Israel Felipe
palavra de Deus
Dez Minas
LUCAS 19 12-27
12 Disse pois: Certo homem nobre partiu para uma terra longínqua, a fim de tomar posse de um reino e depois voltar.13 E chamando dez servos seus, deu-lhes dez minas, e disse-lhes: Negociai até que eu venha.14 Mas os seus concidadãos odiavam-no, e enviaram após ele uma embaixada, dizendo: Não queremos que este homem reine sobre nós.15 E sucedeu que, ao voltar ele, depois de ter tomado posse do reino, mandou chamar aqueles servos a quem entregara o dinheiro, a fim de saber como cada um havia negociado.16 Apresentou-se, pois, o primeiro, e disse: Senhor, a tua mina rendeu dez minas.17 Respondeu-lhe o senhor: Bem está, servo bom! porque no mínimo foste fiel, sobre dez cidades terás autoridade.18 Veio o segundo, dizendo: Senhor, a tua mina rendeu cinco minas.19 A este também respondeu: Sê tu também sobre cinco cidades.20 E veio outro, dizendo: Senhor, eis aqui a tua mina, que guardei num lenço;21 pois tinha medo de ti, porque és homem severo; tomas o que não puseste, e ceifas o que não semeaste.22 Disse-lhe o Senhor: Servo mau! pela tua boca te julgarei; sabias que eu sou homem severo, que tomo o que não pus, e ceifo o que não semeei;23 por que, pois, não puseste o meu dinheiro no banco? então vindo eu, o teria retirado com os juros.24 E disse aos que estavam ali: Tirai-lhe a mina, e dai-a ao que tem as dez minas.25 Responderam-lhe eles: Senhor, ele tem dez minas.26 Pois eu vos digo que a todo o que tem, dar-se-lhe-á; mas ao que não tem, até aquilo que tem ser-lhe-á tirado.27 Quanto, porém, àqueles meus inimigos que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui, e matai-os diante de mim.
Amados, observem que os dez servos receberam a mesma quantidade de mina, ou seja, o mesmo capital. E uma mesma ordem ‘’ Negociar’’. Interessante essa ordem, pois ninguém vai negociar com o intuito de perder, mas sempre com o intuito de ganhar ou como na parábola multiplicar. Interessante também é que o Homem nobre vai para outra terra e depois de um tempo volta e manda chamar os dez para verificar o resultado do Seu investimento. Confesso que quando li essa parte, versículo 15 e 16 eu esperava ver o resultado de todos, mas fiquei surpreso quando li o versículo 20, pois é o versículo que a seqüência dos dez acaba. Jesus nos mostra nessa parábola o servo obediente e desobediente. O obediente receberá uma recompensa, porém o desobediente receberá um duro julgamento e perderá o investimento e ficará sem nada. Creio que ninguém quer perder o que Deus deu e ser julgado como um servo infiel. Portando sejamos obedientes a Deus. Ele nos deu a vida, a sua palavra (Bíblia) o perdão dos nossos pecados e a salvação mediante a fé em Cristo Jesus e o que Ele quer de todos nós é obediência a Sua palavra. Portanto paramos de agir como o terceiro servo, mas, vamos agir como os dois primeiros servos que foram obedientes e não se vangloriaram e foram humildes e disseram “Senhor, a tua mina rendeu dez minas.’’ “Senhor, a tua mina rendeu cinco minas.’’ Quando Deus te dá algo esse algo tem que ser multiplicado e é aqui que esta a essência, não estou querendo dizer que se você tem um carro, você tem que ter mais carros, não estou querendo dizer que se você tem dois mil reais, esses dois mil, tem que multiplicar para vinte mil, mas o que quero dizer é espiritual. Todo Cristão que se diz servo de Deus recebe de Deus mediante a fé em Cristo Jesus dons, conhecimento, amor, frutos do espírito, ordens, mandamentos e muito mais... Os quais devem ser multiplicados para o Senhor e não para nós mesmos. Jesus fez isso. Ele multiplicou o conhecimento, amor, misericórdia, perdão, cura, alimentos, alegria, esperança, salvação etc. Temos que para de agir como o terceiro servo, o servo desobediente, que guardou pra si o que seu Senhor havia dado, temos que parar de ficar dando desculpas por não haver uma multiplicação em nossas vidas, temos que parar de dizer eu fiz isso, eu fiz aquilo é hora de falar: Senhor, o teu Evangelho fez isso a tua palavra fez isso, Senhor a tua graça fez isso, o teu poder fez isso, o teu santo espírito fez isso.
Deus te abençoe.
Israel Felipe
O rico insensato.
E disse-lhe um da multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança. Mas ele lhe disse: Homem, quem me pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós? E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui. E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;
E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.
Lucas 12:13-21
Tesou escondido
Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.
Mateus 13:44
Juntei as duas parábolas ditas por Jesus com intuito de deixar mais claro algo que Jesus pregava que infelizmente é distorcido por algumas igrejas.
Cinto que cada vez que leio uma parábola de Jesus e aprendo algo uma lâmpada se acende em meu caminho. Posso compartilhar com vocês, amados, que entendo o que o Salmista escreve no Capitulo 119 versículo 105 que fala: ‘’Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. ’’ E desejo que todos aqueles que ainda não compreende essa grandeza possa um dia entender. Pois, creio que essa Luz é que nos conduz para o único caminho certo e nos faz prosseguir em busca do verdadeiro tesouro. E é Justamente disso que irei tratar hoje através dos ensinamentos do nosso Senhor Jesus Cristo, o Tesouro.
Creio que quando Jesus fala da parábola do rico insensato, o principal ensinamento é: A riqueza que devemos juntar. Temos por natureza um desejo de sermos ricos em tudo ou quase tudo. Seja sincero, quantas vezes você pensou em ter uma casa enorme, um carrão, ter uma quantidade de dinheiro que pudesse comprar tudo que você gosta? Creio que todos nós um dia já pensamos nisso e aqueles que ainda não, certamente pensarão um dia, pois, essa vontade faz parte da nossa carne, ou melhor, faz parte dos frutos da nossa carne. Veja Gálatas 5:19-24. Desse modo vejo nessa parábola do rico insensato que ele procurava saciar os desejos da carne, e não lutava contra eles pelo contrario se rendia. Conta Jesus que esse homem tinha uma propriedade rural que dava frutos em abundancia e logo com intuito de juntar mais riquezas para nada lhe faltar e, por anos poder descansar, o rico insensato aumenta a sua propriedade. Olhando para os dias atuais vejo que muitos são como esse rico insensato. Espero que Deus abre os olhos dessas pessoas pois, certamente se continuarem nesse caminho se apresentarão diante de Deus como nada tendo. Veja que Deus fala para o rico insensato: ‘’Louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.’’ Ou seja para quem será? Para quem? Tem que ser para nós mesmos? Ou para Deus? Assim como várias outras partes da bíblia essa parábola fala que é para Deus. O que é para Deus? O que temos preparado. Mas o que temos preparado? O que planejamos e executamos em nossa vida. E é aqui que esta a essência. Sua riqueza é para você ou para Deus? Para te ajudar a pensar mais sobre isso vou colocar alguns exemplos que podem ser sua(s) riqueza(s) são elas: Casa, carro, moto, família, saúde, computador, dinheiro, trabalho, faculdade, amizade, namorada(o), marido ou mulher, filhos e muito mais... Sua riqueza é para você ou para Deus? Deus não precisa das riquezas da terra porque, assim como Ele nos criou, todas as preciosidades encontradas na Terra também foram criadas por Ele - Gn 2.12. Mas, o que quero dizer é; você conquistou essas riquezas para si ou para honra e glória de Deus? Suas riquezas são passageiras ou eternas? Tenho visto várias denominações falando que nós Cristãos temos que ser ricos financeiramente, temos que ter fé e pedir para Deus nos dar riquezas terrenas. Não é isso que encontro em Tiago 4.3 “Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites” Deus nos ama e quer o melhor para todos nós e o melhor para todos nós não é os nossos desejos carnais. É por isso também que Deus fala que os nossos pensamentos não são os Dele, pois enquanto muitos de nós estamos preocupados em juntar riquezas matérias, Deus quer que juntemos riquezas espirituais, riquezas eternas. Veja Mateus 6.19-21.
Coloquei a segunda parábola com intuito de responder uma pergunta. Qual é o maior tesouro? Nessa segunda parábola em Mateus 13.44 encontramos a resposta: Reino dos céus, onde você deixa tudo pra trás e com muita alegria deseja ter. Mas para ter esse tesouro é necessário juntar algumas outras riquezas, vejam algumas. São elas: Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança e a principal, fé e obediência a Cristo Jesus.
