhe a glória.

 

Para a Glória de Deus

 

"Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus." (1 Coríntios 10:31)
 
Li que 50% dos cristãos evangélicos acreditam que a felicidade e a realização pessoal são o propósito da vida. Em outras palavras, eles acreditam que Deus os colocou na Terra para que pudessem ser felizes e ter realização pessoal. Mas não é isso o que a Bíblia ensina. Muitas e muitas vezes a Bíblia nos ensina que fomos criados para dar glória a Deus.
 
O profeta Isaías disse: "Todo o que é chamado pelo meu nome, a quem criei para a minha glória, a quem formei e fiz." (Isaías 43:7). Nós fomos criados para dar glória a Deus. Portanto, devemos glorificá-Lo em tudo o que fazemos com nossas vidas, como o apóstolo Paulo nos lembra: "A fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória." (Efésios 1:12).
 
Paulo também nos diz: "Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus." (1 Coríntios 10:31). Ele diz também: "Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês." (1 Coríntios 6:20).
 
Fomos criados para glorificar a Deus. Portanto, deveríamos refletir um pouco a respeito disso e perguntar: "Como posso glorificar a Deus? Tenho buscado a vontade de Deus para minha vida? Tenho andado da maneira que Ele quer que eu ande? Tenho feito o que Ele quer que eu faça?" É nesse compromisso de Lhe dar glória que a nossa vida encontra o propósito, o significado e a felicidade que procuramos.

Uma Verdade Simples

 

"Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras; foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras" (1 Coríntios 15:3-4)
 
Certa vez alguém perguntou ao grande pregador britânico C. H. Spurgeon se ele poderia, em poucas palavras, descrever sua fé Cristã. Ele disse: "Sim. Posso descrevê-la em 4 palavras: Jesus morreu por mim." Isso é, simplesmente, o mais importante.
 
Em poucas palavras, o Evangelho pode ser descrito como o fato que Jesus Cristo morreu por nossos pecados, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia. Isso é a pedra angular. Então, quando você estiver compartilhando o Evangelho, lembre seus ouvintes de que Jesus morreu por eles. Ele derramou sangue por eles.
 
O apóstolo Paulo era uma pessoa brilhante, conhecida por suas grandes habilidades de oratória. Ele era conhecido por sua compreensão de culturas e línguas. E se houve alguém que podia convencer alguém intelectualmente sobre a veracidade de algo, esse alguém era Paulo. No entanto, isto é o que ele disse quando começou a pregar o Evangelho: "Eu mesmo, irmãos, quando estive entre vocês, não fui com discurso eloquente nem com muita sabedoria para lhes proclamar o mistério de Deus. Pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado." (1 Coríntios 2:1-2)
 
Ele disse também: "Pois Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho, não com palavras de sabedoria humana, para que a cruz de Cristo não seja esvaziada. Cristo, Sabedoria e Poder de Deus." (1 Coríntios 1:17)
 
Nós podemos na verdade atrapalhar a mensagem do Evangelho se a complicarmos. É essa mensagem simples, mas profunda e poderosa, que pode mudar vidas. Ela mudou a sua e a minha.

 

Toda a Verdade

 

"Porque se a mensagem transmitida por anjos provou a sua firmeza, e toda transgressão e desobediência recebeu a devida punição, como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação [...]?" (Hebreus 2: 2-3)
 
Um médico uma vez chamou um de seus pacientes até seu consultório e disse: "Tenho boas e más notícias."

O paciente perguntou: "Qual é a boa notícia?"

O médico respondeu: "Você tem apenas três semanas de vida."

"Essa é a boa notícia? Então qual é a má?", perguntou o paciente.

"Eu devia ter lhe dito isso duas semanas atrás. Esqueci. Sinto muito."

Como as pessoas podem apreciar a boa notícia do amor de Deus e do perdão em Jesus Cristo se não entenderem as más notícias sobre o pecado e o julgamento? Algumas pessoas apresentam o evangelho como se Jesus fosse algum tipo de aditivo na vida: "Aceite Jesus e seus dentes ficarão mais brancos, sua roupa ficará mais limpa e sua vida será melhor. Tudo vai ser ótimo". Existem algumas verdades nisso. É verdade que Jesus fará algumas dessas coisas.

Mas o problema está na pessoa que diz: "Você sabe de uma coisa? Você era uma pessoa miserável, mas percebo que a fé em Jesus lhe fez uma pessoa mais feliz, e estou contente por você ter encontrado Deus. Mas eu não sou tão miserável com você era e estou muito feliz com as coisas como estão."

Veja. Não se trata apenas de estar mais ou menos feliz, mais ou menos realizado. Trata-se de um julgamento ao qual você certamente deverá se submeter se rejeitar a oferta do perdão de Deus através de Jesus Cristo. Trata-se de não ir para o inferno. Não queremos dizer estas coisas, porque podem ser ofensivas. Sim, podem, mas só serão ofensivas o suficiente para alguém começar a pensar sobre sua vida.

Se não transmitimos toda a verdade do evangelho, então não proclamamos o evangelho. Tratam-se de boas e más notícias. Antes de podermos apreciar a boa notícia sobre o perdão, precisamos conhecer a má notícia sobre o julgamento.

 

À Sua Imagem

 

"Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." (Gênesis 1:27)

Você pode dizer que o auge da obra de Deus foi a criação dos seres humanos. Nós como seres humanos nos distinguimos de todo o resto da criação de Deus, porque fomos os únicos criados à imagem do próprio Deus. Ele nos criou, tanto os homens como as mulheres, para sermos mais semelhantes a Ele do que qualquer coisa que Ele já tenha feito.
 
Mas o que a Bíblia quer dizer quando diz que o homem é criado à imagem de Deus? Isto quer dizer que quando chegarmos ao paraíso vamos descobrir que Deus se parece conosco? Não. Pelo contrário, há outras dimensões no que diz respeito a sermos feitos à imagem de Deus.
 
Primeiro, temos dentro de nós um conhecimento intrínseco que há mais vida do que a simples existência. Há uma dimensão espiritual. Deus colocou o anseio pela eternidade em nossos corações (ver Eclesiastes 3:11).
 
Em segundo lugar, temos o senso da moralidade, daquilo que é certo e errado. O apóstolo Paulo nos diz que mesmo os não crentes têm a obra da lei escrita em seus corações e suas consciências dão testemunho ora acusando-os, ora defendendo-os. (ver Romanos 2:14-15).
 
Também fomos feitos à imagem de Deus porque temos a capacidade de raciocinar e pensar logicamente, ou de forma abstrata.
 
Mas talvez o aspecto mais significativo de sermos feitos à imagem de Deus seja a nossa capacidade de criar. Podemos criar sinfonias. Podemos criar incríveis dispositivos tecnológicos. Podemos fazer tantas coisas incríveis porque é assim que Deus nos criou. Agradeça a Deus hoje que você foi criado à Sua imagem!

Prontos com Razão

 

"Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês. Contudo, façam isso com mansidão e respeito... " (1 Pedro 3:15-16)

A Bíblia é um livro espiritual. É também um livro de lógica, e a fé cristã é uma fé lógica. Claramente haverá um momento na vida de cada pessoa onde ela dará um passo de fé, mas há um desdobramento lógico para as verdades que são encontradas na Bíblia. Elas se encaixam. Elas fazem sentido. E quanto mais você as entende, mais você vê que as outras filosofias do mundo realmente não fazem sentido.
 
Precisamos reconhecer que quando buscamos compartilhar o evangelho com as pessoas elas frequentemente querem que vejamos as supostas razões pelas quais não se voltam para Cristo ou trazem à tona a grande questão que tem lhes incomodado.
 
Precisamos saber o que as Escrituras ensinam. A Bíblia nos diz que, como crentes, devemos sempre estar prontos para responder a razão da esperança que temos (ver 1 Pedro 3:15). A frase usada para "responder" neste versículo é fascinante, porque vem da palavra grega, apologia, da qual nós temos a palavra derivada: apologética. Esta palavra significa dar uma defesa verbal a qualquer um que nos pede uma explicação lógica.
 
No entanto, devemos fazer isso com mansidão e respeito, mantendo a consciência limpa, de modo que aqueles que falam mal contra nosso bom comportamento em Cristo serão envergonhados por suas calúnias. Devemos ter respostas, mas devemos dá-las com mansidão e respeito, não com arrogância. Não com uma postura de "sabe-tudo", mas com humildade.

 

Amor Eterno do Criador

 

"Eu a amei com amor eterno; com amor leal a atrai." (Jeremias 31:3)

Deus não nos criou porque era um cara solitário. Não se espante, mas Deus poderia existir muito bem sem a humanidade. O “X” da questão é que Deus independe da humanidade. Em outras palavras: Deus não precisa de nós, ou do restante da Sua criação, para nada. O apóstolo Paulo explicou isto quando fez a declaração:
 
"O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas. Ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas." (Atos 17:24-25)
 
Deus não precisa de mim nem de você. Ele não depende de qualquer um de nós. Em vez disso, Ele nos diz: "Eu a amei [Israel] com amor eterno; com amor leal a atrai" (Jeremias 31:3).
 
Então, lembre-se sempre disso: Deus não criou a humanidade porque precisava fazê-lo, mas simplesmente porque Ele escolheu. Ele escolheu nos fazer. Ele escolheu nos amar.
 
Então devemos louvar ao nosso Criador e ter gratidão pelo Seu amor eterno.

 

Encontrando Satisfação

 

"porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro." (Filipenses 1:21)

Não é verdade que Deus precisa de nós, mas é verdade que Ele quer ter comunhão conosco e nos ama. Deus é intensamente interessado em nossas vidas. Os pensamentos de Deus para conosco são inúmeros (veja Salmos 40:5, Salmos 139:17-18). Ele nos ama profunda e carinhosamente, além da nossa compreensão.
 
O profeta Jeremias nos diz: "'Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.'" (Jeremias 29:11). Deus pensa em você o tempo todo. Ele ama você, tem um plano e um propósito para sua vida.
 
Se cumprirmos o objetivo principal para o qual Deus nos criou, "de quebra" encontraremos o que a maioria de nós procura na vida: felicidade, satisfação e propósito. Encontramos essas coisas não buscando elas, mas buscando ao Deus que nos criou (ver Mateus 6:33). Conforme entramos em harmonia com o propósito de Deus para nós, todo o resto vai para os eixos.
 
É por isso que tantas pessoas que buscam felicidade ou satisfação, que tentam se encontrar, ainda vivem vidas fúteis e vazias. Elas não descobriram a razão pela qual Deus as colocou neste mundo: para conhecê-Lo e andar com Ele. Quando percebemos que Deus nos criou e começamos a tentar cumprir Seu propósito, então começamos a experimentar uma alegria e satisfação no Senhor que nunca tivemos antes.
 
Eu lhe pergunto, você está cumprindo a finalidade para a qual Deus o criou? O apóstolo Paulo resumiu o que sua vida era em termos do que deveria ser o lema para todos os cristãos: "Para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro" (Filipenses 1:21). Esse é o meu propósito na vida. É também o seu?

O Essencial do Evangelismo

 

"'Não é a minha palavra como o fogo', pergunta o Senhor, 'e como um martelo que despedaça a rocha?'" (Jeremias 23:29)

Billy Graham disse certa vez: "Muitas vezes em meu ministério usei um versículo da Bíblia num sermão sem querer e depois alguém veio me contar que foi este o versículo que o Espírito Santo usou para trazer-lhe a convicção da fé."
 
Conhecer a Palavra de Deus é essencial para todas as pessoas que querem levar outros a Jesus Cristo. Qualquer pessoa que compartilhe o evangelho precisa usar a Palavra de Deus.

Quando Felipe encontrou o etíope no deserto, a Bíblia nos diz: "Então Filipe, começando com aquela passagem da Escritura, anunciou-lhe as boas novas de Jesus" (Atos 8:35). E se Felipe não tivesse estudado as Escrituras até o momento em que o etíope procurava por respostas? Ele teria sido obrigado a dizer: "Eu não sei... Essa é uma boa pergunta... Humm, eu posso voltar outro dia?" Felizmente, Felipe estava bem familiarizado com aquilo que as Escrituras ensinam.
 
É por isso que 2 Timóteo 2:15 nos diz: "Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a palavra da verdade." Isto não quer dizer que temos que ter uma resposta para cada pergunta que nos fazem. Quer dizer apenas que precisamos estudar e nos preparar da melhor forma possível. E quando não tivermos a resposta, devemos voltar às páginas das Escrituras para encontrá-la e para estarmos prontos na próxima vez que alguém nos perguntar.

 

 

Uma Escolha Ruim

 

"Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada!" (Isaías 14:12)

"De onde é que o diabo veio?" é uma pergunta que como pastor tenho ouvido muitas vezes. Ou, às vezes a pergunta é formulada da seguinte maneira: "Como pode um Deus de amor criar alguém tão horrível como o diabo?" Nós simplesmente não podemos compreender por que Deus faria tal criatura.
 
Antes de mais nada, deixe-me dizer que Deus não criou alguém tão horrível como o diabo. O diabo tornou-se desta forma. Ele fez uma escolha voluntária que o transformou em quem ele é hoje: um inteligente e perverso ser espiritual voltado para a destruição da humanidade.
 
Na verdade, acho que é interessante ler no primeiro capítulo de Gênesis que Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom (ver Gênesis 1:31). Então, aparentemente até esse ponto, todos os anjos ainda estavam sob o comando de Deus. Não havia rebelião.
 
Mas aí, em Gênesis 3, vemos a serpente ou Satanás tentando Eva. Algo drástico aconteceu entre Gênesis 1 e Gênesis 3. Desta vez o anjo de alta patente e bela aparência, conhecido como Lúcifer, rebelou-se contra Deus. Veja, Lúcifer não estava satisfeito com adoração a Deus. Ele queria ser adorado. Assim, ele perdeu sua forma, sua posição exaltada no céu. Lúcifer, a propósito, significa "filho da alvorada", como ele era. Mas Satanás significa "acusador", como ele é. Assim, Lúcifer tornou-se Satanás quando caiu.
 
Ele morava com Deus no paraíso, mas por causa de sua má escolha, seu destino é um abismo sem fim e um lago de fogo e enxofre para sempre.

 

Um Bom Corredor

 

"Elias dirigiu-se ao povo e disse: "Até quando vocês vão oscilar entre duas opiniões? Se o Senhor é Deus, sigam-no; mas, se Baal é Deus, sigam-no". O povo, porém, nada respondeu." (1 Reis 18:21)
 
À luz da imoralidade desenfreada, do terrorismo e da violência generalizada que a América experimenta, seria fácil dizer que não há esperança para a América hoje. Suspeitamos que a vida só ficará pior. Como indivíduos, certamente nada que possamos fazer mudaria as coisas ou faria qualquer diferença.
 
Quero que você saiba que isso definitivamente não é verdade. Se olharmos para a história de Israel, veremos como a história norte-americana é, muitas vezes, paralela a deles. Deus estabeleceu a nação de Israel. Ele reinou sobre ela. Apesar das tentativas dos revisionistas reescreverem a história estadunidense, os pais fundadores dos EUA estabeleceram sua nação em princípios bíblicos, e o Senhor os abençoou à medida que os anos passaram.
 
Em meio à idolatria, à maldade, e à imoralidade de Israel, estimuladas pelo ímpio rei Acabe e pela rainha Jezabel, Deus decidiu intervir. O Senhor decidiu erguer um de seus homens. Ele já tinha feito isso antes. O homem que Deus enviou para a liberação de Israel foi Elias. Seu próprio nome, que significa "Meu Deus é Jeová" ou "O Senhor é meu Deus", resumia seu propósito. Na verdade, o nome de Elias era uma repreensão ao rei e à rainha de Israel. Seu nome essencialmente dizia "Seu [falso] deus pode ser Baal ou Aserá, mas meu Deus é o Senhor."
 
Deus interveio na história da nação de Israel e a transformou. Periodicamente Ele trazia um grande avivamento a eles. Podemos esperar e orar para que Ele faça o mesmo por nós. Ao olharmos para as condições nas quais Elias surgiu em Israel, veremos que elas são muito semelhantes às nossas. Um homem que corre bem a corrida espiritual, de fato, faz a diferença.
 
 

Os Fracos e Disponíveis

 

"O Senhor estava com Samuel enquanto este crescia, e fazia com que todas as suas palavras se cumprissem." (1 Samuel 3:19)

Como cristãos que já assumiram um compromisso com o Senhor, devemos estar sempre disponíveis para sermos usados por Deus. Deveríamos dizer: "- Senhor, usa-me, seja no meu dia de folga ou não. Não importa se eu esteja na praia, no sítio, numa partida de futebol ou fazendo trilha ecológica. Usa-me! Dispõe de mim! Por favor, chama-me!” Todo cristão deve estar disponível e pronto para ecoar as palavras de Samuel: "- Fala, pois o teu servo está ouvindo" (1 Samuel 3:10).
 