Por fim, para mim, a maior riqueza que Deus me deu foi a Salvação em Cristo Jesus e, a maior tesouro que devo almejar é o Reino dos céus. E para você, qual é a sua riqueza? Qual é o seu Tesouro? Espero que ambos sejam eternos, pois do contrário não terão valor para Deus.
A salvação está em Cristo Jesus.
Israel Felipe
As marcas da fé em Cristo Jesus.
Sempre ouvi pessoas dizendo que são salvas e citando de cor: Efésios 2:8. “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Hoje vou dizer o que existe por trás desse versículo o que envolve a fé em Cristo. Em quase todas as partes da bíblia a salvação, mas por que quando falamos de salvação a primeira frase que vem é: Somo salvos mediante a fé em Cristo Jesus? Por que?
Não só por que isso é bíblico, mas porque ouvimos muito isso. E por que é fácil dizer isso. Considero um grande erro de alguém que vem falar que a salvação é só isso, pois quando leio a palavra de Deus vejo um plano na vida de cada filho de Deus e que o ponto final desse plano é a salvação. Neste plano vejo o amor reinando. Neste plano vejo a graça de Deus reinando. Neste plano vejo Jesus Cristo sendo o único caminho para a Salvação. Neste plano vejo algumas marcas que os filhos de Deus têm que ter para chegar à salvação. Vou falar hoje sobre essas marcas, não sou um teólogo não fui eu que defini essas marcas. Mas posso dizer que acrescentei o Amor. As marcas que um filho de Deus tem para a salvação são essas: Adoção, Conversão, Regeneração, Justificação, Santificação e Amor e essas não estão necessariamente em uma ordem.
- Adoção (Fazer parte da Família de Deus)
- Conversão (Fé e arrependimento)
- Regeneração (Nascer de novo)
- Justificação (Livre da condenação)
- Santificação (Separado do pecado)
- Amor (1Coríntios 13)
Creio que essas marcas estam ou estarão na vida de um Cristão. Hoje vamos tentar clarear um pouco mais sobre salvação.
Adoção
“ Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai! ”
Romanos 8.15
“ E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado. ”
Efésios 1.5,6
Por Cristo Jesus significa fazer parte da família de Deus e ter os diretos herdados com filhos. Mas tenho visto pessoas confundido o que é ser filho de Deus, tem gente e até religião que diz que todos nós somos filhos de Deus porém, a Bíblia é bem clara que todas as pessoas são criação de Deus (Colossenses 1:16), mas que apenas aqueles nascidos de novo são filhos de Deus (João 1:12; João 11:52; Romanos 8:16; 1 João 3:1-10).
Conversão (Fé e arrependimento)
Fé
Tem o significado de volta, voltar-se do pecado é chamado arrependimento e voltar-se para Cristo é chamado fé. Não importa qual vem primeiro o arrependimento ou a fé, o importante é saber que em uma verdadeira conversão os dois andam juntos.
Existe algo chamado por teólogos como fé salvífica, A fé salvifica é uma total confiança em Jesus Cristo visando ao perdão dos pecados e à vida eterna com Deus. Isso significa que a fé salvifica não é apenas saber e acreditar nos fatos , mas é uma confiança pessoal em Jesus. Fé Salvifica é a verdadeira fé a única fé, mas como desde do tempo de Jesus existia pessoas que tinham uma falsa fé e como a nossa atualidade não é diferente desse tempo, vou deixar um pouco mais claro para podermos nos examinarmos. Veja o bíblia fala sobra uma falsa fé: Tiago 2.19 – ‘’Crês,tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem.’’ Não é impressionante? Outros que tinham essa crença eram os fariseus, muito relatados nos evangelhos. Os Fariseus tinham o conhecimento, lideravam lugares de adoração a Deus, protegia e guardava os mandamentos de Deus, mas tinham uma idéia errada sobre Deus e faziam coisas que Deus não se agradava. E Jesus os envergonhava mostrando que eles tinham o conhecimento, sabiam da palavra, mas não praticava segundo Deus, mas praticava segundo seus propios conhecimento. O que quero dizer é que hoje há pessoas assim, que tem uma fé intelectual, conhece a palavra sabe que o certo é fazer tal coisa e procura fazer, no entanto suas vida não refletem a glória do Senhor, talvez por que não tenham uma verdadeira fé que envolve confiança e obediência. E quando você tem essa fé genuína boa obras surgem veja em Tiago 2.17 ‘’Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.’’
Outro versículo que é muito citado que também me preocupa é o 9 de Efésios 2: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras para que ninguém se glorie.” Sim não somos salvos pelas obras, mas somos salvos para fazermos boa obras tudo sempre para glória de Deus. Somos salvos para falar de quem nos salvo, somos salvos para fazer o que Jesus Cristo nosso Salvador nos ordenou a fazer, como já disse somos salvos para fazer boas obras e toda boa obra é aquela feita como submissão e obediência a Deus é toda aquela feita para Deus e não para homens e muito menos para nós mesmos. Boa obra não é só cuidar de pessoas necessitadas, ajudar pessoas com alimentos, dinheiro e outras ajudas. Em Tiago 2.14-16 podemos ver bem claro o que é uma boa obra. ’’ Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?’’
Arrependimento
O arrependimento segundo Deus gera uma tristeza para a salvação, agora um arrependimento segundo o mundo gera uma tristeza para a morte. Tem varias versículos que fala sobre arrependimento na bíblia, separei alguns que falam da salvação.
“Eu não vim chamar justos, mas pecadores, ao arrependimento.” Lucas 5:32
Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Mateus 4.17
Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam. Atos 17. 30
“Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas”. Apocalipse 2:5
Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.
Lucas 15. 7
Regeneração
“Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não
nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”.
João 3:3
Nascer de novo. É espiritual é a mudança forjada no coração do homem pelo Espírito Santo em que a sua própria natureza pecaminosa é alterada para que ele possa responder a Fé em Deus, e viver de acordo com a Sua Vontade (João 3:3,5,7; Tito 3:5).
2 Co 5.17 ‘’Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.’’ Temos que entender esse versículo que já vi sendo mal colocado. Nova criatura não é dizer que você será uma pessoa totalmente mudada do que era antes, mesmo você sendo uma nova criatura você estará sujeito aos mesmos erros que antes, mas a diferença é que agora esses erros (pecados) te deixaram tristes por que Deus esta reinando em sua vida, e você não terá mais os mesmos prazeres no pecado que antigamente tinha, agora você começa a lutar contra eles, agora seu prazer é agradar a Deus. “Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente;porque a semente de Deus permanece nele, e não podecontinuar no pecado, porque é nascido de Deus.” 1 João 3:9
Justificação
“Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? ”
Romanos 8.33-34
Justificação é a mesma coisa que tornar-se justo ou em termo legal; é o oposto de "condenação" ou seja livre de ser condenado. Não tem como nos apresentarmos sem culpa diante de Deus sem ter fé em Jesus Cristo.
“Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.”
Romanos 5:1
Amor
Já ouvi algumas pessoas como, teólogos, pastores, lideres, poetas e assim por diante tentando definir o amor. Paulo aos coríntios fala sobre o amor, a meu ver uma perfeita descrição sobre o amor. Veja 1Co 13. Eu não vou aqui definir o amor, pois para mim o amor que precisamos para a salvação esta em Deus, para mim Deus é amor e só vamos cumprir seu mandamento quando ele estiver em nós. Pergunta o fariseu a Jesus:
Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?
E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de
todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas
forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como
a ti mesmo.
E disse-lhe:Respondeste bem; faze isso,e viverás.”
Lucas 10.25-28
Creio que para cumprir esse mandamento será possível somente de uma maneira, Deus estando em mim.
1João 3.14 fala do amor ao irmãos, e isso muito me deixa triste, pois vejo dentro da igreja pessoas que não conversam entre si, devido a algum atrito, pessoas que falam mal do outro, pessoas que nem se olham. O pior é que se perguntar para essas pessoas se elas são salvas elas dirão que sim, mediante a graça e fé em Cristo Jesus. Isso me deixa triste, pois tem pessoas dentro da igreja que estão fazendo da graça de Deus ser uma desgraça para humanidade, que tanto carece do amor de Deus. Viva o que você prega. Se você diz que é um cristão e que logo segue a Jesus, mostre isso não só com palavras, mas com atitudes. Veja o que a palavra de Deus fala: Tiago 1. 22- ‘’ E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.’’A palavra de Deus é bem clara que aquele que aborrece seu irmão é homicida e nenhum homicida terá a vida eterna. 1 João 3.15
“Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque
amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte. ”
1João 3.14
Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas. Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo.