Deus não está olhando para a nossa capacidade, mas sim à procura da nossa disponibilidade. Você pode pensar que Deus usa apenas pessoas talentosas e, por isso, nunca irá lhe usar. Afinal, não há muito que você possa lhe oferecer, não é mesmo? Então deixe-me dizer: Deus está à procura de alguém que simplesmente esteja disponível para agir em Seu nome. Deus não está à procura de pessoas fortes e capacitadas. Ele está à procura de pessoas fracas, porém disponíveis, as quais Ele possa tornar fortes. Isso significa que todas as pessoas são qualificadas para serem usadas por Deus. Isso significa que Deus pode usar você.
 
Você está disponível para ser usado por Deus? Se não está, por que então não se apresenta a Ele e lhe diz que gostaria de ser chamado? Talvez Ele lhe chame antes mesmo que o dia termine.

 

Seguro na Sombra

 

"Protege-me como à menina dos teus olhos; esconde-me à sombra das tuas asas." (Salmos 17:8)

Cristãos "mornos" têm muito de Deus para serem felizes no mundo, mas também têm muitas coisas do mundo que os distraem da felicidade com o Senhor. Eles sabem que o mundo não tem as respostas, mas também não confiam completamente em Deus. É uma terra de ninguém desgraçada. Como Elias deixou claro, repito agora: é hora de sair. É hora de decidir o que você crê.
 
De onde Elias obteve tamanha coragem e ousadia? Elias serviu a um Deus vivo, não a um morto como Baal. Assim como Jó, Elias poderia dizer: "Eu sei que meu Redentor vive."
 
Elias percebeu que ele esteve na presença do Rei mais poderoso de todos, o próprio Deus. Isso se mostrou também verdadeiro quando ele esteve frente a Acabe, pois ele entendia o significado do Salmo 91:01: "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Todo-poderoso descansará." (SBB). Ele não tinha medo de estar diante de Acabe.
 
Você já tentou alguma vez ficar à sombra de alguém? Você precisa ficar muito perto. Precisa fazer exatamente o que esse alguém faz. Se ele se move, você também tem que se mover. Elias ficou na sombra de Deus, não importando onde estivesse. Às vezes nos esquecemos disso. Às vezes pensamos que quando saímos da igreja, de alguma forma saímos da presença de Deus. A verdade é que não importa aonde vamos, Deus está conosco.
 
Quando você está na presença de Deus, você não se curvará a homem algum. Provérbios 28:1 diz: "[...] os justos são corajosos como um leão". Elias foi ousado porque sabia de que estava sempre na presença de Deus. Ele parece ter sido o único a fazer isso naquela época.

 

Cristãos Disfarçados

 

"Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos". (Marcos 8:38)

Quando Elias encontrou o servo do rei, Obadias, depois de 3 anos de férias, Elias estava pronto.

Obadias, no entanto, não. A Escritura nos diz que ele "temia muito ao Senhor" (1 Reis 18:3). Também lemos que, quando Jezabel estava matando os profetas, Obadias escondeu cem deles (v.13). Mas mesmo sendo ele um crente, parecia faltar nele a espinha dorsal; caso contrário ele não teria servido na corte de Acabe. Ele servira ao rei mais perverso da história de Israel.

Obadias tinha ouvido e visto grandes atrocidades contra os servos de Deus, mas ele ainda não havia falado por medo de perder sua posição ou sua cabeça. O testemunho de Obadias foi tão fraco que ele em nada impediu as atrocidades de Acabe. Em alguns aspectos, ele era cúmplice de Acabe e Jezabel em seus maus caminhos.

Lembre-se, o nosso silêncio pode implicar consentimento e apoio às ações para as quais realmente nos opomos. Se você ver algo errado e não falar, outros podem interpretar seu silêncio como uma aprovação. Pense em como Elias obedeceu instantaneamente e declarou com firmeza a vontade de Deus. Esse é o caminho que você precisa tomar.

Precisamos de mais Elias e menos Obadias. Os Obadias podem acreditar, pois eles temem ao Senhor, mas não defendem o que é certo. Estão com medo da perseguição. Não querem ser ridicularizados, têm medo da rejeição. Então eles tentam voar sob o radar - "cristãos disfarçados". Precisamos de mais pessoas que apoiem o Senhor da mesma forma que Elias.

 

 

Uma Mudança de Direção

 

“E ele fez o que o Senhor lhe tinha dito. Foi para o riacho de Querite, manhã e de tarde, e ele bebia água do riacho. Algum tempo depois, o riacho secou-se por falta de chuva.” (1 Reis 17:5-7)

Depois que Elias entregou sua mensagem poderosa para Acabe e Jezabel, o Senhor lhe disse para sair de cena, para cair na obscuridade. Elias deveria desaparecer por um tempo. Deus cuidaria de suas necessidades básicas.

- Essa reviravolta súbita na vida de Elias lhe parece familiar? Talvez as coisas estivessem indo razoavelmente bem na sua vida e, de repente, Deus lhe redireciona totalmente. E isto não faz nenhum sentido naquele momento para você.
 
No caso de Elias, a próxima coisa que ainda lhe aconteceu foi que o riacho que diariamente matava sua sede simplesmente secou, de uma hora para outra.

Talvez isso tenha acontecido com você também. As coisas estavam funcionando a todo vapor e, subitamente, seu marido chega e diz: - "Vou embora! Não quero mais viver com você." Seu companheiro se foi. Seu riacho secou.

Talvez você receba um telefonema do lugar onde trabalha há vinte anos, dizendo: - "Desculpe! Temos que reduzir o quadro de pessoal." O seu riacho secou. O seu mundo acabou. Ou, pelo menos, assim lhe parece...
 
Na verdade, essas coisas podem ser apenas um novo começo. Quando Deus fecha uma porta, Ele abre outra. Como sabemos, Elias estava prestes a descobrir isso. Na verdade, Deus estava só preparando Elias.

Deus estava forjando-o, passo a passo, desafio por desafio. Grandes coisas estavam prestes a acontecer. A próxima fase estava a ponto de começar. É a mesma coisa com você. Quer você tenha que subir às montanhas para ser alimentado por aves, quer o seu riacho seque, quer uma porta seja fechada em sua vida, isso não significa que Deus tenha terminado a Sua obra em você. Você só precisa confiar nEle... Ele pode estar apenas lhe preparando para a fase dois. Ele pode estar apenas lhe lapidando para lhe deixar em forma para algo que está muito além dos seus sonhos.

O Problema da Transigência

 

"Salomão aliou-se ao faraó, rei do Egito, casando-se com a filha dele... " (1 Reis 3:1)
 
A queda e a desilusão de Salomão começou com uma série de transigências, uma delas foi se casar com a filha do Faraó. Ele fez isso porque queria estabelecer uma aliança política. Praticamente, Salomão estava se "unindo" de forma desigual a uma incrédula. Deus disse ao povo judeu para não se casar com outras nações. Esta não era uma questão racial, mas uma questão espiritual. Deus não queria que os israelitas se alinhassem com pessoas adoradoras de falsos deuses. Ele sabia que seus corações se afastariam dEle. O mesmo é verdadeiro para nós cristãos. Você quer disputar esta corrida com alguém que ame ao Senhor como você.
 
Se você é solteiro(a), você deve orar e esperar pelo homem ou pela mulher que Deus lhe mandará. Você pode ter certeza:  Ele não gostaria que você se envolvesse romanticamente com uma pessoa descrente.
 
A Bíblia nos diz: "Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? Que harmonia há entre Cristo e Belial? Que há de comum entre o crente e o descrente?" (2 Coríntios 6:14-15).
 
Na corrida da vida, você quer correr com alguém que está indo na mesma direção que você. E se você é cristão, você e seu(sua) companheiro(a) estarão correndo em direção ao Senhor e ao Seu plano e propósito para suas vidas.
 
Mas Salomão não viveu de acordo com esse princípio. Ele juntou-se a alguém que não compartilhava da mesma fé nem do mesmo Deus. Mais problemas decorreram, e assim sempre será...

 

Quem Você Conhece...

 

"De fato, no devido tempo, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu pelos ímpios" (Romanos 5:6)

Nos anos 1800, em Londres, um menino queria ouvir o grande evangelista americano D. L. Moody, que havia ido à cidade pregar. O menino cruzou a cidade de Londres sem alimentos e sem sapatos adequados, arriscando a própria vida. Após uma longa viagem, ele finalmente chegou à grande igreja onde Moody iria falar.
 
Enquanto se dirigia até a porta, um senhor de idade que trabalhava ali lhe fez uma careta e perguntou: "O que fazes, rapaz?"
 
O menino disse: "Eu estou indo ouvir o grande evangelista D. L. Moody".
 
"Não desse jeito! Você está imundo. Vá embora!"
 
O menino ficou arrasado. Sentou-se na escada, chorando, quando então um carro preto parou em frente da igreja. Dele saiu um homem robusto. Ele avistou o garotinho triste nos degraus e perguntou: "Meu jovem, o que está errado?"
 
O menino respondeu: "Eu vim aqui para ouvir o grande pregador D. L. Moody, mas ele não vai me deixar entrar na igreja."
 
"É mesmo?" o homem disse. "Então apenas me dê sua mão, e eu verei o que posso fazer para ajudá-lo."
 
E então o menino estendeu a sua mão pequena e suja até a mão grande e limpa do homem. O homem levou-o pelo corredor central, passando pelo senhor que não o havia deixado entrar. O grandalhão deixou o menino se sentar em um assento da primeira fila e depois se aproximou do púlpito. O homem em questão, é claro, era D. L. Moody.
 
Aquele garoto, por si só, não poderia entrar na igreja, mas quando segurou a mão de Moody, entrou pela porta da frente. O mesmo acontece conosco, por causa de Jesus. Estamos imundos em nossos pecados, e Ele toma nossas mãos sujas em suas mãos limpas e nos leva à primeira fila dos assentos de seu palácio.

 

Corra Levemente

 

"Vocês não sabem que dentre todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio." (1 Coríntios 9:24)

Em nossa corrida espiritual, se quisermos vencer, temos que saber lidar com o fracasso. Devemos dar a volta por cima. Não podemos cair imersos na culpa. Seremos desqualificados por desistir.

Davi se recuperou. Ele desfrutou bons anos depois de seu fiasco. Apesar de ter também enfrentado as consequências do seu pecado com Bate-Seba, no final Davi deu a volta por cima. Ele era como um corredor que estava deixando todos os outros comendo poeira quando, então, caiu. Você pode até pensar que ele fosse admitir sua derrota, mas Davi se levantou e correu até a linha de chegada.

Se você quiser correr rápido, tem que correr com leveza. Você poderia correr 10 quilometros vestindo cilindros de mergulho? Acredito que não...

Assim, quando corremos a corrida da vida, precisamos parar periodicamente para nos perguntarmos se as coisas diferentes que fazemos são bônus ou ônus. Será que darão velocidade em seu caminho, ou irão lhe atrapalhar? Estão aumentando seu apetite espiritual ou diminuindo-o? Tornam-lhe mais forte ou mais fraco? Se alguma atividade está retardando seu ritmo, diminuindo sua fome de Deus, ou fazendo você ficar mais lento, é hora de se livrar dela. Descarte essas coisas que te puxam para trás e corra do modo mais leve que puder.

Aprendendo a Duras Penas

 

"Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus." (Tiago 4:4)

Uma frase que Salomão usa muitas vezes em Eclesiastes é "debaixo do sol." Quando Salomão usava essa expressão, ele queria se referir a um ponto de vista estritamente humano sobre a vida. Estava querendo dizer que não há satisfação na vida sem Deus. E isso ele próprio teve que aprender de uma maneira bem dura. Depois que começou a se promiscuir com coisas humanas, raramente olhou “acima do sol” para obter respostas. Salomão provou que a tentativa de satisfazer nossas mais profundas necessidades sem Deus nos deixa completamente vazios.
 
E isso se torna irônico se considerarmos a sua história de vida. Salomão fora criado num lar piedoso. Ele era filho do Rei Davi - um homem segundo o coração de Deus. Quando Davi estava em seu leito de morte, chamou Salomão para lembrá-lo do que realmente importa na vida. Ele disse: “E você, meu filho Salomão, reconheça o Deus de seu pai, e sirva-o de todo o coração e espontaneamente..." (1 Crônicas 28:9). 
 
Em outras palavras, Davi disse: "Filho, você não pode viver fora da fé dos seus pais. Você precisa servir a Deus de todo o coração. Precisa comprometer-se completamente com Ele. Essa é a coisa mais importante que eu aprendí na vida."
 
Por um tempo Salomão seguiu as palavras de seu pai. Até que começou a vacilar e a permitir que seu coração se dividisse. Ele tentou amar a Deus e ao mundo. De acordo com as Escrituras, isso não funciona. A Bíblia nos lembra que: "[...] a amizade com o mundo é inimizade com Deus" (Tiago 4:4). Se você quiser ser amigo do mundo, será inimigo de Deus.

Sem Férias Espiritual

 

"Na primavera, época em que os reis saíam para a guerra, Davi enviou para a batalha Joabe com seus oficiais e todo o exército de Israel; e eles derrotaram os amonitas e cercaram Rabá. Mas Davi permaneceu em Jerusalém." (2 Samuel 11:1)

Conforme o tempo passava e a vida seguia, Davi estava indo tão bem que pensou poder relaxar um pouco, tomar um fôlego, descansar. Achou que não tinha que prosseguir com o máximo empenho. Ele ficou desleixado.
Tudo começou com um olhar lascivo e terminou com um escândalo nacional. Embora o pecado tenha durado apenas alguns minutos, suas repercussões duraram o resto de sua vida.
 
Estou falando da história de Davi e Bate-Seba, é claro. Este pecado foi muito devastador para a vida de Davi. Você pode até pensar que ele nunca iria sobreviver à queda que teve em sua vida. Surpreendentemente, ele conseguiu. Apesar de lançar sobre a sua vida uma sombra da qual nunca se recuperou totalmente.
 
Não vamos esquecer como os detalhes são sórdidos. Davi ainda era um homem segundo o coração de Deus. De modo algum isso justifica o que ele fez, mas devemos nos lembrar de Davi era um homem piedoso que cometeu um grande erro. (Que, por sinal, poderia acontecer a qualquer um de nós. Se Davi tinha um potencial de queda no pecado como este, então você e eu podemos cair bem.)
 
Não há férias na batalha espiritual. Eu gostaria que houvesse, gostaria que pudéssemos relaxar por um mês ou algo assim, mas a vida cristã não é um parque de diversões, é um campo de batalha. No momento em que você começa a desacelerar ou relaxar seu controle espiritual, começará a ter sérios problemas.

 

Apenas Peça

 

"Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida." (Tiago 1:5)
 
O propósito da oração não é mover Deus para o nosso caminho. É de nos mover ao Seu caminho. É ir em direção ao que é a Sua vontade. Salomão disse: "eu preciso de sabedoria." Era exatamente isso o que Deus queria que ele pedisse. Assim, o Senhor deu-lhe não só o que ele havia pedido, mas ainda mais.
 
Salomão descobriu que o objetivo da oração é fazer com que sua própria vontade fique alinhada com Deus. Isso é tão importante! Às vezes pensamos que através da oração iremos de alguma forma convencer Deus a fazer o que nós queremos que Ele faça. Eu tenho inclusive ouvido: "Eu estava lutando com Deus em oração." Quem ganhou? Espero que tenha sido Deus. Se você está tentando lutar com Deus, você irá perder de uma forma ou de outra.
 
O que você diria se Deus viesse para você hoje à noite em um sonho e dissesse: "Eu te darei o que você quiser"? Sua resposta será uma indicação real de onde você está espiritualmente, de como você está se saindo na corrida espiritual.
 
Vemos que o coração de Salomão foi correto com Deus, porque ele disse: "Senhor, eu preciso de sabedoria. Estou oprimido com as minhas responsabilidades."
 
Você já se sentiu assim? Você se sente oprimido por suas responsabilidades de pai ou mãe? Talvez você seja o diretor de uma empresa. Ou chefe em um canteiro de obras. Talvez você supervisione outras pessoas em um ministério. Ou você seja um professor em uma sala de aula.
 
Todo mundo chega até você com problemas. Muitas vezes você sente que não poderá lidar com tudo isso. Diga: "Senhor, dai-me sabedoria". Ele o fará.