1joão 2.9.10
E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem permanece em amor, permanece em Deus, e Deus nele.
1joão 4.16
Santificação
“Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.”
1Pedro 1.15-16
Livre do pecado/ separado do pecado/ perfeição. Existe várias definições para a Santificação mas a perfeita é separada do pecado. Santificação não é do dia para outro, mas sim um processo, porém não posso limitar o poder de Deus, creio que Deus faz tudo conforme sua vontade.
“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá a Deus”
Hebreus 12:14.
A Santificação é mais uma marca que todos nós teremos que ter, para ter a vida eterna.
Porque Deus não nos chamou para a imundícia, mas para a santificação.
1 Tessalonicenses 4:7
Por fim meus irmãos espero que essa palavra não traga confusão, pois minha esperança é ser claro que a Salvação envolve um relacionamento com Deus, que envolve confiança, obediência, e que gera boas obras sempre para glória de Deus. Tudo sempre mediante a Jesus Cristo, pois Ele é o único caminho para a Salvação. Gostaria que algumas pessoas se examinassem com essa palavra, veja se há essas marcas estão em suas vidas, se não tiver peçam para Deus pois, nenhum de nós podemos ter essas marcas pelos nosso próprios esforços.
Deus te abençoe.
Israel Felipe
O Filho que se perdeu
Lucas 15.11-32
11 E disse: Um certo homem tinha dois filhos; 12 E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.13 E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.14 E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades.15 E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos, a apascentar porcos.16 E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada.17 E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!18 Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti;19 Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros.20 E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.21 E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho.22 Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés; 23 E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos;24 Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.25 E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças.26 E, chamando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo.27 E ele lhe disse: Veio teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo.28 Mas ele se indignou, e não queria entrar.29 E saindo o pai, instava com ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos;30 Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado.31 E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas;32 Mas era justo alegrarmo-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; e tinha-se perdido, e achou-se.
Talvez de todas as outras parábolas essa parábola seja a mais contada nas igrejas. Por que será? ( Não sei se choro ou dou risada)
Gosto muito dessa parábola. A primeira vez que a entendi foi como se eu tivesse me olhando no espelho ou vendo minha própria vida, foi vergonhoso, porém ao mesmo tempo prazeroso.
Assim como as outras parábolas essa também tem uma grande verdade para o reino de Deus. Essa parábola fala sobre Amor, orgulho, alegria, tristeza e salvação, mas creio que o amor é a maior evidencia nessa parábola. Um cuidado que se deve ter: A parábola fala que o pai tinha dois filhos, ou seja, eles eram filhos. E a palavra de Deus é bem clara sobre quem são os filhos de Deus e por que são. Logo, não vamos comparar esse filho da parábola de Jesus, com pessoas que estão perdidas que nem conhece o pai o qual é Deus. Para um melhor entendimento essa parábola é pra os filhos de Deus que conviviam com Deus mas, em um determinado ponta da vida se distanciaram do Pai e devido o reconhecimento dos pecados e através do arrependimento voltaram para o primeiro amor.
Então vamos para a parábola...
Já no inicio temos um aprendizado, quando o menino mais novo exige do pai à herança que tinha direito. É normal receber qualquer herança quando está no direito de receber, mas o que não é normal o filho mais novo exigir uma herança antes que essa herança se tornar legal para ele. Então entendemos aqui que o filho mais novo estava exigindo algo que não era para exigir, ou algo que não era o momento para ganhar. A palavra de Deus nos diz que tudo tem o seu tempo ‘’Eclesiastes 3.1-8.’’ Porém esse filho não quis saber disso, queria a herança de qualquer formar e a ganhou. Agora veja os resultados. O filho mais novo passa por necessidade, não consegue se sustentar, pois havia gastado tudo, depois começa apascentar porcos, mas não é suficiente, por que ninguém dava nada pra ele, depois a situação ficou tão ruim que ele começa a desejar comer junto com os porcos. Esse é o resultado de alguém que não espera no senhor, de alguém que não deposita total confiança no Senhor, de alguém que quer fazer a própria vontade, de alguém que não é paciente e de alguém desobediente. Quantos de nós já apascentamos porcos devido a esse orgulho. Pois varias vezes somos como esse filho mais novo, que queria ser dono de si mesmo. Por que queremos ser como o filho mais novo? Que queria se aventura em uma terra que não produz nada de bom. Por que muitas vezes pedimos algo que não deveríamos pedir? Por quê? Talvez seja por que não conhecemos nosso Pai como realmente julgamos conhecer. Voltando para a parábola de Jesus... O Filho se arrepende e decide voltar para casa, quando vê o pai se move de intima compaixão, e da um abraço no seu pai acompanhado de um beijo e o pai muito se alegra e da uma festa com o bom e do melhor para o seu filho, que segundo o Pai, estava morto, mas, reviveu, estava perdido mas, foi achado. Sem duvida esse é o momento mais lindo da parábola, onde o Pai recebe o filho com muita alegria e o filho vai ao Pai sujo e cheio de arrependimento. O Pai não se importou em ver o filho sujo e recebeu o filho sem condená-lo. Não lembrou a desobediência e o orgulho do filho em exigir algo para o Pai. O filho se arrependeu e foi ao Pai com muita gratidão ao ponto de servi-lo. O Filho tinha agora um discurso diferente do dia que saiu de sua casa, ele não exige, mas, pede agora ele não se exalta, mas, se humilha. Quer saber a essência veja o vs 1 do cp 15. 1 E Chegavam-se a Ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir. 2 e os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles. Então Jesus conta três parábolas e uma delas é o filho perdido. Creio que Jesus com essa parábola deu uma lição nos fariseus e ensinou os pecadores e publicanos, pois os mesmos ( Fariseus, Publicanos e pecadores) tinham um conhecimento errado sobre Deus. E Jesus nessa parábola mostra para eles o amor, a misericórdia, a bondade e muitos outros atributos de Deus que foram esquecidos naquela época. Jesus também ensina nessa parábola que: Há filho que se distancia devido a rebeldia, orgulho e falta de humildade. Há filho que em determinado ponta da vida prefere viver no pecado a viver com o pai. Uma bela parábola para os fariseus, publicanos e pecadores e por que não dizer, para todos nós.
Ao Senhor Jesus o Rei dos reis o Senhor dos senhores toda glória.
Israel Felipe
Lázaro e o Homem rico.
Lucas 16:19-31 Ora, havia certo homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo e que, todos os dias, se regalava esplendidamente.20 Havia também certo mendigo, chamado Lázaro, coberto de chagas, que jazia à porta daquele;21 e desejava alimentar-se das migalhas que caíam da mesa do rico; e até os cães vinham lamber-lhe as úlceras.22 Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado.23 No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio.24 Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim! E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.25 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro igualmente, os males; agora, porém, aqui, ele está consolado; tu, em tormentos.26 E, além de tudo, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que querem passar daqui para vós outros não podem, nem os de lá passar para nós.27 Então, replicou: Pai, eu te imploro que o mandes à minha casa paterna,28 porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de não virem também para este lugar de tormento.29 Respondeu Abraão: Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos.30 Mas ele insistiu: Não, pai Abraão; se alguém dentre os mortos for ter com eles, arrepender-se-ão.31 Abraão, porém, lhe respondeu: Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.
Essa parábola de Lázaro e do homem rico tem várias curiosidades. Vou dizer aquelas que chamaram minha atenção. O homem rico, aparentemente muito formoso, Lázaro, aparentemente um mendigo que só os cachorros se aproximavam. Lázaro, um mendigo que não tinha o que comer e o homem rico, provavelmente tinha muito para comer. Lázaro, um mendigo muito doente cheio de feridas e o homem rico, aparentemente bem de saúde. Dois homens cheios de diferenças. Quando leio o versículo 19 vejo que o homem rico deveria ser muito vaidoso, orgulhoso e feliz. Depois no 20 vejo um mendigo que não deveria ter nenhuma vaidade, nenhum orgulho e não deveria esta muito feliz com a vida que tinha. No vs 21 entendo duas coisas: 1- O homem rico não alimentava lazaro. 2- Lazaro tinha tanta fome, tanta fome, que desejava e aceitava comer as migalhas que caíam no chão. Conta Jesus, que quando os dois morrem Lázaro vai para o céu e o homem rico para o inferno. Nessa hora devemos tomar cuidado, pois nem todo rico vai para o inferno e também nem todo mendigo vai para o céu. Mas, nessa linda história tem uma essência pouco dita nas igrejas. A graça de Deus sobre lazaro. Jesus não poderia contar uma história onde alguém entra no céu ferindo os ensinamentos de Deus, pois Ele é totalmente justo, incorruptível. Voltando à parábola... No inferno o homem rico pede por uma gota de água para refrescar a língua, devido as grandes chamas e tormento. Desde quando uma gota de água refresca? É nessa hora que vejo a virada da vida. Um homem que muito tinha e que provavelmente deveria ter água em abundancia, por ser rico, mas que agora no inferno uma simples gota de água já o satisfazia. Logo adiante esse homem que não é mais rico, lembra da sua família, seus irmãos. E pede para Abraão levar alguém para testemunhar e salvar seus irmãos da mesma condenação que ele teve. Nessa parte fico triste, por que vejo um homem condenado sem poder fazer nada, mas querendo que sua família seja salva. Quando Deus me mostrou isso, passei a cuidar e orar pela minha família, para que Deus não permita acontecer que um dia eu venha para o reino Dele e eu veja alguém da minha família pedindo por uma gota de água no inferno. É nessas horas que vejo a grandeza de Jesus naquela Cruz, porque por amor a minha família eu me entregaria para que eles fossem salvos e logo livres do inferno, mas Deus fez isso por mim e pela minha família, entregando seu único filho naquela cruz, para que agora mediante a fé nEle todos nós sejamos livre da condenação. Louvado seja Deus. Pra terminar, aquele homem no inferno além de lembrar-se da sua família para a salvação, ele também sabia que sua família iria para o inferno, por que não se arrependeram quando os homens de Deus (Moisés e os Profetas) os falaram.
Que Deus te abençoe.
Israel Felipe
Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
Lucas 10. 29-37
29 Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo? 30 E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. 31 E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. 32 E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.33 Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; 34 E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele; 35 E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar. 36 Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? 37 E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.
Gosto muito dessa Parábola quando realmente entendi a profundidade dela minhas orações tem sido constante para Deus não deixar meu coração endurecer. Vivemos em um mundo perdido, que esta cada vez mais sem amor. Hoje algumas pessoas não entendem que não basta somente fazer o ato de ajudar, tem que haver compaixão. Dentro de você tem que brotar um desejo incontrolável de ajudar e cuidar. Do contrario é uma obra morta. Veja que o Samaritano se moveu de íntima compaixão e além de tratar as feridas também cuidou daquele homem que aparentava estar quase morto. E levando para uma estalagem tira dois dinheiros e dá ao hospedeiro para continuar cuidando daquele homem ferido. Ele poderia para por aí, porém ele continua e afirma que voltará e quando voltar se tiver qualquer gasto a mais com esse homem ele pagará. Isso sim que é zelo por alguém. Não tenho duvida que o Samaritano realmente se importava com aquele homem desconhecido. Jesus nos ensina que o Samaritano amou aquele homem e dos três que passaram por ele, somente o Samaritano era o próximo para aquele homem que caiu nas mãos dos salteadores. É uma parábola maravilhosa que tem muito para nos ensinar. Mas agora vamos par a essência dela. Antes de perguntar quem era o seu próximo o doutor da lei perguntou o que deveria fazer para herda a vida eterna. Veja no versículo 25. E Jesus respondeu com uma pergunta o que está escrito na lei? O doutor da lei disse: Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o tem coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo. Dói ouvir pessoas se declarando salvas, pela graça de Jesus, e não tendo amor nenhum pelo seu próximo. Por favor, não faça da graça que é um presente maravilho de Jesus para os seus filhos, ser uma desgraça para a humanidade. Basta você olhar em sua volta para entender o que estou falando. Alguns meses atrás eu estava andando pelo centro e vi um homem a uns 100 metros na minha frente tentando se levantar, ele estava em uma calçada e a media que me aproximava, pessoas passavam ao lado desse homem como se ele não existisse, foram os 100 metros mais longos da minha vida. Quando cheguei perto daquele homem o ajudei a levantar depois atravessamos a rua e começamos a conversar, não deu muito certo, pois, ele estava embriagado, então orei por ele e me despedi. Talvez você esteja pensando ‘’eu não ajudaria esse homem pois, ele é bem grandinho sabe que se beber demais vai ficar fora de si.’’ Porém te digo: Esse bêbado é o seu próximo. Quantos de nós passamos por pessoas revirando lixo atrás de alimento, quantos de nós passamos por pessoas jogadas aos trapos na rua pedindo dinheiro, e muitas vezes passamos por elas e não deixamos nada e quando eu falo ‘’nada’’ é nada mesmo. Quantas vezes ouvi pessoas falando que não dão dinheiro por que aqueles pobres coitados estão pedindo para comprar bebidas e drogas. Eu sei que realmente há pessoas assim, mas, lhe pergunto: Alguma vez você perguntou se eles estavam com fome? Com sede? Com frio? Alguma vez você ajudou essas pessoas na suas dificuldades e necessidade? Não estou falando que você deve sair por aí dando dinheiro para os que pedem, mas estou dizendo que você não pode agir como o sacerdote e o levita que passaram de largo. Como dói ouvir algumas pessoas que falam que amam a Jesus Cristo e que são salvas mediante a fé e graça, mas que não conseguem amar um necessitado desconhecido. Você quer saber a essência? A essência é que Jesus com essa Parábola quis mostrar para aquele Doutor da lei que ele conhecia a palavra de Deus, mas, precisava colocar em pratica. Veja o versículo 37. Voltando para os dias de hoje, vejo que isso ainda ocorre. Pessoas com o conhecimento da palavra de Deus, mas que não praticam. Não estou falando aqui de crianças na fé e sim de pessoas que estão a anos dentro da igreja.
‘’Amar ao teu próximo como a ti mesmo. ’’ Pense nisso.
Toda honra e toda glória a Jesus Cristo o Rei dos reis o Senhor dos senhores.
Israel Felipe
Salvação
Tenho visto varias pregações sobre salvação. O que mais ouvimos sobre a nossa salvação é que ela é simples. Vou dizer o que alguns pregam. Para ser salvo, basta crer em Jesus Cristo e se arrepender dos seus pecados, fazendo isso você será salvo pela graça de Jesus Cristo. Não é isso que mais ouvimos? Entenda o que vou dizer, não quero dizer que isso esta errado, mas quero dizer que há muito mais por trás disso. Sim, aquele ladrão foi salvo na cruz e ganhou a vida eterna, mas por acaso você sabe por que ele foi preso? Por que era um ladrão? Você sabe como era a vida daquele ladrão? Creio que nãa! Então não vamos dizer que foi somente por que ele Creu em Jesus Cristo, mas vamos dizer que Deus tinha um plano na vida dele que se cumpriu, quando ele através do arrependimento e fé creu no Senhor Jesus Cristo naquela cruz. Aqueles que sentem vontade de se entregar para Jesus e se entregam completamente, todas as confianças estão votada para Ele, e Cristo começa a agir na vida deles com o seu amor, a sua justiça e fidelidade fazendo com que todos se arrependam de seus pecados e através da angustia de verem que são pessoas miseráveis e indignas de estarem na presença Dele e no seu Reino, dia após dia buscam ser obediente as palavras de Deus e, quando começam a praticar a palavra então começam a conhecer mais e mais a Deus, suas vidas são transformadas e passam a viverem segundo o espírito santo, louvando e adorando a Deus em espírito e em verdade, alegres por que entendem o que Jesus Cristo fez. Nessa pequena introdução contém a salvação. Porém o que mais vejo são as pessoas declarando Jesus como Senhor da vida delas e continuam tendo a mesma vida de sempre. Hoje vejo as pessoas aceitando Jesus como se Ele fosse um presente que nós míseros pecadores pudéssemos dar a alguém. Hoje vejo as pessoas aceitando Jesus, tendo remorso dos seus pecados, falam da palavra de Deus e até ensinando, mas não são cumpridores da palavra, pois o seu orgulho, o seu ego é maior que a própria palavra, falam mais de si próprios do que de Deus, falam mais de outras pessoas do que Jesus, falam pelo seu próprio conhecimento e não pelo espírito Santo. Como essas pessoas são salvas? Se essas pessoas são salvas então não são poucos escolhidos a entrar no Reino e sim muitos. É Claro que se Deus quiser mudar essas pessoas Ele muda pela sua infinita graça, mas temos que entender que a salvação é dada por Cristo e se é por Ele, não temos que ficar nos antecipando dizendo que somos salvos, não é por que temos conhecimento bíblico que podemos através dele dizer o que vai acontecer no futuro, pois até satanás tem conhecimento bíblico e está onde está. Os planos de Deus em nossas vidas são insondáveis o Seu agir não entendemos e o dia de amanhã não nos pertence. Sim, podemos dizer que somos salvos, que somos salvos dos nossos pecados, que somos salvos da nossa limitação, que somos salvos de nós mesmos, mas, dizer que teremos a vida eterna a meu ver é muito orgulho, se somos salvos ou não isso pertence a Jesus, não temos que ficar falando que somos salvos como se tivéssemos algum mérito e até se orgulhando por tê-la em nossas vidas. As pessoas não precisam saber que você é salvo, Elas precisam ver e ouvir o evangelho em sua vida. Elas precisam saber que a salvação pertence a Jesus Cristo. De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor; Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o executar, segundo a sua boa vontade.