 

Em Busca do Amor

 

"No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor. Nós amamos porque Ele nos amou primeiro" (1 João 4:18-19)

Há pessoas que acham que Deus está à caça delas. Isso me lembra uma história que ouvi sobre um ladrão que invadiu uma casa. Ele estava no escuro, procurando coisas ao seu redor com uma lanterna. De repente, ouviu uma voz vinda da escuridão, que disse: "Jesus está te observando." O ladrão sentiu um frio na barriga e pensou: "De onde veio isso?"
 
Novamente ele ouviu: "Jesus está te observando!" O ladrão já estava totalmente aterrorizado. Ele foi seguindo o som com sua lanterna, quando deu um suspiro de alívio ao ver um papagaio, em seu poleiro, que novamente falou: "Jesus está te observando!"
 
O ladrão deu gargalhadas. Mas ao olhar para baixo do papagaio, viu um enorme cão Doberman, rangendo os dentes. Em seguida, o papagaio olhou para o Doberman e disse: "Pegue-o, Jesus!"
 
É dessa forma que muitos vêem Deus hoje: Jesus está contra mim. Eles pensam. "Tudo o que deu errado em minha vida é culpa de Deus. Por que Deus permitiu que isso acontecesse?" Isso é uma mentira pregada por Satanás, o qual convence as pessoas a manterem distância de Deus.
 
Eu sei que nós, Cristãos, gostamos de fazer referência ao "dia em que encontrei o Senhor". A verdade é que Ele não estava perdido. Nós estávamos. Com certeza um dia nós descobrimos um Deus que nos amou, mas Deus nos encontrou antes que nós O encontrássemos. Ele nos escolheu antes que nós O escolhêssemos. Jesus nos procurou da mesma forma que um pastor procura uma ovelha perdida.

 

 

Uma Coisa

 

"Uma coisa pedi ao Senhor, é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo." (Salmos 27:4)

Davi tinha uma visão real sobre quem era Deus e pôs o seu coração para segui-lo. No Salmo 57:7, ele escreveu: "Meu coração está firme, ó Deus, meu coração está firme..." Isto significa que o coração de Davi era totalmente focado em quem era Deus. Ele se manteve firme ao que era certo. Ele não era inconstante. Ele era meditativo. Ele era ainda destemido e corajoso.

Paulo fez uma declaração semelhante na carta aos Filipenses: "Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus." (v. 3:13-14)".

Uma coisa. Todo mundo tem uma coisa na sua vida. Eu lhe pergunto: o que é essa coisa para você? Qual é o seu foco na vida? Nosso maior perigo na vida é permitir que coisas urgentes expulsem as importantes; deixarmos de viver por meio de um conjunto claro de prioridades. Davi disse: "Este é o meu coração, é uma coisa minha." Todo mundo vive por alguma coisa. O mais importante é manter nossa coisa mais importante como mais importante.

Deus pode não dar tudo o que você esperava da vida. Então, mais uma vez, Ele pode lhe dar mais. Deixe isso nas mãos dEle e o coloque em primeiro lugar.

 

Como Perder a Corrida Espiritual

 

"Disse Samuel: Você agiu como tolo, desobedecendo ao mandamento que o Senhor seu Deus lhe deu; se você tivesse obedecido, ele teria estabelecido para sempre o seu reinado sobre Israel." (1 Samuel 13:13)

No momento em que colocamos nossa fé em Jesus Cristo, estamos envolvidos em uma corrida espiritual. Um dos mandamentos de qualquer competição é que devemos jogar dento das regras para não sermos desqualificados. Isto é verdade para todas as corridas, especialmente a espiritual.

1 Samuel nos conta a história do rei Saul, um homem que não jogava seguindo regras. Ele começou seu reinado com vitória e terminou com uma derrota humilhante. Ele perdeu seu caráter, seu poder, sua coroa, e no final, sua vida. Tendo como base a vida de Saul, deixe-me compartilhar alguns princípios sobre como perder a corrida espiritual.

Ignore as pequenas coisas. O fracasso de Saul não foi imediato, mas então o orgulho se transformou em inveja e ele ignorou o que Deus tinha claramente lhe dito para fazer. Da mesma forma, não é para escolhermos que partes da Bíblia gostamos e que partes não gostamos. Devemos obedecer a Deus mesmo nas coisas mínimas, porque "pequenos" pecados se transformarão em grandes pecados. Isso certamente aconteceu a Saul.

Nunca assuma responsabilidade por suas ações. Mais de uma, vez Saul culpou outros por suas próprias escolhas erradas (ver 1 Samuel 13:11-12). Saul só queria salvar a si mesmo. Ele esqueceu que Deus sempre sabe a verdade.

Não fique bravo, fique calmo. A animosidade de Saul finalmente o destruiu. Ele ficou com ciúmes quando Deus ungiu e começou a usar Davi, um jovem pastor. Precisamos entender que Deus escolhe quem quiser. Não deixe o ódio te destruir.

Deus lhe deu, assim como a Saul, potencial. Ele lhe deu certos dons e talentos. Cabe a nós corrermos bem a corrida e jogarmos dentro das regras para não sermos desqualificados. Não seja arrogante. Não seja tolo. Isso é desperdiçar a vida.

Deus usa Pessoas Comuns

 

"Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem. Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento." (1 Coríntios 1:25-26)

Um dos homens que Deus usou poderosamente foi D. L. Moody. Moody foi o Billy Graham de sua época. Dwight Moody era um vendedor de sapatos quando se converteu. Pode-se dizer que Moody passou do ramo de venda de solados para o de salvação de almas. Ele era apenas um cara qualquer.
 
Você sabe o que fez Moody apontar na direção certa depois da sua conversão? Um homem foi até ele uma vez e disse: "Moody, o mundo ainda tem que ver o que Deus pode fazer com uma pessoa que está totalmente comprometida com Ele". Moody disse: "Quando ouvi isso, eu disse ao Senhor: 'Eu quero ser essa pessoa.'"
 
Você sabe o que Billy Graham era quando Deus o chamou? Ele era um garoto que vivia numa fazenda na Carolina do Norte. Ele se converteu em uma reunião realizada por um evangelista itinerante. O Jovem Billy Frank, como o chamavam, dedicou sua vida ao Senhor. Quem poderia imaginar o que Deus viria a fazer com aquele jovem?
 
As pessoas mais abençoadas que eu conheço são também as mais pé-no-chão. Deus quer usar pessoas comuns.

 

Destruindo Gigantes

 

"Todos que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos". (1 Samuel 17:47)
 
Todos enfrentamos gigantes em nossas vidas. Em sua vida, você pode enfrentar algo que pareça enorme, algo tão assustador ou tão poderoso que pareça impossível de ser vencido.
 
Davi enfrentou um gigante. Seu nome era Golias. Com a ajuda de Deus, ele o destruiu. Se observarmos com  cuidado a batalha de Davi contra Golias, encontraremos um modelo de 4 passos para destruir nossos próprios gigantes e continuar a corrida espiritual.
 
Lembre-se: a batalha é do Senhor. Davi disse isso a Golias: "[...] a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos" (1 Samuel 17:47). Lembre-se, Cristão, você está do lado vencedor. Deus é mais forte do que o diabo. Seu Deus é mais forte do que qualquer mau hábito, vício, ou problema. O apóstolo João escreveu: "Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo." (1 João 4:4).
 
Ataque! Se você tolerar um gigante, ele tomará conta do seu território. Gigantes são como incêndios florestais. Eles ficam fora de controle e consomem sua vida. É por isso que você não foge dos gigantes. Você os ataca! 1 Samuel 17:48 diz: "Quando o filisteu (Golias) começou a vir na direção de Davi, este correu depressa na direção da linha de batalha para enfrentá-lo." Como o inimigo se aproximava, Davi correu até ele. Você precisa fazer o mesmo com os gigantes da sua vida.
 
Confie somente em Deus. Na história de Davi e Golias, Davi não confiou na armadura de Saul. Esta é uma tentação que todos nós enfrentamos: confiar em nossos próprios recursos. Às vezes, o Senhor nos reduzirá a nada para que Ele, e somente Ele, tenha a Glória. Isso já aconteceu com você? Isso é bom! Assim Deus pode receber a glória e mostrar do que Ele realmente é capaz.
 
Como Davi, você pode, com a ajuda de Deus, superar todos os seus gigantes e experimentar a vitória na corrida da fé.

Pessoas Comuns, Deus Extraordinário

 

"Meu coração está firme, ó Deus, meu coração está firme; cantarei ao som de instrumentos!" (Salmos 57:7)

Ele nasceu da maneira mais humilde possível e se tornou o maior rei na história da nação de Israel. Nas batalhas, era destemido. Em sabedoria e poder, era único. Ele era uma pessoa que Deus unicamente descreveu como sendo um homem segundo o Seu coração. Estou falando, é claro, de Davi.
 
A escolha de Deus por Davi como rei de Israel pode nos ajudar a identificar alguns princípios a respeito do homem ou da mulher que Deus quer usar.
 
Deus usa pessoas comuns. O Senhor usa pessoas comuns para fazer coisas extraordinárias, para que as pessoas deem crédito ao Senhor e não aos seres humanos. Tão certo como Deus arrancou Davi da obscuridade, aquele simples menino pastor, Ele hoje procura alguém que possa mostrar Sua força.
 
Deus usa pessoas focadas espiritualmente. Davi estava totalmente focado em quem Deus é. Deus pode não lhe dar tudo o que você espera na vida. Ou Ele pode lhe dar ainda mais. Você deve apenas deixar isso aos cuidados de Deus e colocá-Lo em primeiro lugar. Foi o que Davi fez.
 
Deus usa as pessoas que se contentam nEle. Enquanto garoto, a responsabilidade primária de Davi era cuidar e garantir a segurança de ovelhas. Se cuidar de ovelhas era o que Deus queria que Davi fizesse, então ele percebeu que deveria fazer isso da melhor maneira possível. Será que algum dia ele sonhou em fazer grandes coisas para Deus? Não podemos saber com certeza, mas sabemos que Davi estava satisfeito com tudo o que Deus o chamava a fazer.
 
Assim como Davi, somos todos pessoas comuns. Não importa. Enquanto você estiver disposto a ser fiel àquilo que Deus colocou diante de você, e disposto a se satisfazer com tudo o que Ele lhe pedir, Ele irá usar você.

 

Em Busca de Lealdade

 

"Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, para que ninguém se vanglorie diante dele." (1 Coríntios 1:27-29)

Davi em muitos aspectos foi o oposto do rei Saul. Saul veio de uma família que o amava; Davi veio de uma família que o negligenciou. Saul foi o homem mais bonito de toda Israel; Davi, embora não fosse feio, era um homem relativamente comum. Por fora Saul era atraente, mas por dentro era vaidoso, superficial e desprovido da verdadeira integridade. Em contrapartida, Davi tinha uma vida espiritual profunda e uma devoção a Deus intensa (se você quiser conferir o perfil da espiritualidade de Davi, leia alguns de seus Salmos. Eles são como janelas para a alma). O problema de Saul é que ele estava cheio de si e por isso o Senhor o rejeitou. Davi estava cheio do Senhor e por isso Deus o aceitou.
 
Deus tem uma habilidade incomum de usar pessoas comuns para fazer coisas extraordinárias. Por isso, devemos dar crédito ao Senhor e não aos seres humanos. Assim como Deus arrancou Davi de uma vida provavelmente obscura, Ele está à procura de homens e mulheres que possa usar nesses dias críticos em que vivemos. Deus procura pessoas para alcançar toda a nossa geração. Pessoas que possam mudar esse mundo. Em 2 Crônicas 16:9 lemos: “Pois os olhos do Senhor estão atentos sobre toda a terra para fortalecer aqueles que lhe dedicam totalmente o coração...".
 
Que tipo de pessoa Deus procura? Alguém forte? Não. Conforme o versículo anterior: Ele procura alguém sobre o qual ele possa revelar a sua força. Alguém com o coração voltado para Ele. Seu coração está voltado para Deus?

Deus tem um Plano para Você

 

"'Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei.'" (Jeremias 29:11-12)

Já ouvimos isso tantas vezes que praticamente tornou-se um clichê: "Deus te ama e tem um plano maravilhoso para a sua vida!" Clichê ou não, o fato é que essa é uma afirmação absolutamente verdadeira. 
 
É verdade para toda a humanidade. É verdade para mim e também para você.
 
Muita gente me pergunta qual é o meu versículo bíblico favorito e eu acabo ficando numa saia justa. Mas se você quer mesmo saber, uma de minhas passagens favoritas é o texto de Jeremias 29:11-12: "Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei."
 
- Não é encorajador? Sim, isso é um fato: Deus ama você. Deus tem um plano perfeito para a sua vida, com um futuro e uma esperança bem definidos. Ele quer lhe usar para que você deixe de alguma forma a sua marca nesse mundo. Você pode ser conhecido por milhões, milhares, centenas, ou talvez somente um por algumas pessoas. Isso não importa. Deus tem um propósito para sua vida e você é muito importante para Ele.
 
A questão é esta: Você quer alcançar seu pleno potencial como cristão? Quer cruzar a linha de chegada na corrida espiritual ou está caminhando para a autodestruição? Talvez você se surpreenda ao saber que tem que se posicionar sobre este assunto, não é mesmo?
 
Ainda que você esteja sendo tentado nesse momento ou tenha agido contra Deus, não tenha medo: Deus é fiel e justo para lhe perdoar. Basta se arrepender. Reconheça que tem agido errado e Deus lhe dará uma segunda chance. Ele tem um plano maravilhoso para você. Você só precisa seguir esse plano.

 

Andar com Deus

 

"Enoque andou com Deus; e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado." (Gênesis 5:24)

Você tem um bom testemunho? Tem sido uma testemunha eficaz? Enoque foi. Hebreus 11:5 diz: “Pela fé Enoque foi arrebatado, de modo que não experimentou a morte; 'ele já não foi encontrado porque Deus o havia arrebatado', pois antes de ser arrebatado recebeu testemunho de que tinha agradado a Deus.”
 
Talvez algumas vezes não somos boas testemunhas porque não andamos com Deus. Não gostamos de comunhão com Ele. Não nos movimentamos em harmonia, em conjunto com Ele. Deus quer nos mudar para que sejamos agradáveis a Ele e para que sejamos testemunhas dEle.
 
Qual é o resultado final do nosso bom testemunho? A Bíblia diz: "Enoque andou com Deus; e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado." A palavra "arrebatado" poderia ser traduzida como "levado ou transportado." Deus transportou Enoque para longe da morte. A Bíblia diz: "[...] o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo" (Hebreus 9:27). No caso de Enoque, Deus abriu uma exceção e o levou direto para o paraíso. Levou-o de um extremo a outro.
 
O "X" da questão é que quando você anda com Deus aqui na Terra, andará com Ele também no céu. Apocalipse 3:04 diz: "[...] Eles andarão comigo, vestidos de branco, pois são dignos." Enoque é um representante daqueles crentes que não morrerão, mas serão arrebatados ao paraíso, como menciona 1 Coríntios.
 
Deixe-me perguntar-lhe isto: se o Senhor voltasse hoje, Ele iria levá-lo? Ele levou Enoque. Por quê? Enoque andou com Deus. Ele foi muito agradável a Deus. Ele era uma testemunha de Deus.

 

O que a Ressurreição Significa para nós

 

"Pois da mesma forma como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados." (1 Coríntios 15:22)
 
Primeiro: Isso nos assegura a ressurreição futura. Uma vez que Jesus morreu e ressuscitou, seremos ressuscitados como Ele. 1 Coríntios 15:20 diz: "Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo as primícias dentre aqueles que dormiram." A palavra "primícias" fala de uma amostra, um aperitivo, um vislumbre. Ele é a primícia. Jesus morreu e ressuscitou, por isso sabemos que os nossos corpos ressuscitados de alguma forma se assemelharão ao Seu corpo ressuscitado. Até que ponto, nós não podemos ter certeza, mas se eles eram completamente semelhantes ao Seu, isso significaria que nós seríamos claramente reconhecíveis.
 
Segundo: A ressurreição de Jesus é uma prova de que haverá um julgamento futuro. Agora isso tudo já não parece tão emocionante, mas é algo que precisamos saber. Vivemos em uma sociedade, um mundo em que a justiça é muitas vezes pervertida e negligenciada. Olhamos para as coisas que acontecem e dizemos: "Como pode ser? Como isso pôde acontecer?" A ressurreição significa, entre outras coisas, que a justiça de Deus prevalecerá no final.
 
Terceiro: A ressurreição de Cristo nos dá poder para viver a vida cristã (ver Romanos 8:11). Certamente a Bíblia não ensina que estaremos sem pecado no corpo físico em que hoje vivemos. Por outro lado, podemos pecar menos. Não por nossas próprias habilidades, mas pelo poder do Espírito Santo. Cristo pode fazer-nos pessoas completamente diferentes. Devemos crer que "As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas" (2 Coríntios 5:17). Deus pode lhe dar o poder de viver esta vida Cristã.