Filipenses 2.11-13 E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai. Algumas pessoas negam a realidade desse capitulo e outras de Efésios 2.8-9 ‘’ Pois pela graças de Deus vocês são salvos por meio da fé, isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. A salvação não é resultado dos esforços de vocês; portanto ninguém pode se orgulhar de tê-la.’’ Não reparam que Deus fala através de Paul nesses dois capítulos que a vontade de Deus é sobre a nossa e os dois capítulos falam da salvação eterna. A ultima frase do versículo 9 do capitulo 2 de Efésios diz: ‘’A salvação não é resultado dos esforços de vocês; portanto ninguém pode se orgulhar de tê-la.’’ Amados de Deus, vocês ganharam esses presentes a fé e salvação, mas não seria melhor em vez de ficar declarando e se orgulhando que são salvos por isso ou por aquilo,não seria melhor servir ao Senhor como forma de gratidão? Não seria melhor louvar e adorar o nosso Senhor com alegria no coração? Não seria melhor espalhar as boas novas? Tenho certeza que se vocês fizerem esse mínimo as pessoas verão a salvação na sua vida, sem que você declare por palavras que és salvo. Hoje muitos falam: eu sou salvo por que eu creio em Jesus esta aqui dentro é incontrolável e citam Romanos 8:16 ‘’O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.’’ Aqui esta falando em ser filho de Deus que tem haver sim com salvação, mas esse versículo não fala por si só, é necessário ler o capítulo inteiro para entender. No primeiro versículo de romanos 8 fala: ‘’Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.’’ Desculpa, mas, o que eu mais vejo hoje é algumas pessoas tentando equilibrar carne e Espírito e declarando que são salvas. Não estou aqui pra condenar ou julgar alguém a respeito da salvação. Essas pessoas não conseguem dizer: Eu cumpro todos os mandamentos de Deus ou procuro todo dia cumprir os mandamentos de Deus, pois temo a Deus. Não conseguem dizer: Eu sou um testemunho vivo de Jesus Cristo por que a luz dEle brilha na minha vida, eu sou fiel a Jesus Cristo, verdadeiramente Ele esta em mim. Se você não é capaz de dizer isso, por que falas que és salvo? Será que você não entende que tudo que temos, fazemos, vemos e entendemos não é nada absolutamente nada perto do Reino de Deus, como podes afirmar que estarás lá? Em vez de afirmar que estarás lá, lhe dou o seguinte conselho, afirme que Jesus Cristo é o Senhor da sua vida com palavras e atitudes. Aos pregadores que mencionei acima lhes pergunto? Por que em vez de pregar o evangelho que Cristo pregou a respeito de salvação, vocês pregam a salvação tirada de alguns versículos isolados?
Não façam da Salvação algo simples, pois não é. Não façam da salvação algo pequeno, porque não é. Não pregam uma salvação enganosa, pois muitos que estão longe da salvação vivem achando que são salvos, por causa de vocês, pregadores que não vigiam.
Essa palavra não é pra criar duvida ou tristeza, mas sim que façamos aquilo que Cristo nosso Senhor quer que façamos, no novo testamento está bem claro o que Ele quer.
Veja em João 15.10-14
Examine as escrituras!
A Deus toda honra e toda glória.
Israel Felipe
Humilhados e maltratados bravos soldados de Cristo Jesus.
Alguns foram insultados e surrados; e outros, acorrentados e jogados na cadeia. Outros foram mortos a pedradas; outros, serrados pelo meio; e outros, mortos à espada. Andaram de um lado para outro vestidos de peles de ovelhas e de cabras; eram pobres, perseguidos e maltratados. Andaram como refugiados pelos desertos e montes, vivendo em cavernas e em buracos na terra. O mundo não era digno deles! (Hebreus 11.36-38)
Esses são os guerreiros de Deus, antes da vinda de Jesus, mas o que me impressiona é que os discípulo e apóstolos de Jesus sofreram do mesmo jeito, estes homens pregaram sobre Jesus, sabendo do risco que corriam e aqueles confiavam em Deus mesmo sabendo do risco que corriam, digo, o sofrimento de uma morte humilhante e dolorosa. Nos seus corações existiam um grande amor pelo seu povo que havia se perdido, eles lutaram para que todos se arrependessem de seus pecados, eles espalharam os ensinamentos de Deus e Jesus os quais todas sabem que são um. Eles não tinham armas para o combate, não tinham estratégias para vencer o inimigo, mas sabiam que a vitória era certa porque estavam com o Senhor dos exércitos. Eles honram o seu Senhor até o ultimo fôlego de vida. Eles foram fiéis até o ultimo suspiro. A verdade estava neles, a coragem estava neles, o amor estava neles. Verdadeiros soldados de Cristo os quais o mundo tentou matar das formais mais cruéis, para que não se levantassem mais guerreiros de Jesus para falar de Jesus, o mundo queria silenciar esses bravos soldados de Cristo, queriam apagar o nome de Jesus para que ninguém soubesse que um dia, o príncipe desses soldados havia dado a vida por eles e por todos os seus inimigos na cruz para resgatar todos os perdidos. O mundo tentou e conseguiu, matou todos eles com as mais duras penas de morte, todos foram humilhados e maltratados, mas seus nomes não foram apagados, eles vivem nas paginas da Bíblia e também em nossos corações. Seus nomes sempre são lembrados, suas atitudes, suas falas e suas fidelidades. O mundo não conseguiu acabar com eles, o mundo não silenciou esses guerreiros, o mundo não conseguiu apagar seus nomes, por quê? Porque são eternos. E o mundo não é digno deles. Sem palavra só me resta agradecer o nosso Deus por que Ele fará sua justiça cair sobre esse mundo cruel, que negou Jesus Cristo e matou todos os seus bravos soldados e ainda continua matando, pois creio que enquanto o mal estiver respirando sempre haverá bravos soldados de Cristo Jesus para atormentar o mal e o mundo, com a luz de Cristo, com a paz de Cristo, como o amor de Cristo, como a santidade de Cristo. E quando esses bravos soldados morrerem não será um adeus e sim um até logo, pois eles são eternos.
Israel Felipe
Amor de Jesus Cristo
Somos pecadores
O pecado pode acontecer de algumas maneiras, como por exemplo: por ação, palavra, pensamento, omissão (A Bíblia diz que quem sabe fazer o bem e não faz comete pecado – Tiago 4.17). Agora vamos considerarmos apenas os pecados por pensamentos, que resultado teremos? Especialistas dizem que pela mente humana, devem passar de 50 a 60 mil pensamentos por dia. Ponderando que desses 50 ou 60 mil pensamentos, apenas três contrariassem à vontade de Deus, fossem pecaminosos. Quantos pecados teríamos num mês? Exatamente, 90 pecados. E num ano? Isso, 1080! E em 10 anos? 10.800. Agora, multiplicando pelos seus anos de vida... Bastante neh!!! Percebe a nossa capacidade para pecar? Vi em algum lugar alguém falando dessa comparação e resolvi falar dela pois, vejo que somos muito pecadores mas, não enxergamos.
O amor de Jesus Cristo
Antigamente em Israel, o povo de Deus, tinha alguns requisitos para ser perdoados dos seus pecados. Antes de matar o animal o pecador tinha que passar os seus pecados a este animal, impondo as mãos, tinha também que matar um animal sem defeito de modo que o sangue desse animal levasse os seus pecados. Todos sabem que agora não precisamos, mas fazer isso, devido a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Em 1 Coríntios15:3-4 está escrito: “Pois primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressurgiu ao terceiro dia, segundo as Escrituras.’’ Jesus Cristo, o único filho de Deus, veio em um corpo carnal como oferta perfeita pelo homem, aceitou todos os nossos pecados em Seu corpo e pagou o salário por cada pecado do homem na cruz. Em Romanos 6.23, lemos que “o salário do pecado é a morte”. E essa morte é a morte eterna, mas Deus na sua infinita graça envia seu único filho Jesus, para matar a nossa morte naquela cruz. Agora mediante a fé em Cristo somos perdoados e justificados dando inicio a um processo de santificação, pois sem ela não veremos Deus. Veja esses dois versículos: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1:9) "Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" (Hb 12.14) Os cristãos podem se aproximar de Deus a qualquer momento, porque nossa relação com Deus não está baseada no que fizemos por ele, mas sim naquilo que Jesus fez por nós. O sacrifício de Jesus na cruz tem que se aplicar a nós quando estamos tristes, decepcionados, e também quando estamos bem e felizes. Não tenho duvida que a melhor maneira de fazer a vontade de Deus esta em Mateus 22. 37-39: E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.38 Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Quando estivermos cumprindo esses mandamentos ou tendo zelo para cumpri-los estaremos no caminho certo a qual Jesus propôs a todos os seus filhos.
Amor ao próximo
Muitos falam como posso amar uma pessoa que não conheço, uma pessoa que nunca vi? A resposta é simples, quando Cristo estiver agindo em sua vida, como Senhor da sua vida. Porque, desta forma o amor Dele estará na sua vida, porque Ele está em você, não temos a capacidade de amar o próximo como Ele nos amou, pois a nossa natureza é voltado ao pecado. ‘’ Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.’’ (1João 4.7) Romanos 5:5 E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Quando conhecemos Deus e Ele passa a viver em nossa vida aí sim temos o verdadeiro amor, aquele que cuida, repreende, alegra, que nos da força de viver e de ajudar outros que desistiram ou querem desistir de viver. O amor que nos impulsiona a sorrir mesmo vendo toda injustiça, crueldade, sofrimento, idolatria, cobiça, inveja, orgulho e luxuria nesse mundo. Esse amor é a grande qualidade de um cristão. O cristão tem a capacidade de olhar além de si mesmo, ele olhar o outro; não considerar apenas as suas necessidades, mas considerar a necessidade do outro; não apenas se importar com a sua dor, mas se importar com a dor do outro, como se aquela dor também doesse no cristão. Só quem sabe disso entende o que Paulo disse: "Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;" (Romanos 12:15). Jesus nos ensinou a ser um cristão, com palavras e atitudes. Um cristão jamais pode ser individualista a sua marca principal tem que ser o amor de Cristo. "Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou" (Efésios 4:32).
Como posso ajudar meu próximo?
Talvez você esteja dizendo a si próprio que consegue amar o seu próximo, mas, não sabe como ajudá-lo. Mostrando através da Biblia e testemunho o que Jesus disse em Mateus 11:28 a 30 disse Jesus: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei... Um outro ensinamento de Jesus: Jesus disse a Pedro, Tiago e João: - " A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e vigia comigo." (Mateus 26:38). Jesus quis compartilhar com eles aquele momento angustiante de sua vida e lhes pediu para ficarem lá com ele. Cristo não disse: - " Fiquem aqui e ajude-me com palavras." Jesus não pediu qualquer explicação. Ele simplesmente pediu para seus amigos orar com ele. Esse pedido de Cristo nos ensina que quando uma pessoa está sofrendo, uma das melhores coisas que podemos fazer por ela é simplesmente estar junto e orar. Nós temos a mania de querer respostas para tudo. Porém, o Criador de todos os seres vivos em forma humana no seu momento angustiante, pediu para que ficassem orando e vigiando com Ele. A melhor ajuda que podemos dar a alguém é apenas ficar junto e orar.
Conclusão
Por fim, sabemos agora que a recompensa do pecado é a morte eterna, mas Cristo por nós venceu essa morte. Agora se pecarmos nos arrependemos e "se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1:9), Sabemos que temos que fazer a vontade de Deus cumprindo seus mandamentos, e que esses mandamentos falam de amor a Deus e ao próximo, portanto se somos Cristãos esse amor tem que esta em nossa vida, Mateus 22. 37-39. Sabemos também que estar junto e orar pelo próximo no momento de sua aflição é a melhor ajuda que podemos dar, por que sabemos que Jesus é que nos alivia. Não sejas egoísta e sem amor, mas, sim, "Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou" (Efésios 4:32)
Nós fomos escolhidos por Deus. Nós fomos adotados por Deus. Nós fomos lavados de nossas iniquidades pelo sangue de Cristo. Nós recebemos o Espírito Santo. Somos conhecidos como filhos de Deus, não por nossas capacidades, mas sim pelo amor de Jesus Cristo.
Ao nosso Senhor Jesus Cristo toda honra toda glória.
Israel Felipe
A verdadeira Luz
Por favor, antes de começar a ler responda a pergunta.
Vocês é luz no mundo?
’Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.’’ (Mateus 5.14-16) Ao ler esses versículos e outros que mencionarei vejo que ser luz no mundo não é como pregado por muitos. No versículo 14 e 15 do capitulo 5 de Mateus entendemos que TEMOS luz e que não devemos esconder essa luz, mas sim brilhar para todos que estão em nossa volta. Olha o próximo versículo o 16 , brilhar a luz de vocês diante dos homens... Para que veja as suas boas obras... E com isso glorifiquem o Pai de vocês que está no céu... Quero lhe dizer que se você não faz boas obras, não há luz em você, quero lhe dizer que se você faz boas obras, mas, os homens não glorificam a Deus através dessas obras, a luz não está brilhando. Calma, não estou aqui para dizer que você não é luz, estou aqui para dizer a verdade que poucos falam. Vamos meditar em outro livro da Bíblia João 8.12. "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida" (João 8.12). Quem disse isso foi Jesus Cristo o qual jamais alguém pode questionar. Então vejamos novamente o que Ele disse. Ele é a luz do mundo e quem o segue, não andará em trevas, mas terá a luz da vida, ou seja, terá luz dEle porque, Jesus Cristo esta com os seus seguidores. Jesus fala: ‘’Quem me segue’’, se alguém segue Jesus esse é discípulo de Jesus então vamos ver alguns versículos que falam o que devemos fazer e deixar de fazer para seguir Jesus, ou seja, ser discípulo de Jesus. Em João 13.34-35 Jesus disse: ‘’Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.’’ Esse mandamento já existia veja, Levítico 19.18, mas ele é novo como mencionado porque, temos que amar nosso semelhante como Cristo nos amou, portanto temos que amar o próximo com o amor de cristo isso inclui até o sacrifício dEle por nós na cruz. Corrija-me se estou errado, esse amor quase não é visto nos dias de hoje. Mas voltando para o texto, para ser discípulo de Jesus tenho que segui-Lo e para ser conhecido como discípulo tenho que amar o próximo, do jeito que Cristo me amou. Fica fácil concluir que se eu não amo meu próximo, não sou reconhecido como discípulo e logo não sigo Jesus. E se não faço isso não tenho a luz da vida na minha vida, mencionado em João 8.12. Vejamos mais dois versículos que falam de seguir Jesus Cristo que significa ser discípulos dEle, para que vejamos que João 8.12 não é tão simples como alguns pregam. Marcos 8.34, Jesus Cristo chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Em (Lucas 14.33) Disse Jesus: ''Assim, pois, qualquer de vós que não renunciar a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo. '' Nossa pra eu seguir Jesus eu tenho que me negar e carregar minha cruz, para eu ser discípulo tenho que renunciar tudo que tenho. Renunciar nesse versiculo não tem o sentido de largar tudo e sim que nada pode ter mais valor do que Jesus na sua vida. Acho que esta cada vez mais difícil dizer que estamos seguindo Jesus e que logo somos seus discípulos. Agora vamos ler novamente João 8.12. “Eu sou a luz do mundo; Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida.” Caso você estiver encarando esse versículo com outros olhos, não se preocupe irmão o reconhecimento das nossas falhas, dos nossos pecados voltados em arrependimento é aprova que o espírito santo esta operando em sua vida e não que você é um pecador que vai para o inferno.