 

Um Exemplo a ser Seguido

 

"Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados." (Hebreus 2:18)

Embora fosse Deus, Jesus experimentou limitações humanas como nós. Ele não só tinha fome, sono, ficava cansado e se sentia solitário, mas também foi tentado. Jesus sentiu a presença e a pressão da tentação tal como nós a sentimos. Ele não tinha uma natureza pecaminosa, mas experimentou a tentação.
 
Mas por que é importante estarmos cientes de que Jesus foi tentado? Porque assim sabemos que seguimos um Deus que entende nossas dificuldades. Como o apóstolo Paulo escreveu: "Por essa razão era necessário que ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus e fazer propiciação pelos pecados do povo." (Hebreus 2:17)
 
Jesus também nos deixou um exemplo a ser seguido sobre como enfrentar a tentação. Ele esteve em situações que nós também podemos estar. É importante notar que Jesus não se encontrou com Satanás utilizando seu poder sobrenatural. Ele poderia ter dito: "Eu não quero perder meu tempo com você agora. Tenho outras coisas para fazer." E poderia ter simplesmente desaparecido. Ele poderia ter chamado os anjos para intervir. Ele poderia até mesmo ter vencido Satanás por causa da Sua clara autoridade sobre ele. Em vez disso, Ele se encontrou com o diabo munido da Palavra escrita. Ele respondeu a todas as tentações com as Escrituras (veja Lucas 4:1-13).
 
Portanto, quando for tentado, você precisa ter as Escrituras guardadas na mente e no coração para poder desviar dos golpes do diabo. Quando você tiver gravado as Escrituras, quando elas estiverem enraizadas na sua memória, estarão disponíveis para serem utilizadas nos momentos de tentação.

 

 

Longevidade Espiritual

 

"Dê-me, pois, a região montanhosa que naquela ocasião o Senhor me prometeu..." (Josué 14:12)

Qual é o segredo para a longevidade espiritual? Caleb, um dos heróis não celebrados da Bíblia, permanece como um exemplo brilhante de alguém que espiritualmente nunca perdeu o rumo. Caleb foi fiel até o fim. Quando tinha 85 anos, disse: "Ainda estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; tenho agora tanto vigor para ir à guerra como naquela época. Dê-me, pois, a região montanhosa que naquela ocasião o Senhor me prometeu..." (Josué 14:11-12). Mas há outra declaração de Caleb que devemos tomar nota: "Eu, porém, fui inteiramente fiel ao Senhor, ao meu Deus." (v. 8).
 
O que isso nos diz? Para sermos vencedores nesta corrida espiritual devemos, como Caleb, seguir ao Senhor nosso Deus completamente. Não pela metade, mas totalmente. Significa dar 100 por cento de nós mesmos a Deus.
 
É importante notar que quando Caleb disse: "Dê-me a região montanhosa," Hebron foi uma das mais traiçoeiras zonas montanhosas da Terra Prometida. Houve alguns adversários formidáveis ​​lá. Ninguém gostaria de levá-lo, já que Caleb estava com 85 anos de idade.
 
Caleb confiou nas promessas de Deus. Ele esperou 45 anos. Então ele disse: "Dê-me a região montanhosa. Na verdade eu já escolhi a área, quero Hebron". As pessoas devem ter pensado que Caleb estava louco.
 
Mas eu adoro a ousadia de Caleb. Ele tomou a região montanhosa. Ele superou seus adversários e foi vitorioso. Enquanto outros olharam para trás, Caleb olhou para a frente. Esse é um segredo essencial para a longevidade espiritual: estar sempre se movendo para a frente. Você deve sempre procurar crescer espiritualmente e nunca olhar para trás.

 

Deus é Santo

 

"Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos..." (Isaías 6:3)

Deus é santo e se há uma verdade repetida várias vezes nas Escrituras é a grande mensagem da santidade de Deus. O profeta Isaías teve uma visão clara da santidade de Deus em comparação com a pequenez e pecaminosidade do homem. Ele escreveu:
 
"No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor assentado num trono alto e exaltado, e a aba de sua veste enchia o templo. Acima dele estavam serafins; cada um deles tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés, e com duas voavam. E proclamavam uns aos outros: 'Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória'. Ao som das suas vozes os batentes das portas tremeram, e o templo ficou cheio de fumaça. Então gritei: 'Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!'" (Isaías 6:1-5)
 
Observe que a Escritura não diz que os serafins proclamavam: "Fiel, fiel, fiel." Ou: "Eterno, eterno, eterno". Ou: "Poderoso, poderoso, poderoso". Embora Deus seja tudo isso e muito mais, é importante notar que é a santidade de Deus que é enfatizada.
 
Podemos tentar ser virtuosos, caridosos e até mesmo cultivar uma reputação ilibada, mas ficamos sempre muito aquém dos padrões de um Deus perfeito e santo. É por isso que a morte de Jesus Cristo foi necessária para fazer a ponte entre nós e este Deus Santo.

 

Deus é a Verdade

 

"Mas o Senhor é o Deus verdadeiro; ele é o Deus vivo; o rei eterno." (Jeremias 10:10)

Ao considerarmos os atributos de Deus, podemos obter uma boa imagem de Seu caráter. Um dos atributos mais importantes de Deus é a verdade. Isto é muito importante. Isto significa que Ele é o Deus verdadeiro e que Seu conhecimento e palavras são verdadeiros e que são o padrão máximo da verdade.
 
Eu quero que você saiba que desde o início somos falhos em nossa compreensão e capacidade para saber o que é certo e errado, quando algo é verdadeiro ou falso, o que é mau, o que é impuro, o que é bom ou virtuoso.
 
Há muitos falsos deuses no mundo de hoje, portanto precisamos ter o cuidado de seguir o verdadeiro Deus. O profeta Jeremias disse: "O Senhor é o Deus verdadeiro; ele é o Deus vivo; o rei eterno" (Jeremias 10:10). Nós não podemos entender sempre o que Deus quer dizer quando diz certas coisas, ou porque faz ou deixa de fazer certas coisas. Mas o resultado final,como Jeremias disse, é que Deus é a verdade.
 
Saiba que o conhecimento de Deus é perfeito. É sem falha. Ele é o padrão máximo da verdade, não há outro. Não há segundas opiniões. É isso: Deus é a verdade.
 

A Felicidade Através do Perdão

 

"Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados!" (Salmo 32:1)

Sem dúvida uma das maiores bênçãos da vida cristã é o fato de que Deus nos dá uma segunda chance. Não sei você, mas eu preciso de uma segunda chance, porque sou falho, peco, não alcanço minha meta. O apóstolo Paulo nos disse: "pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus" (Romanos 3:23). Mesmo que falhemos de forma miserável, Deus nos dá a oportunidade de deixar isso para trás. Ele pode drasticamente mudar as coisas em nosso favor. Ele pode nos perdoar.
 
Temos a escolha de qual rumo tomar em nossas vidas. Podemos confessar nossos pecados e conhecer a felicidade de sermos perdoados, ou esconder nossos pecados e conhecer a desgraça de Deus nos deixar colher o que semeamos. A Bíblia nos diz que Deus não irá abençoar a pessoa que tenta esconder seu pecado. O profeta Isaías disse: "Ai deles! Pois trouxeram desgraça sobre si mesmos." (Isaías 3:9).
 
Por outro lado, a bíblia diz: "Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados!" (Salmo 32:1). Não soa melhor?
 
Eu fiz uma escolha em minha vida sobre o que fazer com o meu pecado. Escolhi pedir a Deus para ser perdoado. E você?
 

Tenha um Bom Começo

 

"Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e antes que se aproximem os anos em que você dirá: "'Não tenho satisfação neles'" (Eclesiastes 12:1)

Em meus 30 anos de ministério tenho visto que a maioria das pessoas assume um compromisso com Cristo antes dos 18 anos de idade. É por isso que é tão importante alcançar as pessoas quando ainda são jovens. Como o apóstolo João escreveu: "Não tenho alegria maior do que ouvir que meus filhos estão andando na verdade." (3 ​​João 1:4). As decisões que tomamos durante a nossa juventude afetam o resto de nossas vidas. Se plantamos as sementes da carreira e do casamento, colhemos os resultados nos anos seguintes.
 
Quando jovens, somos mais flexíveis, mais abertos à mudança. A coisa que mais se observa nas crianças é que estão entediadas (mesmo enquanto assistem TV, jogam vídeo game e falam ao telefone ao mesmo tempo). Em contrapartida, quando fica mais velho você passa a gostar de uma rotina. Torna-se mais acomodado e se conforta com seus hábitos. Você vai aos mesmos restaurantes e pede as mesmas coisas. Você realmente começa a encontrar conforto em sua rotina.
 
Isso não é necessariamente uma coisa ruim se você tiver estabelecido bons hábitos enquanto jovem. Nos primeiros anos a sorte é lançada. O seu caminho é traçado e inicia-se um percurso. Você decide como a noite da sua vida será pelas escolhas que faz pela manhã.
 
O padrão que você estabelece hoje vai determinar o tipo de padrão que estabelecerá amanhã. A conclusão de Salomão foi sincera: Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude. Não jogue fora sua juventude. Se você quiser prestar atenção à sabedoria de Salomão, inicie bons hábitos na sua juventude. Construa uma base saudável e você terá criado algo que vai lhe beneficiar por toda a vida.

A Recompensa Pelo Serviço

 

"sua obra será mostrada, porque o Dia a trará à luz; pois será revelada pelo fogo, que provará a qualidade da obra de cada um." (1 Coríntios 3:13)

Como crentes, estaremos um dia diante de Cristo e nossas obras terrenas serão julgadas:
 
Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo. Se alguém constrói sobre esse alicerce, usando ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha, sua obra será mostrada, porque o Dia a trará à luz; pois será revelada pelo fogo, que provará a qualidade da obra de cada um. Se o que alguém construiu permanecer, esse receberá recompensa. Se o que alguém construiu se queimar, esse sofrerá prejuízo; contudo, será salvo como alguém que escapa através do fogo". (1 Coríntios 3:11-15)
 
Esta história não tem a ver com ir para o paraíso ou não, mas sim com aquilo que você terá que mostrar da sua vida terrena depois de chegar lá. Nesta ocasião, Deus irá avaliar todas as suas realizações. A madeira, o feno e a palha citados por Jesus não simbolizam um pecado grave, mas sim que geralmente atribuímos mais importância às coisas passageiras deste mundo do que aos assuntos eternos de Deus. Não se trata de um julgamento para o pecado. É um julgamento do tempo que foi gasto de forma inútil. Você teve, por exemplo, mais paixão ou mais empolgação pela sua carreira, por um esporte, ou pela roupa que usa do que pelas coisas de Deus. Isso é madeira. É feno. É palha. Tudo será queimado e se tornará nada. Horas perdidas. Dias desperdiçados. Anos jogados fora.
 
Mas Deus vê, ouve e sabe tudo sobre você e como você o tem servido fielmente. Um dia no paraíso Ele lhe recompensará.
 

O Homem que se Esqueceu de Deus

 

“Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou?” (Lucas 12:20)

Segue abaixo a história de um homem cujo encontro com a morte veio de forma inesperada. Ele não estava preparado. Era o homem que se esqueceu de Deus.

"Então Jesus lhes contou esta parábola: A terra de certo homem rico produziu muito bem e ele pensou consigo mesmo: - O que vou fazer? Não tenho onde armazenar minha colheita. Então disse: - Já sei o que vou fazer. Vou derrubar os meus celeiros e construir outros maiores e ali guardarei toda a minha safra e todos os meus bens. E direi a mim mesmo: - Você tem grande quantidade de bens, armazenados para muitos anos. Descanse, coma, beba e alegre-se. Contudo, Deus lhe disse: Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou? Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus" (Lucas 12:16-20)
 
Há muitas coisas louváveis ​​sobre este homem. Ele era aparentemente um fazendeiro que trabalhava muito. Jesus não criticou o seu sucesso. Este homem levantava cedo, passava tempo observando suas colheitas e trabalhava duro. Ele teve uma boa vida e o seu erro não foi ter sucesso. Seu erro foi não planejar o mais importante com antecedência. Ele tinha todas as suas necessidades materiais sob controle. Mas, a coisa mais importante de todas ele não havia considerado: a eternidade. Ele havia se esquecido de Deus. Morreu como um tolo, porque morreu despreparado. Por isso, é importante saber que o céu é um lugar preparado para as pessoas que estão preparadas.
 
Você está preparado?

 

Preparando-se para o Céu

 

"Mas acumulem para vocês tesouros no céu..." (Mateus 6:20)

O céu é o lugar de cada cristão no futuro e eu quero saber, você está preparado? Você está realmente pronto para ir? Não quero dizer apenas que você tem a esperança do céu. Isso é apenas uma parte. Confiar em Cristo significa também reconhecer que a sua vida na terra deve contar para alguma coisa e que você deve acumular tesouros para si mesmo no céu.
 
Cada coisa que você tem na terra será deixada para trás. Mas Jesus nos disse que se fôssemos sábios: "Acumularíamos para nós tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração." (Mateus 6:20-21). Isso significa que, como cristãos, um dia receberemos recompensas para o nosso serviço fiel ao Senhor.
 
O que você está fazendo por Cristo? Você usa os dons que Ele lhe deu? Você está servindo a Ele?
 
Tenho compreendido que a maneira de viver a maior e melhor vida neste mundo é sendo mais preocupado com o meu próximo. C. S. Lewis disse: "Mire para o céu e você também terá a Terra. Mire para a Terra e você não terá nem uma coisa nem outra." Então, como meu objetivo é para o céu, como eu estou pensando em comunhão com o Senhor, a Terra será ganha. Eu posso ter a maior vida nesta terra, não porque estou tentando obter a felicidade ou satisfação, mas porque estou tentando andar com Deus e agradá-Lo. O efeito colateral de dedicar minha vida ao próximo é que eu posso ter uma vida feliz e completa fazendo isso.

 

 

Uma Olhada nos Bastidores

 

"Não tenha medo, Daniel. Desde o primeiro dia em que você decidiu buscar entendimento e humilhar-se diante do seu Deus, suas palavras foram ouvidas, e eu vim em resposta a elas. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias. Então Miguel, um dos príncipes supremos, veio em minha ajuda, pois eu fui impedido de prosseguir ali com os reis da Pérsia. Agora vim explicar-lhe o que acontecerá ao seu povo no futuro, pois a visão se refere a uma época futura". (Daniel 10: 12-14)

Nossa sociedade gira em torno de bastidores. Amamos quando estamos dirigindo ou caminhando pela rua e vemos câmeras filmando para um comercial, novela ou telejornal. Amamos essa possibilidade de ver o que ninguém mais tem acesso. Eventos fascinantes também parecem surgir nos bastidores sobrenaturais: o mundo onde anjos e demônios habitam.

Considere o seguinte: quando oramos, uma batalha espiritual muitas vezes ocorre. Particularmente acredito que isso acontece quando oramos pela salvação dos perdidos. Muitas vezes a razão pela qual Deus não pode imediatamente responder às nossas orações é por causa dos bastidores da batalha espiritual.
 
Tome Daniel como exemplo. Ele estava orando por semanas sem resposta do Senhor (ver Daniel 10). Mal sabia Daniel que Deus o ouviu e enviou um anjo com uma resposta especial às suas orações. No entanto, em algum lugar entre o céu e a terra, entre o visível e o invisível, este anjo encontrou-se travado em uma batalha com outro anjo do mal. Após 21 dias de batalha espiritual, Deus enviou Miguel, o arcanjo, para salvar o outro anjo.
 
Assim como uma batalha foi travada ao longo da resposta de Deus às orações de Daniel, uma batalha espiritual muitas vezes é travada devido às suas orações. É por isso que precisamos continuar orando, ainda que não recebamos um resposta por dias, semanas ou meses. Jesus disse: "Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta " (Lucas 11:9-10).
 
A oração é um processo contínuo e permanente. Nunca devemos parar de orar, pois atrasos de Deus não são necessariamente negações dEle.

 

 

As Balanças de Deus

 

"Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,
sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus." (Romanos 3:23-24)

A maioria de nós está familiarizada com balanças e geralmente não gosta de pisar sobre elas. Mas se há algum problema ao pisar sobre uma balança, geralmente não é porque pesamos pouco, mas sim por pesarmos muito. Frequentemente dizemos: "Acho que a balança está errada, não posso pesar tanto assim!"
 