‘’Os olhos são a candeia do corpo. Quando os seus olhos forem bons, igualmente todo o seu corpo estará cheio de luz. Mas quando forem maus, igualmente o seu corpo estará cheio de trevas. Portanto, cuidado para que a luz que está em seu interior não sejam trevas. Logo, se todo o seu corpo estiver cheio de luz, e nenhuma parte dele estiver em trevas, estará completamente iluminado, como quando a luz de uma candeia brilha sobre você’’ (Lucas 11.34-36). Trevas na bíblia podem ter vários significados como: Destituído da luz, anoitecer, escuridão, cego, mau e lugar de punição. Essas são algumas definições de trevas, neste capitulo 11 o que se encaixa é destituído da luz, fica claro que nesse capitulo que para sermos completamente iluminado nenhuma parte do nosso corpo pode estar em trevas, ou seja, devemos tomar cuidado em tudo que fazemos. Tem pessoas que dizem ser luz, mas seus corpos estão em trevas, para entender melhor vamos ler Mateus 5.28-3028 ‘’Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.29 Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.30 E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno’’. Agora ficou mais claro que para ser completamente luz precisamos ser santos e nenhuma parte do nosso corpo pode esta em trevas. "Outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor" (Efésios 5.8-10). Agora veja o que diz antes dos versículos 8,9 e 10. Para que você entenda melhor o que é ser filho da Luz. ‘’SEDE, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.’’ Isso já bastava para entendermos o que é ser filho da luz, mas Deus nos mostra algumas coisas que não podem acompanhar os filhos da luz, por quê? Justamente para que nós não falamos ou ensinamos falsamente que somos filhos da luz e que a luz brilha em nós. Vejamos o que fala no versículo 3 até 7. ‘’Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos; Nem torpezas, nem besteiras, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças. Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem à ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais seus companheiros.’’ Esses são alguns exemplos que não podem fazer parte da nossa vida, para sermos chamados como nos versículo 8,9 e 10, filhos da luz e agir como tais. Ser Luz no senhor é o mesmo que ser filhos da luz e não que você é luz. Amados em João 1.1-13 esta a verdade sobre o que é ser luz que alguns pregadores não pregam. ‘’NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele. Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz. Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.’’ Veja amado de Deus que esse texto fica claro que a luz verdadeira é Jesus Cristo e todos que crêem no seu nome serão chamados filhos de Deus, os quais nasceram da vontade de Deus, os quais nada mais nada menos refletem a luz de cristo, veja que o próprio João não era a luz. Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz. Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. Cristo é a luz a única luz, a luz verdadeira e através dessa luz que enxergamos o nosso caminho, através dessa luz que vemos quem realmente somos (pecadores que necessitam se perdoados), através dessa luz que refletimos a luz e somos chamados filhos da luz. Veja esses salmos "Tu, Senhor, manténs acesa a minha lâmpada; o meu Deus transforma em luz as minhas trevas" (Salmo 18.28)."Pois em ti está a fonte da vida; graças à tua luz, vemos a luz" (Salmo 36.9). "Senhor, a tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho" (Salmo 119.105). Cristo é a luz. Eu e você somos iluminados por Ele, na vontade dEle, quando cremos nEle. Lembra da pergunta?
Você é Luz? Você deve ter ouvido muito essa pergunta, agora você sabe que ela esta errada e que a pergunta certa seria: Você é iluminado por cristo? Toda honra e toda glória seja para Jesus Cristo a verdadeira luz desse mundo.
Israel Felipe
Quando ninguém vê.
Quando fazemos alguma coisa queremos ser visto, lembrado e se vir acompanhado de elogios seria ótimo. Quando construímos algo enchemos o nosso peito e dizemos: fui eu que levantei. Quando planejamos algo a qual depois passa a ser executado na vida de outras pessoas falamos: fui eu que fiz esse projeto. Quando nossas idéias são ótimas dizemos: Eu tive essa idéia, ela é minha. Mas quando iniciamos uma construção e não terminamos a falha não é nossa por que alguém nos prejudicou algo nos atrapalhou, não é verdade? Quando planejamos algo que não dá certo, deixamos pra lá e nem falamos desse projeto, pois afinal, ele não deu certo. Quando nossas idéias são reprovadas ficamos chateados e colocamos a culpa nas pessoas que reprovaram as nossas excelentes idéias, as pessoas são erradas, mas nós, não! Em meio a tudo isso também somos pessimistas achamos que se as coisas estão ruins, vão piorar. E também somos otimistas dizendo que tudo está bom e se melhorar um pouquinho fica perfeito, negando a realidade, dizendo que tudo vai dar certo. Por que somos assim? E Por que queremos ser tão visto e lembrados? Tive algumas experiências na igreja que responde essas perguntas. Na igreja passei a ver pessoas que queriam esta na frente de outras pessoas, queriam ter cargos importantes e outras que não queriam largar ‘’seus cargos’’ por nada, sempre me perguntei por que os prazeres delas eram esses? Com o passar do tempo as respostas foram surgindo com se um vento suave estivesse trazendo uma a uma aos meus olhos e ouvidos. Também vi pessoas que falavam algo pra mim, mas que não tinha a coragem de repetir na frente do pastor, porque não queriam ser mal visto por ele. Vi também pessoas que no momento de comunhão dentro da igreja abraçavam normalmente as pessoas, mas quando chagava a vez do pastor ele recebia um longo e apertado abraço, e eu sempre me perguntava por quê? E as respostas apareciam com o tempo. Foi um tempo difícil, porque nessa igreja havia outras coisas as quais eu não admirava e aceitava, cheguei a pedir pra Deus para eu ver somente as coisas boas, pois as ruins estavam me fazendo um homem muito critico, e como vocês sabem os críticos não são aprovados nas igrejas. Graças a Deus não fui ouvido e ainda vejo todas essas coisas. Porém as respostas para as perguntas, não eram suficiente, por que eu amava e ainda amo aquela igreja e queria ver uma mudança dessas pessoas, para que todos juntos, estivéssemos vivendo em verdade diante de Deus uns com outros. Foi então que percebi que tinha que fazer algo, mas o que seria? Se muitos deles tinham um conhecimento bíblico muito maior do que o meu. O que seria se muitos estavam na frente de ministério e eu não? O que seria? Se essas pessoas não poderiam ser removidas, pois faziam algo que só elas sabiam fazer? O Que seria se aos olhos humanos eu parecia tão pequenino diante dessas pessoas? A resposta foi ‘’NADA’’. Essa resposta me doeu muito engoli seco, e continuei indo à igreja. Com o passar do dia, comecei a perguntar por que NADA? E a resposta foi: Porque, você não é igual a eles. Hoje eu entendo que para ajudar alguém é preciso não ter nenhum cisco no olho, hoje eu entendo que só ajudarei alguém espiritualmente se Deus permitir, hoje eu entendo que as obras são o complemento das palavras e muitas vezes elas, as obras, falam muito mais do que palavras. É por isso que eu não precisava fazer nada, porque Deus já estava fazendo tudo na minha vida e naquela igreja de uma maneira que ninguém vê, pois é incompreensível para o entendimento humano, mas se torna visível através dos resultados, e essa visão é para Deus ser glorificado e seus filhos regozijarem nEle. Como posso ajudar as pessoas? Fazendo a vontade de Jesus Cristo para Jesus Cristo e somente para Jesus Cristo. Assim fazemos as coisas não para os homens e muito menos para nos mesmo, mas para Cristo, porque entendemos que somos filhos da Luz, e como filhos, amamos o nosso grandioso Pai sendo obediente a Ele. Assim nós somos amados não por sermos bons, mas porque Deus é bom.
Israel Felipe
‘’ Filhos de Deus’’ e Filhos de Deus.
Hebreus 12. 1-8
1 PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, 2 Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.3 Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos.4 Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado.5 E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do SENHOR, E não desmaies quando por ele fores repreendido;6 Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.7 Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?8 Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.