Bem, Deus tem Suas balanças também. Mas Ele pesa coisas de forma diferente. Neste mundo, se você quer ser um "peso pesado", você precisa ser uma pessoa que deixou sua marca. Você deve realizar as coisas através de poder, influência e riqueza. Mas na balança de Deus, todas essas coisas que tem peso na terra não valem nada na eternidade. Você pode ser um grande empreendedor no mundo - uma celebridade, um homem de negócios, alguém poderoso - mas quando colocado sobre a balança Deus, você pode ser um peso "super mosca". Deus dá ênfase às qualidades invisíveis da vida. Quem somos por dentro é o que conta como commodity divina. Qualidades como a santidade, caráter e compromisso é o que pesa na balança de Deus.
 
Todos subimos sobre a balança de Deus e somos pesados. E ao olharmos para os Seus padrões, percebemos imediatamente que estamos aquém do esperado. Falhamos. Pecamos. É por isso que precisamos da ajuda de Deus. Tentamos pesar mais. Tentamos acrescentar mais peso para o nosso lado, mas isso não nos ajuda. A única maneira de possuirmos algum peso na vida é percebendo o que Deus fez por nós quando enviou Seu próprio Filho Jesus Cristo para morrer na cruz em nosso lugar.

 

Vem Senhor Jesus!

 

"Aquele que dá testemunho destas coisas diz: 'Sim, venho em breve!' Amém. Vem, Senhor Jesus!" (Apocalipse 22:20)

O que o retorno iminente do Senhor significa para você? Você fica animado como o apóstolo João, que disse: "Vem, Senhor Jesus!" (Apocalipse 22:20). Essa é uma boa reação. Isso significa que João estava pronto. A esperança de ver o Senhor o alegrava.

O retorno iminente de Cristo, o ensino bíblico de que Ele vai voltar a qualquer momento, funciona como um bom teste para determinar como um cristão está espiritualmente. Se esta grande verdade teológica da volta do Senhor lhe anima e emociona, revela então sua caminhada comprometida com Deus. Mas se as preocupações sobre a vinda do Senhor deixam você preocupado ou lhe assustam, isso pode indicar que você não está pronto para Deus. Afinal, a Bíblia claramente ensina que nem todos serão levados ao encontro do Senhor quando Ele vier (ver Mateus 25:1-13). Talvez você sinta que pode ser deixado para trás.

Eu lhe pergunto agora, você está pronto para o encontro pessoal com o Senhor? Talvez você esteja envolvido em algo que não deveria fazer. Você tenta racionalizá-lo, justificá-lo, mas sabe em seu coração que está pecando contra Deus. Deixe-me perguntar de novo, "Você está verdadeiramente pronto?" Se não, arrependa-se de seus pecados e receba Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador para que possamos dizer como o Apóstolo João: "Vem, Senhor Jesus!"

 

E se Você Morresse Hoje?

 

Estou certo de que as pessoas do sudeste asiático naquele 26 de dezembro de 2004 esperavam mais um dia comum. Mas, tragicamente (e infelizmente, para muitos), aquele estava para ser o último dia de suas vidas. As águas do tsunami devastaram tudo: tanto os turistas que estavam alí curtindo férias quanto os camponeses que iam para o trabalho.
 
Por isso, deixe-me perguntar a você uma coisa: se você fosse morrer hoje, o que aconteceria? E o mais importante: Onde você iria passar a eternidade? Você precisa saber que Deus lhe ama e quer que você passe a eternidade com Ele no paraíso. Mas você também precisa saber que existe um muro que nos separa de um Deus perfeito. E por mais que tentemos escalar este muro, iremos falhar: seja através de boas obras, de moralidade ou até mesmo da religião. Segundo a Bíblia: “todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus" (Romanos 3:23).
 
Mas Deus nos amou de tal maneira que nos estendeu a mão enviando o Seu próprio filho, Jesus Cristo, para esse mundo. Jamais houve alguém como Jesus em toda a história da humanidade. Jesus era ao mesmo tempo Deus e homem. Por isso, Ele foi singularmente qualificado para fazer a ponte entre um Deus santo e perfeito com a humanidade pecadora e caída. Com uma das mãos Jesus ligou-se a Deus Pai e com a outra ligou-se à humanidade pecadora. Quando cravos atravessaram aquelas mãos, Ele morreu pelos seus e pelos meus pecados. Mas em seguida Jesus ressuscitou, derrotando tanto a morte quanto o pecado. Ele promete que, se nos arrependermos de nossos pecados e colocarmos a nossa fé e confiança nEle, teremos todos os pecados perdoados e iremos para o paraíso com Ele quando morrermos.

 

A Vinda do Senhor se Aproxima

 

“Antes de tudo saibam que, nos últimos dias, surgirão escarnecedores zombando e seguindo suas próprias paixões. Eles dirão: 'O que houve com a promessa da sua vinda? Desde que os antepassados morreram, tudo continua como desde o princípio da criação.'” (2 Pedro 3:3-4)
 
Muitas vezes na vida brincamos com o pecado. Embora saibamos a diferença entre certo e errado, escolhemos o que está errado. Sabemos o que a Bíblia diz, mas de alguma forma pensamos que estamos acima do que diz a Palavra de Deus.
 
Hoje muitas pessoas conhecem as verdades das profecias bíblicas. Elas sabem que Deus previu e predisse muitos dos eventos que agora acontecem ao nosso redor, mas continuam a viver como querem, como se nada do que a Bíblia profetizou fosse verdade. Mesmo assim, a vinda do Senhor se aproxima a cada dia. A Bíblia diz: "A noite está quase acabando; o dia logo vem. Portanto, deixemos de lado as obras das trevas e vistamo-nos a armadura da luz." (Romanos 13:12). Em outras palavras, é hora de acordarmos e vivermos para Jesus Cristo.
 
Uma coisa que sempre me espanta quando me levanto cedo pela manhã é como está escuro. Às vezes digo para mim mesmo, não pode ser 05:30h! É tão escuro que deve ser 01:30h! Mas logo o sol começa a subir lentamente. Depois disso você sabe: o sol aparece e não é mais escuro.

Este é o estado em que o nosso mundo está agora. Está escuro e tem sido assim por muito tempo. Achamos que vai ser sempre assim, mas não vai. O sol está começando a subir. Cristo está vindo para sua segunda volta. Esteja pronto para o Seu retorno.

 

 

Por que?

 

"Seus discípulos lhe perguntaram: 'Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego?' Disse Jesus: 'Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele.'" (João 9:2-3)

O Tsunami que atingiu o Sudeste Asiático em 26 de dezembro de 2004 foi um dos desastres naturais mais terríveis da história. Em tempos como aquele, a pergunta feita era: "Por que?" Mais especificamente, "Por que Deus permitiu que isto acontecesse?"
 
Os discípulos fizeram a Jesus uma pergunta semelhante em João 9. Depois de ver um homem que era cego de nascença, os discípulos levantaram uma das grandes questões da vida, "Por que?" Eles perguntaram: "Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego?" (v. 2).
 
Porém Jesus explicou: "Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele." (v. 3).
 
Então, por que aquele homem estava naquela condição? Mais ainda, por que há sofrimento e desastres naturais como o tsunami que matou mais de 250.000 pessoas em pelo menos 11 países do Sudeste Asiático? Por que nós temos fome, pobreza e tragédias?
 
Em primeiro lugar, a cegueira deste homem não era resultado do seu próprio pecado. Sua cegueira foi o resultado do pecado em geral. Pelo mesmo motivo, desastres naturais, doenças e sofrimento são resultado do pecado em geral. Deus disse aos nossos primeiros pais, Adão e Eva, que se comessem o fruto proibido no Jardim do Éden certamente morreriam (Gênesis 2:17). Apesar das advertências de Deus, eles comeram. Desde então, a morte se espalhou através da raça humana como um incêndio. Mas Deus tem oferecido uma solução para a morte através de Seu Filho Jesus Cristo. Deus nos ama tanto que Ele estendeu a mão para nós, enviando Seu próprio filho, Jesus Cristo, para morrer pelos nossos pecados.

 

 

Estar no Mundo, Não Ser do Mundo

 

"Quando Daniel soube que o decreto tinha sido publicado, foi para casa, para o seu quarto, no andar de cima, onde as janelas davam para Jerusalém. Três vezes por dia ele se ajoelhava e orava, agradecendo ao seu Deus, como costumava fazer" (Daniel 6:10)

Às vezes pensamos que o único lugar onde podemos crescer espiritualmente é no meio dos cristãos. Nossa ideia é que um bom cristão deve matricular seus filhos em uma escola cristã. Achamos que só podemos assistir programas de TV cristãos e vestir somente roupas cristãs. Tudo tem que ser cristão. Acreditamos que só assim cresceremos espiritualmente.
 
Não quero que você me entenda mal, pois não estou contestando essas coisas. É ótimo estar cercado por cristãos, e os encorajo a procurar ter comunhão com outros crentes. Mas veja bem: você pode realmente prosperar espiritualmente em situações adversas. Talvez você esteja em uma escola e não esteja cercado de pessoas que amam o Senhor. Talvez você trabalhe em um local em que você fique cercado de ateus. Talvez as pessoas utilizem o nome de Deus em vão ou você esteja passando por alguma outra situação difícil, na qual diga: "Não poderei sobreviver espiritualmente aqui!"
 
Talvez você realmente precise sair de tal situação. Para isso, terá que pedir sabedoria a Deus. Mas talvez Deus o tenha colocado nisso por alguma razão. Você sabe que pode crescer espiritualmente e tornar-se um cristão mais forte em um ambiente como esse? Às vezes, quando estamos somente em um ambiente cristão, podemos colocar nossas vidas no "piloto automático espiritual". Mas quando estamos em um ambiente desfavorável, somos forçados a agir de uma das seguintes maneiras: ou nunca colocamos para fora nossa crença, ou nos levantamos para Jesus Cristo.
 
Daniel se levantou no meio de um mundo ímpio. Ele nunca comprometeu seus princípios divinos. Nós também devemos ter como propósito em nossos corações não nos contaminarmos com um mundo ímpio (ver Daniel 1:8). Como Daniel, devemos entrar no mundo sem ser do mundo.
 

Mais pão, por favor

 

"Não trabalhem pela comida que se estraga, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem lhes dará." (João 6:27)

Após realizar o milagre de alimentar 5000 homens, Jesus cruzou o Mar da Galiléia. Uma multidão o seguiu até a outra margem.
 
"Quando o encontraram do outro lado do mar, perguntaram-lhe: 'Mestre, quando chegaste aqui?' Jesus respondeu: 'A verdade é que vocês estão me procurando, não porque viram os sinais miraculosos, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos. Não trabalhem pela comida que se estraga, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem lhes dará. Deus, o Pai, nele colocou o seu selo de aprovação'". (João 6:25-27)
 
Jesus sabia o que se passava no coração deles. Eles não tinham real interesse espiritual. Nem sequer tinham o desejo de conhecer propriamente Jesus. Eles só queriam a comida. Queriam o Cristianismo sem Cristo.
 
As pessoas querem o perdão, mas não querem se arrepender. Querem ir para o céu, querem ter a coroa, mas não querem carregar a cruz.
 
Todavia, isso é como a compra de um pacote. Você não tem como selecionar só os itens que gosta. Talvez você pense: "Quero ser perdoado. Quero ter certeza que vou para o Paraíso, mas ainda quero o prazer do pecado". Não, isso não vai dar certo. Você deve decidir: você só quer pão, ou quer o Pão da Vida?

 

Uma Maneira de Escapar

 

"Jonas entrou na cidade e a percorreu durante um dia, proclamando: 'Daqui a quarenta dias Nínive será destruída'. Os ninivitas creram em Deus. Proclamaram jejum, e todos eles, do maior ao menor, vestiram-se de pano de saco." (Jonas 3:4-5)

O profeta Jonas, muito relutantemente, foi para a cidade de Nínive e pregou que Deus iria julgá-la em 40 dias. Surpreendentemente, o povo de Nínive se arrependeu de seus pecados e o rei ordenou a seus súditos que "clamassem a Deus com todas as suas forças" (Jonas 3:8). Portanto, Deus suspendeu Seu julgamento do povo de Nínive. Havia um modo de escapar do julgamento de Deus.
 
Entenda isso: Deus não quer nos julgar. Se Ele quisesse, teria julgado há muito tempo atrás. No livro de Ezequiel, Deus disse: "Eu não tenho prazer na morte dos ímpios" (Ezequiel 33:11). Pedro reforça este princípio a respeito de Deus quando escreve: "O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento." (2 Pedro 3: 9). A última coisa que Deus quer é ver você ir para o inferno. A última coisa que Ele quer é ver sua vida desperdiçada e jogada fora.
 
Deus te criou à Sua imagem, Ele se preocupa com você. É por isso que Ele enviou Seu próprio Filho para morrer na cruz no seu e no meu lugar. Há um modo de escapar do julgamento de Deus. É através de Seu Filho, Jesus Cristo.

O "X" da Questão

 

"Pois não deixei de proclamar-lhes toda a vontade de Deus." (Atos 20:27)
 
Como deve ser difícil para um médico chegar para uma pessoa que acabou de fazer um exame e dizer: "Me desculpe, mas você tem câncer." O médico deve dizer a verdade para que o paciente possa procurar o tratamento necessário.
 
Da mesma forma é difícil às vezes oferecer toda a mensagem do evangelho. O apóstolo Paulo disse aos senhores de Éfeso: "Pois não deixei de proclamar-lhes toda a vontade de Deus." (Atos 20:27). Temos tanta animação em dizer às pessoas: "Deus ama você. Ele lhe dará paz, alegria, perdão e esperança se você receber Jesus Cristo em sua vida." Porém quando alguém pergunta "O que vai acontecer quando eu morrer se eu me recusar a acreditar em Jesus Cristo?", já não nos mantemos tão animados para compartilhar todo o desígnio de Deus.
 
Algumas vezes não gostamos de dizer as palavras inferno e julgamento porque as pessoas ficarão ofendidas. Então escondemos essa parte da mensagem do evangelho. Ouça: a palavra do evangelho significa Boa Nova, mas antes que alguém possa apreciar plenamente a Boa Nova, ele precisa saber tudo sobre o lado ruim. Jesus não veio para ser um aditivo em nossas vidas. Ele não veio só para nos manter aquecidos, com sentimentos  confortáveis. Jesus veio primeiramente para nos libertar da condenação eterna ao inferno. Coisas como felicidade, paz e alegria são benefícios adicionais. A grande questão é a eternidade. Não devemos ter medo de dizer a verdade às pessoas. Precisamos, como o apóstolo Paulo, proclamar todo o desígnio de Deus.

 

Qual o seu Propósito?

"Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro." (Filipenses 1:21)

Todos nós temos algo que nos move na vida. Algo que nos mantém animados e motivados. O apóstolo Paulo disse: "Porque para mim o viver é Cristo." (Filipenses 1:21). Esse era o propósito de Paulo, era o que ele perseguia.

Qual é o seu propósito na vida? Se fosse para você completar a frase: "Porque, para mim, viver é _______," o que você diria? Para mim, viver é diversão. Para mim, viver é prazer. Para mim, viver é dinheiro. Para mim, viver é sucesso. Para mim, viver é sexo. Não importa o que seja, todos vivem para alguma coisa.

O que precisamos é um propósito em nossas vidas que nos permita afirmar, como Paulo: "Porque para mim o viver é Cristo". Observe que após dizer isso, ele continuou, "e morrer é lucro" (Filipenses 1:21). Apenas quem disse: "Porque para mim o viver é Cristo" pode dizer: "Morrer é lucro." Quando você vive para Cristo não é necessário ter medo da morte, pois você sabe que a morte nada mais é do que uma transição do ponto A ao ponto B: de um corpo desgastado a um novo corpo que Deus criou para nós; de uma terra corrupta e separada de Deus para um novo céu e uma nova terra; do pecado e da tentação para um lugar onde não há mais tristeza. Mas somente quando você puder dizer "Porque para mim o viver é Cristo" você poderá ficar frente a frente com a morte e não ter medo.

O que você está vivendo? Qual é o seu propósito na vida?

 

Supere Isso

 

"Sadraque, Mesaque e Abede-Nego responderam ao rei: 'Ó Nabucodonosor, não precisamos defender-nos diante de ti. Se formos atirados na fornalha em chamas, o Deus a quem prestamos culto pode livrar-nos, e ele nos livrará das suas mãos, ó rei. Mas, se ele não nos livrar, saiba, ó rei, que não prestaremos culto aos seus deuses nem adoraremos a imagem de ouro que mandaste erguer'". (Daniel 3:16-18)
 
Prisioneiros dentro dos limites de Babilônia, Sadraque, Mesaque, Abede-nego e Daniel poderiam facilmente estar desgostosos em relação à vontade de Deus. Eles poderiam ter gritado: "Senhor, isso não é justo. Nós não pecamos contra ti. Foram nossos pais, avós, e bisavós. Não é nossa a culpa. Como é que nós estamos colhendo tais conseqüências?"
Existem pessoas hoje em dia que colocam a culpa dos seus problemas em todos, menos em si. "A razão por eu estar tão confuso", eles dizem, "é por causa da minha mãe, ou do meu pai, ou dos meus amigos do colégio. Eles feriram a criança que há dentro de mim." Há uma canção da banda Eagles que fala deste absurdo disfuncional que coloca toda a culpa em outra coisa e ninguém assume a responsabilidade por suas ações. O refrão da música diz: "Get over it. Get over it" (Supere isso. Supere isso). E é isso que precisamos fazer: Superar. Precisamos parar de culpar os outros pelos nossos problemas.

Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede-nego poderiam culpar seus ancestrais por suas condições presentes. Em vez disso, reconheceram que Deus estava com eles. Deus os veria passar por isso, superar. "Temos os nossos valores", eles disseram, "Temos nossas convicções. Nosso mundo pode ter mudado, mas vamos seguir adiante."

Estes quatro homens de Deus permanecem fiéis porque tinham um Deus para servir e uma posição a tomar. Esta regra vale para todos os cristãos. Não importa a gravidade ou circunstância da nossa situação, o Deus a quem servimos e a posição que tomamos nunca deve mudar.
 

Corações Imutáveis

 

"Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e com o vinho do rei..." (Daniel 1:8)
 
Quando Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede-nego foram levados em cativeiro para a Babilônia, o mundo como eles o conheciam literalmente mudou do dia para a noite. Eles foram tirados da segurança de seus familiares e amigos e colocados num ambiente totalmente hostil à fé que professavam. Seus mundos foram mudados, mas a fé de cada um permaneceu inabalável.
Talvez algo semelhante já tenha lhe acontecido. Talvez já tenha ocorrido algo em sua vida que lhe tenha deixado profundamente abalado. Talvez seus pais tenham se divorciado, ou você tenha perdido um ente querido, ou ainda sido abandonado pelo seu cônjuge. Talvez algo tenha abalado muito sua vida.

Mas é bom saber de uma coisa: assim como Deus não abandonou Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede-nego, Ele também não abandonará você. Deus não se esquece de você. Nabucodonosor podia mudar o mundo desses quatro jovens crentes, mas não podia mudar-lhes os corações voltados para Deus.

Se você está enfrentando uma crise em sua vida, saiba que Deus está sempre ao seu lado e que vai lhe enxergar através da crise, mesmo nos momentos mais difíceis.

 

Deus Nos Vê e Nos Ama

 

"Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor." (Romanos 8:38-39)

Você já reparou que pessoas estranhas saem tarde da noite? Quanto mais tarde fica, mais estranhas elas ficam. De alguma forma as pessoas pensam que quando apagam-se as luzes ninguém irá vê-las. Mas Deus as vê. Nada escapa à Sua atenção. Não há segredos com Ele. Se sua vida está bem com Deus, é reconfortante saber que Deus o vê.

Ouvi a história de um menino que era um verdadeiro encrenqueiro. Um dia ele chegou em casa da escola dominical em lágrimas. Ele disse: "Mãe, a professora disse alguma coisa e eu preciso saber se é verdade!"

Sua mãe suavemente perguntou: "Bem querido, o que ela disse?"

E ele disse: "Bem, eu estava de bagunça e a professora me repreendeu. Mas eu não parei, então ela se virou para mim e disse: 'quero que você saiba que mesmo que eu não possa ver você, Deus pode vê-lo!' É verdade? Será que Deus está sempre me observando, mãe?"

Sua mãe pensou por um momento e percebeu que a professora disse aquilo para assustar o menino. Então ela respondeu: "Querido, isso é verdade sim, Deus vê você o tempo todo, mas sabe uma coisa? A razão pela qual Ele está olhando para você o tempo todo é porque Ele te ama tanto que não consegue tirar os olhos de você."

Essa é a maneira de olhar para a onipresença de Deus. Deus nos vê e nos ama. Os olhos com os quais Ele nos olha são olhos de amor. Ele vê nossos defeitos, os nossos pensamentos, as nossas deficiências, mas Ele nos ama mesmo assim. Ele não pode tirar os olhos de nós, porque nos ama muito. Não há como escapar de Sua presença e isso deveria nos tranquilizar. Nada vai nos separar do amor de Deus.

 

O Propósito do seu Coração

 

"Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam" (Deuteronômio 30:19)

A juventude é um tempo de grande incerteza. Queremos saber o rumo natural que nossa vida tomará; o que o futuro nos reserva.

O livro de Daniel fornece alguns modelos para este momento de grande incerteza chamado juventude. Historiadores estimam que Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede-nego tinham, aproximadamente, entre 14 e 19 anos de idade. Eles estavam nos primeiros estágios da vida, mas eram incríveis as suas posturas diante do que era certo. Quão facilmente eles poderiam ter sido sugados pelo jeito babilônico de viver? E até racionalizado seu comportamento com a filosofia "na-Babilônia-como-os-babilônicos"? Em vez disso, estes quatro jovens de Deus decidiram manter-se no que sabiam ser o certo.

Da mesma forma, você decide como será a noite da sua vida pela manhã dela. O futuro não é algo místico sobre o qual não temos controle. Você e eu decidimos por quais princípios viveremos, e quais caminhos seguiremos. Deus diz em Deuteronômio 30:19: "Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam". Deus nos deu uma escolha. Podemos jogar nossa vida fora ou podemos oferecê-la a Ele e dizer: "Quero ser um homem ou uma mulher com propósito e direção." Assim eram Sadraque, Mesaque, Abede-nego e Daniel. Você também pode ser assim se colocar esse propósito em seu coração.

 

Perder, Achar

 

"Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida..." (Efésios 5:29)

Atualmente ouvimos muito falar sobre a importância da autoimagem, do amor-próprio e da autoestima. Infelizmente, muitos têm dito: "As Escrituras dizem: 'Amarás o teu próximo como a ti mesmo.' Primeiro você tem que amar a si mesmo, para então amar o próximo". Errado!

A Bíblia não está lhe ensinando a se amar primeiro para depois amar o próximo. Ao contrário, ela ensina que você já ama a si mesmo, e que, portanto, deve agora amar o próximo. Na verdade, a Bíblia diz: "Ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida" (Efésios 5:29). Nós já temos amor-próprio. Agora precisamos amar os outros da mesma forma.

Você vai ouvir pessoas dizerem: "Estou tentando me encontrar." Mas Jesus diz que se você quiser se encontrar, então vai perder a si mesmo. Se você quiser encontrar a sua vida, deve negar a si mesmo. A pessoa que perde a sua vida, na verdade a mantém.

 

Diga: "Ahhh..."

 

"Coloca, Senhor, uma guarda à minha boca; vigia a porta de meus lábios." (Salmo 141:3)
 
Você já reparou que Deus nos deu uma boca e dois ouvidos? Você acha que há uma razão para isso? Talvez Deus queira que a gente escute mais e fale menos. Pense em quantas vezes pulamos direto para as conclusões ou rapidamente julgamos uma situação. A Bíblia diz: "Quem responde antes de ouvir, comete insensatez e passa vergonha." (Provérbios 18:13). No entanto, ouvimos algo e imediatamente concluímos que uma pessoa é tão culpada quanto o pecado e que não há uma explicação para ela. Ao invés de dizermos: "Vamos ouvir essa pessoa e descobrir os fatos", imediatamente espalhamos a notícia como se fosse um fato concreto.
 
Antigamente, quando você ia ao médico, ele lhe pedia para mostrar a língua. Em seguida pegava um palito descartável e lhe pedia: "Diga: Ahhhh...". Por que os médicos faziam isso? Porque a língua pode ser um indicador do que está acontecendo dentro de você. Ao observar a sua língua, um médico poderia dizer o que estava errado com você. De certa forma, a nossa língua - ou as nossas palavras - é o sumário das nossas vidas. O que dizemos atesta quem ou o que realmente somos.
 
No Salmo 141:3, o que Davi está dizendo é: "Senhor, coloque uma sentinela sobre a minha boca. Eu não posso evitar que outras pessoas falem mal de mim, mas eu não vou fazer o mesmo com elas. Eu não vou ser culpado por isso, Senhor. Porém eu preciso da sua ajuda. Eu não posso fazer isso por minha própria força." Siga o exemplo de Davi. Ore para que o Senhor coloque uma sentinela sobre a sua boca e vigie os seus lábios.
 

As Orações de Jesus

 

"Mas, visto que vive para sempre, Jesus tem um sacerdócio permanente. Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele,
 
aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles." (Hebreus 7:24-25)
 
Alguém, alguma vez, já disse a você: "O Senhor tem lhe colocado no meu coração, eu tenho orado por você"? Ou, quem sabe: "Eu venho pensando muito em você nos últimos dias." Se a pessoa que lhe falou isso é alguém de importância para você, então essa é uma declaração significativa. O pensamento e as orações dela por você, provavelmente aqueceram o seu coração.
 
Se for esse o caso, eu tenho boas notícias para você. O Criador do Universo, o Deus Todo-Poderoso, que conhece cada estrela pelo nome, que sabe o número de nossos fios de cabelo e conhece cada pensamento que temos, ora por nós e pensa em nós.
 
Você pode se perguntar: "O quê? Jesus está orando por mim?" De certa forma, sim. Ele está. O que importa é que, nesse momento, Jesus Cristo está intercedendo por cada um de nós no céu. Hebreus 7:25 nos diz que Jesus "[...] é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles." O apóstolo Paulo também disse em Romanos 8:34: "Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós."
 
Não importam as circunstâncias que você enfrenta. Como Cristão, você precisa ter no coração o fato de que Jesus ora por você. Ele está lhe puxando. Ele está intercedendo por você.
 

Caráter é a Chave

 

“'Tu és o meu Deus'. Ouve, Senhor, a minha súplica!” (Salmo 140:6) 

Todo cristão encontrará pessoas que irão analisá-lo o tempo todo. Alguns podem até preparar armadilhas para nós, como o rei Davi disse certa vez: "[...] prepararam armadilhas contra mim" (Salmo 140:5). Os inimigos de Davi literalmente ficaram "de tocaia" a espera dele. Criaram uma armadilha personalizada para capturá-lo. Mas Davi ultrapassou os problemas com seus inimigos e buscou ao Senhor, dizendo: "'Tu és o meu Deus'. Ouve, Senhor, a minha súplica!" (Salmo 140:6). Ao invés de se preocupar com os inimigos, Davi se focou no Senhor. Ele deixou suas preocupações nas mãos de Deus.

O grande evangelista D. L. Moody disse uma vez: "Se eu cuidar do meu caráter, Deus vai cuidar da minha reputação." Moody faz uma observação interessante. A principal coisa sobre a qual um cristão deve se concentrar é em se esforçar para ser uma pessoa santa. E quando "deixamos a desejar" - e isso vai acontecer – devemos admitir. Quando alguém aponta nossos erros, devemos confessar: "Você está certo. Minhas ações não foram coerentes com minhas crenças. Peço desculpas por isso. Espero que eu não mude sua opinião sobre o Deus que sigo, por causa dos meus erros. Deus é sempre a verdade." Como cristãos, devemos ser honestos o suficiente para admitir quando falhamos ou deixamos a desejar.

Podemos fazer muito pouco com o que as pessoas dizem ou pensam de nós, mas podemos ir muito longe se vivermos uma vida santa.
 

Nossa Mentalidade Tablóide

 

"Livra-me, Senhor, dos maus; protege-me dos violentos, que no coração tramam planos perversos e estão sempre provocando guerra." (Salmos 140:1-2)
 
Davi começa o Salmo 140, dizendo: "Livra-me, Senhor, dos maus". Como Davi, nós vivemos um tempo perverso, mau. Parece que hoje as pessoas, especialmente na América, têm um apetite doentio por fofocas. Chamamos isso de "mentalidade tablóide." Você antes via essa forma "tablóide" de pensar e reportar informações apenas em revistas de supermercados, agora também as vê em jornais e propagandas. Se você ligar a televisão no noticiário noturno verá a cobertura de assuntos que nada têm a ver com notícia. As pessoas hoje querem o furo jornalístico. Queremos saber o que tem acontecido. Queremos ouvir a sujeira que esta ou aquela pessoa fez. Há algo em nossa natureza que quer saber mais e mais. Parece que essa cadeia de eventos é uma bola de neve em nossa sociedade, a qual está crescendo e crescendo.
Estamos vivendo em um mundo perverso e violento. E Davi diz: "Livrai-me de pessoas como estas, Senhor." Davi estava diante de uma campanha cuidadosamente planejada de calúnias e mentiras. Você já ouviu a frase: "Boas notícias correm rápido"? Eu digo a você que uma má notícia viaja ainda mais rápido. Foi dito que uma mentira estará do outro lado do mundo enquanto a verdade ainda estará calçando os sapatos. Há algo na mentira que faz com que se espalhe como um rastro de pólvora.
Deixe-me perguntar: se alguém fizer um inventário de sua vida, encontrará em você apetite por fofocas ou pela verdade de Deus? Faça hoje um balanço de sua vida e ajuste o seu coração para uma vida focada na verdade de Deus, não nas mentiras do mundo.
 

Deus não se Esqueceu de Você

 

"'Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.'" (Jeremias 29:11)

Acho que todo cristão deveria guardar Jeremias 29:11 na memória: "Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro."

É interessante considerar o pano de fundo dessa declaração. Quando Deus disse isso para o Seu povo, os judeus, eles estavam vivendo como escravos na Babilônia. Para eles, o mundo tinha acabado, porque eles achavam que não tinham futuro. Eles provavelmente acreditavam que Deus havia se esquecido deles, mas Deus assegurou-lhes seu futuro ao dizer: "Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro."

Será que existe alguém próximo a você que esteja se sentindo esquecido por Deus? Talvez você esteja enfrentando dificuldades. Tenha esperança no fato de que, apesar da condição dos judeus na Babilônia, Deus ainda tinha um plano e um propósito para as vidas deles. Israel estava sendo punida por sua desobediência. Não era porque Deus os odiava, mas porque Deus os amava.

Se você sentir que o Senhor lhe está disciplinando agora, quero que se lembre disto: Deus diz: "Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se." (Apocalipse 3:19). Então, porque o Senhor lhe ama, porque você é Seu filho, Ele fará o que for necessário em sua vida para que você se torne a pessoa que Ele quer que você seja. A próxima vez que você sentir que Deus se esqueceu de você, lembre-se de Jeremias 29:11.

Em Tempos de Angústia

 

"Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair." (Salmo 55:22)

Se você quiser saber como o rei Davi enfrentou as investidas constantes de seus inimigos, dê uma olhada no Salmo 140. Davi lançou toda sua carga sobre o Senhor. Mesmo quando os seus inimigos tentaram prendê-lo, Davi disse: “Eu declaro ao Senhor: Tu és o meu Deus. Ouve, Senhor, a minha súplica! Ó Soberano Senhor, meu salvador poderoso, tu me proteges a cabeça no dia da batalha" (Salmo 140:6-7). Davi basicamente estava dizendo: "Senhor, eu deposito os meus problemas em ti." Não é maravilhoso termos um Deus sobre quem possamos lançar os nossos fardos?

Você está atualmente sobrecarregado? Algo está lhe incomodando? Você tem ansiedade acerca de alguma coisa? Talvez um problema no trabalho, com seu marido ou sua esposa, seus filhos, ou ainda seus pais. Qualquer que seja o seu fardo, siga o exemplo de Davi: Lance-o sobre o Senhor. Ele lhe sustentará. Ele nunca permitirá que o justo seja abalado (veja Salmo 55:22).
 

A Presença do Senhor

 

"Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se" (Lucas 15:7)

Como a onisciência e onipresença de Deus afetam você? Se lhe enchem de medo e vergonha, isso pode indicar que sua vida não está em conformidade com a vontade de Deus. Se, por outro lado, isso lhe traz conforto e força para a vida, é provável que você esteja em Seus caminhos. Em outras palavras: se, ao percebermos que Deus sabe de todas as coisas e está presente em todos os lugares, nos sentimos encorajados, estamos provavelmente andando com Ele. Mas se nos sentimos assustados, provavelmente não estamos andando com Ele.
Talvez você precise acertar seu relacionamento com Deus ainda hoje. Talvez você seja um filho pródigo que saiu correndo da presença de Deus. Talvez você tenha tentado, como Jonas, fugir da presença de Deus, para depois perceber o quão tolo realmente é. O livro de Jonas nos conta que Jonas "fugia da presença do Senhor" (Jonas 1:10). Mas ninguém pode fugir da presença do Senhor. Não seja tolo a ponto de tentar fugir d'Ele.
Deus não é um caçador que vive procurando abatê-lo. Pelo contrário: Ele ama você. Ele está sempre lhe buscando. Jesus contou a história de um pastor que tinha cem ovelhas e uma delas se perdeu (ver Lucas 15:4-7). Ele deixou as noventa e nove e foi procurar a ovelha perdida. Então, quando a encontrou, colocou-a em volta do pescoço e trouxe-a de volta cheio de alegria. Este é um retrato da atitude de Deus para conosco. Deus está procurando por você porque lhe ama e porque quer ajudá-lo. Não fuja de Deus. Corra para Ele.
 