Esse texto é muito bom para os jovens de hoje. Esse texto fala sobre, perseverança, santidade, disciplina, pecados, amor de Deus, confiança em Jesus Cristo... É um texto profundo. Por que falo que é muito bom para os jovens de hoje? Veja o primeiro e segundo versículos. Nós jovens temos paciência? Deixamos o embaraço e o pecado que nos rodeia? A carreira que esta proposta sabemos qual é? Sem dúvida existem jovens que já cumpre o primeiro e segundo versículo, mas creio que muitos estão em lutas nestes dois versículos. E creio também que há pessoas que estão dentro da igreja, mas, não dão a mínima para esses dois versículos e é dessas que quero falar um pouco. Existem ‘’filhos de Deus’’ que querem caminhar olhando Jesus Cristo como descrito no versículo 2, porém carregando algumas coisas que não querem desgarrar. Como por exemplo: todo tipo de iniqüidade, cobiça, invejava, pensamentos maldosos, brigas, ódio, magoas, pensamentos imorais, pornografia, palavrões, gestos obscenos, falta de respeito com os pais, bens matérias, diversão e muitas outras coisas que esse mundo oferece. Essas pessoas que acham que estão caminhando com Jesus Cristo, têm prazeres nas coisas desse mundo, um pequeno exemplo; ficar boa parte do dia em frente de uma televisão vendo filmes, novelas, seriados, desenhos, jornais... se puderem passar o dia sem fazer nada ficam extasiados. Não passam 10 minutos na presença de Deus, não oram, e quando lêem a palavra de Deus, lêem por obrigação e não por amor. O que mais me assusta é que hoje algumas dessas pessoas estão trabalhando na igreja. Por que essas pessoas acham que estão caminhando com Cristo? E por que não estão? Simples, essas pessoas não crêem na verdade, mas são convencidas que crêem na verdade, são pessoas que tem remorso dos seus pecados, mas, não se arrepende, são pessoas que muda por um instante, mas logo passa a ser a mesma pessoa de sempre. A palavra de Deus nos fala em 2 Coríntios 5:17 ‘’Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.’’ Como pode alguém dizer que esta em Cristo se nada se fez novo, como pode alguém dizer que esta em cristo, se não renuncia a si mesmo por amor a Ele, como pode alguém dizer que está em Cristo, se no seu dia a dia não é um testemunho vivo de Cristo. “Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados, para que venham tempos de descanso da parte do Senhor...” (Atos 3:19) A palavra de Deus fala em Marcos 8.34, Jesus Cristo chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Você já meditou na profundidade dessas palavras? Jesus disse isso e ninguém pode ir contra ao que ele disse, se não é rebelião é está indo contra a Sua soberania é não aceitar a reta justiça. Tenho certeza que só aqueles que cumprem esse mandamento que podem entender o que Paulo disse a igreja de filipenses “Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, pela qual sofri a perda de todas estas coisas e as considero com esterco, para que possa ganhar a Cristo” (Filipenses 3:8) Em 1 João 2: 16-17 diz: ‘’ Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. ’’ Fica claro que temos que fazer a vontade de Deus dando sempre prioridade à vontade dele e não a da nossa carne. E quando finalmente estivermos caminhando com Ele estaremos fazendo a vontade de Deus e entenderemos que a maior felicidade esta em Jesus Cristo, o maior Amor esta em Jesus Cristo, a maior riqueza esta em Jesus Cristo. Entenderemos que tudo que vamos fazer é para glorificar Jesus Cristo. E entenderemos também que nessa caminhada com Cristo não precisamos levar nada desse mundo, pois Ele é tudo que precisamos. ‘’ Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. ’’ (1 Co 10.31) ‘’E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis.’’ (Cl 3.23) Portanto se és filho de Deus faça a vontade dEle, siga Jesus, aprende com Seus ensinamentos, copie suas atitudes e o ame acima de todas as coisas assim como Ele te amou naquela cruz.
A Deus toda honra e toda glória.
Israel Felipe
Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Marcos 8.34
Não é impressionante a quantidade de coisas inúteis que acumulamos? Nós carregamos coisas que não precisamos. De tempos em tempos, precisamos abandonar esse excesso de peso. Nossa fé deve ir além daquilo que cremos, deve ser uma parte de tudo que fazemos resultando em bons frutos e na maturidade espiritual. Quando a corrida da vida se torna difícil, nós gostamos de colocar a culpa nas circunstâncias, em outras pessoas, ou às vezes até em Deus. Mas precisamos lembrar que se tropeçamos ou caímos a culpa é nossa. Existe três pedras no caminho que podem nos fazer tropeçar ou cair, são elas; o inimigo (satanás), as coisas desse mundo e nós mesmo, mas as três somos nós que escolhemos se fazemos ou não na nossa vida. O mal não tem autoridade sobre um cristão porém alguns deixam ele ter, as coisas desse mundo não podem nos contaminar porém algumas vezes nos contaminam e nós mesmo temos manias e personalidades que vieram de berço só que muitos delas não são agradável a Deus e elas ainda estão em nossas vidas, sabe por quê? porque permitimos que elas continue me nossas vidas. A Bíblia diz que o Jesus "nos deu todas as coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade." (2 Pedro 1:3) Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. (1co 10.31). A riqueza que temos é para compartilhar não para acumular e tudo tem que ser para glória de Deus, se não estiver sendo estará sendo para a nossa vontade humana, para saciar a si mesmo, alimentar a nossa carne. Em Mateus temos uma promessa de Deus, Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. (Mateus 6. 31-33)
A Bíblia nos ensina a deixar de lado tudo que nos atrapalha e o pecado que impede o nosso progresso. Leia (Hebreus 12:1-9). Perceba: não devemos deixar de lado apenas o pecado; devemos deixar de lado também o que nos atrapalha. Todo pecado e coisas inúteis desse mundo não podem vir conosco nessa nova caminhada temos que deixar de lado e olhar pra frente e enxergar Cristo Jesus. Os discípulos de Jesus largaram tudo para vir após Jesus Cristo. Vamos ver (Mateus 4.18-22)- '' E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores;E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no.E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com seu pai, Zebedeu, consertando as redes;E chamou-os; eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no.''
Eles largaram tudo não levaram consigo peixes, suas redes, não pediram um tempo para pedir pra alguém cuidar do barco deles, mas de imediato largaram tudo e foram após Jesus Cristo. No Evangelho de (Marcos 8.34), Jesus Cristo chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Você já meditou na profundidade das palavras do Senhor Jesus Cristo neste mandamento? Considere as palavras do Senhor e responda a você mesmo, já renunciou a TUDO para seguir Cristo? Para que a sua fé não seja vã, mas seja fortalecida pela obediência na palavra do Deus vivo e na esperança da vida eterna, negue a si mesmo, tome sua cruz e siga Jesus Cristo. Quando falo em renunciar a tudo é a tudo aquilo que atrapalha sua vida, sua caminha com Jesus Cristo como, por exemplo, sentimento como a inveja, vaidade, ciúmes, soberba, concupiscência da carne, ódio, desejo de vingança, vícios e outros sentimentos abomináveis ao Senhor. Em (Lucas 14.33) Disse Jesus: ''Assim, pois, qualquer de vós que não renunciar a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo.''
Negar a si mesmo é oferecer o outro lado da face, é perdoar e amar os vossos inimigos, bendizer os que vos maldizem, fazer bem aos que vos odeiam e orar pelos que vos maltratam e vos perseguem. Ter a mesma humildade de Cristo, andar em santidade como Ele andou. Guardando os seus mandamentos fazendo a vontade do Pai, Isso é negar a si mesmo. Em (Marcos 10.17 a 22) temos a historia de um jovem rico que não negou a si mesmo depois veja o que Jesus disse a respeito desse jovem. Temos que largar tudo, negar a si mesmo e seguir Jesus Cristo, só assim teremos a salvação. Lamentavelmente, hoje, muitos estão no mesmo caminho daquele mancebo rico, e procuram servir a Jesus com único interesse nas coisas deste mundo, querem viver na abundância dos prazeres da carne, em regalia admirável às pessoas, em paixões materiais e não querem compromisso com Jesus Cristo, não renunciam a si mesmo para servir aquele que um dia renunciou tudo para ter uma morte humilhante e dolorosa de cruz por amor a todos e obediência a Deus pai.Tomar a sua cruz o que significa vamos ler (Gálatas 2.20) ''Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.''Tomar a sua cruz é amar a Deus acima de todas as coisas e ao seu próximo como Cristo nos amou e se necessário, dar a sua vida por ele. Seguir Jesus Cristo: a única maneira de seguir é renunciando você mesmo, confessar que Ele é seu Senhor e salvador, conhecer tudo que Ele fez através da palavra de Deus (Bíblia), viver com Ele, para Ele e por Ele e acima de todas as coisas amá-lo. Parece ser difícil para aquele que não O seguem, mas pergunte para quem verdadeiramente segue a Cristo se há alguma dificuldade nessa caminhada maravilhosa, muitos dirão que sim, mas logo sitarão Fp 4-13 '' Tudo posso naquele que me fortalece'', não há dificuldades porque Cristo nos fortalece.Arrependa-Te confia no Senhor Jesus Cristo e siga-O e ganharás uma recompensa de Deus, A VIDA ETERNA COM ELE.
(Mateus 16.26-27) - ''Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras.
Artigos
—————
Emissora de TV da Disney causa polêmica ao produzir seriado “Boas Prostitutas Cristãs”
—————