Deus está no Controle

 

"Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por Ele estabelecidas." (Romanos 13:1)

O controle não está, em última análise, nas mãos do governador ou do presidente. Não importa quem é o primeiro-ministro, rei, rainha, ou quem está no congresso. Deus é quem, no final das contas, está no controle. Nações vêm e vão, presidentes vêm e vão, mas o que sempre permanece é que Deus está no controle.

O Apóstolo Paulo no livro de Romanos disse que "as autoridades que existem foram por Ele estabelecidas" (verso 13:1). Paulo escreveu a carta aos Romanos durante o reinado de Nero, o imperador de Roma. Segundo a história, Nero foi provavelmente o imperador mais perverso que já governou Roma. No entanto, Paulo disse que as autoridades que existem foram ordenadas por Deus. Como o salmista disse: "Até a tua ira contra os homens redundará em teu louvor..." (Salmo 76:10). Em outras palavras, Deus pode transformar situações aparentemente terríveis para a Sua glória.

Ao olhar para sua própria nação, muitos perguntam onde está Deus em tudo isso. Acham que a justiça nunca chegará. Acredite quando a Bíblia diz "(...) estejam certos de que vocês não escaparão do pecado que cometeram" (Números 32:23). Lembre-se: Deus está no controle.

 

 

Deus está com Você

 

"Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá." (Salmos 139:9-10)
 
Deus não só é onisciente (sabe de todas as coisas), como também é onipresente, o que significa que Ele está  em toda parte. O Salmo 139:7-10 descreve esta grande qualidade de Deus:
"Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás. Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá."

Mais uma vez, a onipresença de Deus pode ser reconfortante ou assustadora. Tudo depende de que lado da "cerca" você está. Se você não está bem com Deus e tenta fugir dEle, saiba que não vai funcionar. Onde quer que você vá, lá estará Ele, esperando por você. Jonas descobriu isso. "Eu vou fugir de Deus", disse ele. Mas Deus estava esperando por ele. Você também não pode escapar da presença de Deus.
Se você está tentando fugir de Deus, isso é motivo de preocupação. Significa que seus esforços se resumirão em fracasso. Mas se você anda com Deus, encontra um grande conforto, porque você nunca está sozinho. Quando você atravessa suas provas de fogo, quando passa por momentos de dificuldade, quando resiste às tempestades da vida, Deus está lá. Sempre que Deus permite que Seus filhos passem por uma prova de fogo, Ele mantém um olho neles e o outro no termostato. Ele não nos dá mais do que podemos suportar. Ele está lá com você.

Ouça a Teologia

 

"Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a palavra da verdade." (2 Timóteo 2:15)


Muitas vezes os cristãos não gostam de lidar com a teologia. Algumas pessoas, de forma ignorante, dizem: "Não me importo com teologia. Simplesmente amo Jesus". Esse é um sentimento bom, mas é perigoso. Precisamos nos preocupar com a teologia. Teologia é o estudo daquilo que Deus nos revelou. Se não soubermos o que Deus nos revelou, não teremos uma bússola espiritual ou moral para nos guiar através da vida. Sem uma bússola espiritual, podemos estar apenas um pouco fora do curso hoje, mas estaremos totalmente perdidos no tempo que vem por aí.
Digamos que você aterrissou em Los Angeles e embarcou em um avião para o Hawaii. Assim que você coloca o cinto de segurança e a aeronave taxia a pista, a voz do capitão no microfone diz: "Senhoras e Senhores, bem-vindos ao vôo 232 United com destino a Honolulu, Hawaii. Estou com um problema em alguns de nossos dispositivos de navegação que parecem estar alguns graus fora da configuração original. Eu realmente não estou preocupado com isso. Acho que vamos ficar bem."
Isso é ridículo. Hawaii é apenas um pontinho no meio do oceano. Eu fico espantado sempre que encontram o lugar correto para aterrissar. Se os dispositivos de navegação não funcionam adequadamente e o avião está apenas com alguns graus de imprecisão, a aeronave estará quilômetros fora do curso no momento em que atingir a terra. Então você pode estar um pouco fora do seu curso original agora, mas terá que fazer um pouso forçado mais tarde.
Da mesma forma, devemos saber em que acreditamos. Devemos saber o que Deus nos revelou através da Sua Palavra. Se não sabemos sobre teologia, podemos estar mais longe da verdade do que realmente deveríamos.

 

 

Disposição e Obediência

Se nos dispusermos debaixo da mão poderosa de Deus, Ele nos usará para Sua Glória e Seu Louvor.

Quando vemos a arca da aliança no antigo testamento, esta era o sinal da presença de Deus no meio do seu povo. Porém, quem fez a arca? Um homem. Quem escreveu os livros da bíblia? Homens. Quem levou a palavra de Deus até você? Um homem.

Deus se faz presente nesta terra se mostrando forte através de pessoas cujo coração é completamente dEle. Homens que se dispõe diante dEle para serem seus pés, suas mãos e sua voz nesta terra.

O Senhor olha para o meio desta geração e a pergunta que foi feita diante de Isaías, continua sendo feita hoje: A quem enviarei?

Este chamado não é para uma noite. Para se dispor um dia a pregar, ir a um hospital ou um presídio, mas um chamado de uma vida inteira. De viver para glorificar a Deus e ser instrumento nas mãos dEle.

Muitos são chamados, mas poucos são os escolhidos. Poucos homens como Moisés, Elias, Daniel, João Batista, Paulo…

Viva para a glória de Deus, obedeça-O e prepare-se para a guerra pois você será enviado para vencer.

 

Por Daniel Simoncelos (perfil no G+ Social)

 

Deus Conhece Você

 

"Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos. Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos te são bem conhecidos." (Salmos 139:1-3)

Você sabia que Deus tem absoluto conhecimento do que está acontecendo na vida de cada indivíduo? Ele está interessado em cada detalhe de nossas vidas. Provérbios 15:3 diz: "Os olhos do Senhor estão em toda parte, observando atentamente os maus e os bons." Quando você pára e pensa sobre isso, como Deus poderia recompensar e punir de outra forma? Ele tem consciência de tudo o que acontece. Não há coisa alguma que aconteça que escape do conhecimento de Deus. Provérbios 5:21 diz: "O Senhor vê os caminhos do homem e examina todos os seus passos."

Ao perceber que Deus sabe tudo sobre todos (inclusive você), isso pode ser assustador ou animador. Tudo depende do seu relacionamento com Deus. Se sua vida não está bem com Deus, se você vive em pecado, então o fato de Deus lhe conhecer completamente pode ser assustador. Pode ser perturbador pensar que nada a respeito de sua vida fuja da atenção dEle.

Mas se sua vida está bem com Deus, então saber que Ele é consciente do que acontece com você é um pensamento reconfortante. É reconfortante, pois sabemos que Deus não se esquecerá de nós. Sabemos que não somos apenas mais uma entre bilhões de pessoas. Como um Cristão que anda com Deus, Seu conhecimento completo nos garante que Ele olha e cuida de nós.

Então, quando problemas aparecerem em seu caminho, alegre-se pelo fato de que Deus lhe conhece e cuida de você.
 

Usando a Palavra de Deus

 

"Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra." (Salmo 119:9)
 
Você sabia que o diabo fará tudo que puder para impedir os cristãos de andarem na lei do Senhor? Ele quer nos impedir de viver uma vida santa e feliz. Ele quer montar armadilhas contra nós. Ele quer o tropeço do homem. Então, o que os cristãos devem fazer? Podemos efetivamente resistir à tentação? Ou podemos apenas seguir o conselho de Oscar Wilde, que disse: "A única maneira que conheço para se livrar da tentação é ceder a ela." É esta a única maneira de se livrar da tentação? A resposta é não.
Como podemos viver de forma produtiva? Como podemos viver uma vida santa? A Bíblia nos dá a chave no Salmo 119:9: "Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra." Se quisermos viver uma vida santa, devemos prestar atenção à Palavra de Deus. Precisamos colocar a Palavra de Deus em nossos corações e mentes. Dessa forma, quando o diabo vir ao nosso caminho, seremos capazes de usar a Palavra de Deus contra ele.
O diabo diz: "Por que você não faz isso?" Mas a Palavra nos lembra que não devemos. Então o diabo vai dizer: "Por que você não vai em frente e se expõe ao perigo nesta situação?" É quando precisamos lembrar uma passagem da Escritura que nos diz exatamente o que fazer. Se mantivermos a Palavra de Deus em nossa memória, ela estará lá para ser vivificada pelo Espírito Santo na hora que precisarmos.
 
 

Engajar-se em uma Vida Piedosa

 

"Como são felizes os que andam em caminhos irrepreensíveis, que vivem conforme a lei do Senhor!" (Salmo 119:1)

Se você quiser ser uma pessoa verdadeiramente feliz e santa, você não deve apenas evitar o que está errado, mas se engajar ativamente no que é certo. Isso é o que o andar com o Senhor implica. Envolve progressão, avançar ao invés de ficar parado.

Muitas pessoas falam do que a Bíblia diz que não devemos fazer, mas a Bíblia também nos diz o que devemos fazer. As pessoas que vêem a Bíblia e a vida cristã como uma lista de regras e regulamentos não examinaram as Escrituras cuidadosamente. Sim, Deus nos diz o que evitar. Sim, Ele nos adverte das coisas que são perigosas para a nossa saúde espiritual. Porém, ao mesmo tempo, Deus nos diz onde devemos nos engajar. Por exemplo, a Bíblia nos diz para fugir dos desejos malignos da mocidade, mas depois ela diz para seguirmos a justiça, a fé, o amor e a paz, juntamente com os que, de coração puro, invocam o Senhor (2 Timóteo 2:22). A Bíblia também nos diz para vivermos pelo Espírito e para não satisfazermos os desejos da carne (Gálatas 5:16).

As pessoas que estão apenas tentando evitar o mal estão errando o alvo. Há mais. Amar a Deus não é apenas "o que não fazer". É também o que fazer. Os cristãos devem se envolver em crescimento espiritual. Devemos engajar-nos em um viver santo. Devemos andar no caminho do Senhor.
 

Dando o Nosso Melhor

 

"E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!" (Filipenses 2:8)

Você já conheceu alguém, talvez no trabalho, ou mesmo em casa, que só dá o mínimo? Há muitos cristãos assim. Eles se envolvem em atividades espirituais somente quando necessário. Eles têm tempo para todo o resto, mas de alguma forma eles simplesmente não têm tempo para Deus. Esta não é a maneira de viver a vida cristã.

Deus diz que se você quer ser santo, e consequentemente feliz, você deve andar ativamente nos Seus caminhos. Mas o que significa andar em Seus caminhos? Significa caminhar em bons sentimentos? Não. As escrituras dizem que isso significa andar na lei do Senhor (ver Salmo 119:1). Alguns cristãos vão dizer: "Eu não estou sob a lei, estou sob a graça." Hoje, de certo modo, isso é verdade. Cristãos não estão mais sob a maldição da lei, aquela que não fomos capazes de manter através da nossa própria força. Mas também entendo que Jesus disse: "Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir." (Mateus 5:17). Nós não estamos sob o dever de manter a lei para ganhar a aprovação de Deus, mas isso não significa que desconsideramos a lei. Isso não significa que nós dizemos: "Eu não estou mais sob a lei, então posso fazer o que eu quiser."

Os princípios da lei certamente ainda se aplicam na vida do cristão. A diferença é que não seguimos a lei de Deus porque somos obrigados, nós a seguimos porque queremos. Os princípios da lei não são restritivos, são de proteção. Alguns podem dizer: "Eu vou me contentar com o mínimo." Mas nossos corações devem dar muito mais. Afinal, estamos fazendo isso para Deus! Jesus fez tudo por nós! Deveria ser nossa alegria dar o melhor para Ele.
 

Uma Palavra aos Pais

 

"Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor." (Efésios 6:4)

Anos atrás alguém perguntou ao ex-presidente George Bush (pai): "Qual a sua maior realização na vida?" Era interessante perguntar isso a alguém como ele, cuja lista de realizações era bastante longa. Afinal, ele foi embaixador dos EUA na China, diretor da CIA, Vice-Presidente por dois mandatos no governo do presidente Reagan, e depois, claro, ele mesmo presidente dos Estados Unidos. Isso para não mencionar que um de seus filhos foi também presidente dos Estados Unidos, enquanto o outro era governador da Flórida. Eu esperava que ele apontasse realizações de seus filhos ou o seu próprio sucesso. No entanto, sua resposta foi: "Meus filhos ainda vem até minha casa para me visitar." Eis um homem que tem suas prioridades no lugar.

Como pastor, visitei pessoas no final de suas vidas. Vi o que realmente importa para elas. E como eu já disse, tudo acaba sempre se resumindo à fé e à família. Quando sua vida terminar, não importará quantos negócios você fez, nem quantos investimentos você tem ou quantas coisas acumulou. Quando tudo estiver acabado, o que realmente importará serão esses valores básicos.

Tragicamente, muitos homens hoje em dia abandonam suas famílias para correr atrás de algo que eles racionalizam como a "crise de meia idade". Homens, temos que manter o compromisso que firmamos com nossas esposas e filhos. Nem por um instante podemos virar as costas para eles.
 

Caminhando com o Senhor

 

"Bem-aventurados os retos em seus caminhos, que andam na lei do SENHOR.Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, e que o buscam com todo o coração.E não praticam iniqüidade, mas andam nos seus caminhos." (Salmos 119:1-3 - ACF)

Os Salmos 119:1-3 nos dizem que, se queremos ser santos (e consequentemente felizes), devemos andar de maneira pura. Bem-aventurados - ou felizes - são aqueles sem mácula, que andam na lei do Senhor, que não praticam iniquidade.

É interessante o uso da frase "andam na lei do Senhor." Desde o início de nossas vidas, aprendemos a importância de andar. É fascinante como os bebês imediatamente começam a tentar se mover. Naturalmente, nós os ajudamos e ficamos orgulhosos quando nossos filhos dão seus primeiros passos. Mas depois que aprendem a andar, meio que gostaríamos que pudessem ficar como estavam antes, pois acabam se metendo em um monte de encrencas.
 
Quando um bebê está aprendendo a andar, tenta se levantar, se colocar para cima. Ele não quer apenas ficar deitado. Ele quer ter o controle de sua pequena vida. E os bebês vão tentar várias vezes. Logo estarão se arrastando e engatinhando. Então eles vão tentar se apoiar em objetos e se sustentar em suas pequenas pernas, ainda bambas. Sem dúvida, irão cair, mas eles sempre irão levantar e tentar novamente.

Como cristãos, crescemos da mesma maneira. Entregamos nossas vidas a Cristo e começamos a andar na lei do Senhor. Primeiro, meio que rastejamos. Então tentamos nos levantar, até que fiquemos de pé. Então caímos e nos machucamos. Devemos desistir? Devemos jogar a toalha? Devemos perder a esperança? Não. Nós continuamos tentando. Com força de vontade, andar na lei do Senhor se torna cada vez mais fácil. Com o tempo, você nem pensa mais nisso. Andar com Deus simplesmente se torna parte da sua vida.
 

Nosso Conceito de Felicidade

 

"Esta tem sido a minha prática: Obedecer aos teus preceitos." (Salmos 119:56)

O filósofo Eric Hoffer escreveu: "A busca da felicidade é uma das principais fontes de infelicidade." Alguém uma vez disse: "Há duas fontes de infelicidade na vida. Uma é não conseguir o que se deseja. E a outra é conseguir."
 
Assim, para muitos que hoje buscam a felicidade, a verdade é: eles nunca a terão plenamente. Você olha para todas essas pessoas de Hollywood, por exemplo, com o todo tipo de realizações, fama e dinheiro, e muitas vivem vidas miseráveis ​​e vazias. Elas procuram a felicidade de maneira errada. A verdadeira felicidade é sempre um subproduto da santidade. Você direciona a sua vida para Deus e a felicidade logo lhe seguirá.
 
É por isso que o não-crente nunca vai conhecer a verdadeira felicidade. Eles vão atrás de falsificações baratas do diabo, as quais são superficiais porque não possuem profundidade suficiente, de onde possam extrair felicidade. O conceito de felicidade do mundo depende de coisas boas acontecendo. O conceito cristão de felicidade depende de um grande e bondoso Deus.
 

Feliz, Feliz!

 

"Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo. Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo e ser encontrado nele..." (Filipenses 3:7-9)
 
Em seus depoimentos os cristãos geralmente falam do que tiveram que abrir mão para seguir a Jesus Cristo. Mas, na realidade, do que realmente abrimos mão? Algumas pessoas abriram mão da dependência das drogas ou do álcool, enquanto outros desistem das ressacas. A maioria das pessoas, no entanto, abre mão de um constante sentimento de culpa, de um vazio enorme, da solidão, e de um constante medo da morte. Assim, podemos concordar com o apóstolo Paulo, quando ele diz:

"Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo. Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo e ser encontrado nele..." (Filipenses 3:7-9)
 
Paulo está dizendo: "As coisas que eu desisti não são nada comparadas ao que Deus me deu." Este ensinamento de Paulo é um princípio muito importante para se aprender. Encontramos felicidade em Deus.

O Salmo 119:1 diz: "Bem-aventurados os que andam em caminhos irrepreensíveis, que vivem conforme a lei do Senhor!” A palavra bem-aventurados usada aqui e em todos os salmos pode ser traduzida como "felizes". Uma tradução mais literal da palavra bem-aventurado seria "feliz, feliz." Então alguém poderia perguntar ao salmista: "- Como você está se sentindo hoje?" E ele certamente responderia: "Feliz, feliz!" Mas aqui neste salmo, e em outros lugares das Escrituras, descobrimos que a felicidade está sempre ligada à santidade. Descobrimos também que felicidade não é algo que se possa buscar como um fim em si mesmo. Felicidade deve ser o resultado da busca por santidade. Se você deseja realmente a felicidade, deve primeiro procurar a santidade em Deus. Só então você vai ser "feliz, feliz."

 

 

Tudo o que Precisamos

 

“Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés. Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e comemorar. Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’. E começaram a festejar.” (Lucas 15:22-24)

Alguma vez você já procurou alguma coisa que estivesse bem debaixo de seu nariz? Se assim for, você tem muito em comum com o filho pródigo da parábola narrada por Jesus em Lucas 15. A parábola nos fala de um jovem que deixou a casa de seu pai na tentativa de encontrar satisfação nas coisas que ele pensou que lhe fariam feliz. Com base nas ações do jovem, ele aparentemente acreditava que roupas bonitas, boa comida e grandes festas lhe trariam felicidade.

Vale destacar que após o filho pródigo perder tudo o que tinha e voltar para a casa de seu pai, ele percebeu que tudo que procurava na vida estava em casa. O que fez o pai quando o filho pródigo voltou? Ele disse: "Tragam a melhor roupa... Coloquem um anel em seu dedo e sandálias em seus pés" (Lucas 15:22). Essencialmente, ele lhe deu boas roupas. "Tragam o novilho gordo e matem-no", disse o pai (versículo 23). Ele deu a seu filho boa comida. "Vamos fazer festa e comemorar", exclamou (versículo 23). Ele deu a seu filho uma grande festa. Isso é o que o filho pródigo queria. Tudo que ele desejava na vida consistia num relacionamento com seu pai.

Os cristãos também acreditam nisso. Tudo o que precisamos na vida para sermos felizes, tudo o que precisamos para a verdadeira realização é encontrado em um relacionamento com o Deus Pai.

Duas Maneiras na Vida

 

"Como são felizes os que andam em caminhos irrepreensíveis, que vivem conforme a lei do Senhor!" (Salmo 119:1)

Há duas maneiras pelas quais podemos viver nossas vidas. Há a maneira correta e a maneira incorreta. Podemos tomar dois caminhos na vida: a estrada estreita que conduz à vida ou o caminho largo que leva à destruição. Há também duas fundações sobre as quais podemos construir: a rocha sólida ou a areia movediça. O resultado das escolhas que fazemos a respeito dessas coisas determina se iremos viver uma vida santa e feliz ou uma vida miserável e profana.
 
O que vem à sua mente quando você pensa no caminho estreito, o que segue a Jesus Cristo? Você prevê angústia e restrições? Muitos descrentes e apóstatas vêem a vida cristã desta maneira. Eles vêem o cristianismo como uma lista de todas as coisas que não podem fazer. Não beber, não fumar, nada de festa, nada de sexo. Em poucas palavras: parece não ter graça.
 
Lembro-me de pensar assim antes de ser cristão. Eu acreditava que os cristãos viviam a vida mais chata do mundo. Mas é claro que suas prioridades mudam quando você "vem para o outro lado". Como cristãos, nós descobrimos que o caminho santo, o caminho divino, o caminho da obediência é, na verdade, o caminho feliz.
 
Isso é o que encontramos diante de nós no Salmo 119:1: "Como são felizes os que andam em caminhos irrepreensíveis, que vivem conforme a lei do Senhor!" Nós só encontramos a verdadeira felicidade quando andamos nos caminhos do Senhor.
 

O Problema do Ego

 

"Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito." (Efésios 5:33)

O egoísmo é o segredo para um casamento infeliz. Muitas vezes, duas pessoas entram no casamento dizendo: "Eu quero isso da minha maneira." O marido diz: "Faça o que eu digo." E a mulher diz: "Eu não quero fazer o que você diz." Por causa do egoísmo, casamento deles terá muitos atritos. Tudo se resume ao ego. O egoísmo é hoje a raiz de muitos casamentos infelizes.
 
Há até mesmo casamentos se desfazendo, pois cada cônjuge tenta "encontrar a si mesmo". Ouçam, maridos e esposas: se desejam encontrar a si mesmos, vocês precisam ​​perder a si mesmos. Lembrem do que Jesus disse: "Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará." (Mateus 10:39).
 
Se você quiser se encontrar e ter um casamento bíblico, aqui está o segredo: Pare de pensar em si mesmo e entre em seu casamento dizendo: "Eu quero amar, agradar, e ajudar meu(minha) companheiro(a). Quero cuidar do meu cônjuge mais do que eu cuido de mim mesmo." Isso é bíblico. Antes de Paulo dizer em Efésios 5:22, "Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor", antes de ele dizer no versículo 25, "Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela", Paulo diz no versículo 21: "Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo." A palavra sujeitar aqui significa submeter ou "colocar sob" e contém um "componente de submissão voluntária". Paulo está dizendo para colocar voluntariamente as suas necessidades sob as necessidades do seu cônjuge. Seu cônjuge vem em primeiro lugar.
 
Se você fizer isso, aqui está o grande segredo: Você terá suas próprias necessidades satisfeitas com o tempo, porque estará na ordem de Deus. E seu cônjuge também estará.

As Flechas do Maligno

 

"Você não temerá o pavor da noite, nem a flecha que voa de dia" (Salmo 91:5)

A noite pode ser um momento assustador não é mesmo? Você simplesmente não pode ver.
 
Lembro-me quando estávamos visitando a África e fomos dormir nestas barracas em campo aberto. É uma coisa incrível, porque, quando a noite cai na África, sons que você nunca ouviu em sua vida surgem da selva. Parece estranho, soa como algo saído de um filme, só que é real. Quando a noite caiu, foi uma coisa assustadora ouvir esses rugidos, gemidos e silvos. Você pensa: Que diabos está lá fora? A escuridão pode ser uma coisa assustadora.
 
O Salmo 91:5 nos diz que não devemos temer o pavor da noite nem a flecha que voa de dia, pois Deus estará com você dia e noite, no tormento ou na inundação, na fartura ou na escassez.
 
A flecha é uma palavra interessante no Salmo 91:5. Paulo também a usa em Efésios 6, onde nos adverte sobre os dardos inflamados do maligno. É interessante porque, voltando um pouco no tempo, as flechas desempenharam um papel significativo nas batalhas. O inimigo muitas vezes acendia suas flechas e neutralizava seu oponente com elas. Eles poderiam disparar centenas, talvez milhares, de flechas em chamas. Se quisesse viver, você tinha que se proteger delas.
 
O diabo vai disparar flechas em chamas para nós também. Pode ser a flecha flamejante do medo, ou a dos pensamentos impuros, ou uma do ódio. Mas não tenha medo: Deus promete nos proteger das flechas do maligno. O povo de Deus vai ainda sofrer dificuldades na vida, mas Deus promete que estará com você, não importa onde você estiver. Não tema! Ele sempre irá olhar por você.

Porque Deus Está Conosco

 

"[...] a fidelidade dele será o seu escudo protetor. Você não temerá o pavor da noite..." (Salmos 91:4-5)

O medo é uma emoção avassaladora que nos domina por completo e nos faz agir com total irracionalidade. Muitas vezes, podemos ser mais prejudicados pelo medo que sentimos do que por aquilo que o causa. Deus diz que não devemos ter medo, porque Ele está conosco.
 
Eu me lembro quando era criança em Nova Jersey. Eu perambulava pela vizinhança com minhas recém-adquiridas armas de policial cowboy. Eu me sentia muito poderoso. Eu tinha em meu pequeno cinturão cartucheiras e revólveres formidáveis. A certa altura, quando brincava de sacá-las e de atirar para longe, apareceram dois pivetes e disseram: - Ei, você aí! Venha até aqui. Você quer experimentar isso de verdade? Daí começaram a me empurrar e a rir de mim. Em seguida, fizeram o pior que me poderia acontecer: roubaram as minhas armas. Tudo o que eu pude fazer foi voltar para casa chorando com as cartucheiras vazias.
 
Quando cheguei em casa, encontrei meu irmão que era cinco anos mais velho e muito maior que eu. Então eu lhe perguntei: - Será que você poderia voltar lá e me ajudar a conseguir minhas armas de volta? Juntos, voltamos, e lá estavam os pivetes com as minhas armas. Sentindo uma grande coragem eu lhes disse: - Dêem as minhas armas de volta! Eu estava me sentindo um verdadeiro valentão. Não porque eu era mais forte e destemido que eles, mas simplesmente porque o meu irmão estava me dando cobertura. E eu sabia que se eles me causassem problemas novamente, eu chamaria imediatamente o meu irmão para socar-lhes o nariz. Como você pode ver, eu tinha coragem não por causa de quem eu era, mas por causa de quem estava comigo.
 
Da mesma forma, quando olhamos para esse mundo assustador, ainda podemos ter coragem. Não por causa de quem nós somos, mas porque Deus está conosco. A Sua verdade é o nosso escudo. Ele sempre estará ao nosso lado para nos guiar e nos proteger.

No Refúgio de Suas asas


"Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio" (Salmo 91:4)

 

 

O salmista nos diz que podemos encontrar segurança e refúgio quando nos aproximamos de Deus: "Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor." (Salmo 91:4). A imagem que o salmista oferece aqui é a de uma mãe pássaro pairando sobre seus filhotes.


Ouvi a história de um agricultor que, consternado, viu sua fazenda queimar completamente. Após o incêndio, ele andou em torno dos destroços carbonizados da sua fazenda e encontrou o corpo de uma galinha que havia sido queimada. Frustrado, o fazendeiro deu um chute na galinha com a bota e ela virou pro lado. Mas embaixo estava um pintinho ainda vivo. Quando o fogo começou, a galinha correu até o seu filhote e usou suas asas para protegê-lo. Ela perdeu a vida no processo, mas seu filhote sobreviveu.


A mensagem de Deus para nós é que podemos nos refugiar nas asas do Todo-Poderoso. Ele vai colocar as Suas asas sobre nós. Ele vai nos proteger.

Auto-Obsessão

"Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas..." (2 Timóteo 3:1-2)

Neste mundo que vive uma auto-obsessão, cada indivíduo vive para si mesmo. Quando dizemos "o mundo", estamos falando de uma mentalidade que gira em torno de si mesma. As pessoas pensam sempre primeiro em si mesmas e no que elas podem obter. A Bíblia nos disse que o mundo seria desta forma, especialmente nos últimos dias. O apóstolo Paulo nos advertiu: "Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas..." (2 Timóteo 3:1-2). Muitas de nossas escolas reforçam constantemente a mensagem do "ego". Tem sido dito para as crianças: "Saia das drogas e acredite em si mesmo. Olhe para dentro de você." O problema é que muitas dessas crianças olham para dentro delas mesmas e não gostam do que vêem. É por isso que elas se voltaram para as drogas! Elas provavelmente viram dentro delas a mesma coisa que você e eu vemos quando olhamos para dentro de nós mesmos. Nós todos vemos pecado e falta de esperança.
 
Quando convidadas a doar algo para alguma causa digna, as pessoas não são orientadas a fazer isso porque outros precisam, ou porque é a coisa certa a ser feita, ou porque é bom se sacrificar, mas porque "irão se sentir bem com si mesmas." Às vezes, mesmo em nossas igrejas, os pastores ensinam o conceito do "ego". Alguns dizem: "Seu problema é a maneira como você se vê. Tudo que você precisa é autoestima." Não, o nosso problema é a elevada autoestima. Nós não precisamos de mais autoestima, nós precisamos morrer para o "ego", morrer para nós mesmos. Jesus disse: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me." (Mateus 16:24).
 

Inspiração x Transpiração

 

"O lavrador que trabalha arduamente deve ser o primeiro a participar dos frutos da colheita." (2 Timóteo 2:6)
 
Muitas vezes quando as pessoas ficam estressadas ou oprimidas não é porque Deus lhes deu muito o que fazer. É porque elas não passaram um tempo com Ele. No Salmo 91:1 diz: "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará." Da mesma forma, Paulo diz: "O lavrador que trabalha arduamente deve ser o primeiro a participar dos frutos da colheita." (2 Timóteo 2:6). Isso significa que você não pode dar o que você não possui. Então, primeiro habite no esconderijo do Altíssimo.
 
E o que significa habitar no esconderijo do Altíssimo? A palavra hebraica para habitar fala de tranquilidade e descanso, permanecer com coerência. É um paralelo à palavra permanecer que Jesus usou em João 15:4 no Novo Testamento: "Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim." Isso significa ficar num determinado lugar. Essencialmente, Deus está dizendo: "Eu não quero apenas um relacionamento com você. Quero companheirismo. Quero que você se aproxime e mantenha-se em Minha presença de modo coerente."
 
Cristãos, por vezes, substituem a transpiração pela inspiração. Vamos substituir o trabalho pela adoração. Estamos tão ocupados fazendo coisas cristãs, com o povo cristão, na igreja cristã, que nos esquecemos de Cristo. Você sabia que isso é possível?
 
Eu lhe pergunto hoje: você está habitando no esconderijo do Altíssimo? Há um tempo para o trabalho. Mas, ao mesmo tempo, o melhor trabalho sempre transbordará de uma vida de adoração. Não podemos nunca excluir a adoração de nossas vidas. Temos que ter nossas prioridades em ordem.

A Pessoa de Deus

 

"Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio." (Salmos 91:1-2)
 
Nos dois primeiros versículos do Salmo 91, Davi fornece ótimas pistas sobre a pessoa de Deus, usando quatro diferentes títulos.

No versículo 1, Davi diz: "Aquele que habita no abrigo do Altíssimo." Em hebraico, Altíssimo é “El Elyon”. Esta palavra descreve Deus como Aquele que é dono e possui tudo. Davi depois chama Deus de o “Todo-Poderoso" (descansa à sombra do Todo-Poderoso). Em hebraico, a palavra usada é “Shaddai”, que transmite a idéia de disposição. Ele não só é o Deus vivo, como também é o Deus que dá.

No versículo 2, Davi chama Deus de “Senhor” (dizer ao Senhor). Essa é a palavra hebraica “Yahweh”. Este é o nome pessoal que Deus deu a Moisés no episódio da sarça ardente (Êxodo 3:14). Yahweh significa "ser" ou "Eu sou." Javé (ou Jeová) é o testemunho pessoal de Deus de que ninguém ou nada define quem Ele é. Somente Deus pode definir a si mesmo. Como se vê, ao ler as escrituras podemos saber o que Deus diz sobre si mesmo. Por último, Davi se refere a Deus como “meu Deus" (o me

 

Pesquisar no site

Contato

Artigos

05/09/2012 11:04

[Infográfico] Confira informações detalhadas sobre as características dos evangélicos e a lista com as 10 maiores igrejas no Brasil

Comentar! enviar imprimir email share no fb orkutar tweet Notícias Gospel em seu email Receba Notícias Gospel em...
02/07/2012 10:47

Censo aponta que Assembleia de Deus é a denominação evangélica que mais cresce no Brasil

  72Share     Os números sobre a igreja evangélica brasileira tem sido um dos maiores...
18/06/2012 12:41

Pastor Silas Malafaia “não é candidato a nada e pode ser candidato a tudo”, afirma cientista político. Leia na íntegra

O cientista político Murillo de Aragão analisou a entrevista do pastor Silas Malafaia à seção “Páginas Amarelas” da...